Experiência e debates sobre o papel da universidade na construção participativa do conhecimento marcam quinto dia de Rota Estratégica de Aprendizagem no Semiárido nordestino
O itinerário de aprendizagem continua até o próximo dia 31 com a participação de representantes de diversas organizações com atuação em sete estados
Continuando o caminho pelo Sertão do Pajeú, em Pernambuco, o grupo da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear visitou hoje (27) o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (NEPPAS), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Esta foi a terceira experiência visitada pelo grupo, que continua viagem até o próximo sábado.
O NEPPAS, fundado em 2010, é composto por professores e estudantes da UFRPE/UAST, agricultoras e agricultores e técnicas e técnicos de Organizações Não Governamentais (ONGs). Através do fortalecimento de parcerias entre estes diferentes atores, realização de seminários temáticos, realização de trabalhos de extensão nas comunidades do Sertão do Pajeú, o NEPPAS busca contribuir para um processo de diálogo e construção coletiva do conhecimento entre o saber acadêmico e o saber popular.
“Com o trabalho do NEPPAS nós estamos aprendendo a elaborar projetos e a fortalecer o trabalho da associação”, destaca o agricultor Joaquim Nascimento, da Associação de Agricultores de Carnaúba do Ajudante. “Nós, ensinamos os professores e estudantes a sentir a realidade do sertão”, completa Dedé Monteiro, presidente da Associação de Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA). Através da poesia, a APPTA tem difundido as diferentes identidades do sertão e as práticas desenvolvidas pelas sertanejas e sertanejos para conviver com o Semiárido.
Para a coordenadora do NEPPAS, para se construir conhecimento agroecológico é preciso reconhecer que há outras formas de se ver o mundo. “O processo da construção de conhecimento se dá na desconstrução de que há um saber, se dá na quebra das hierarquias. Este é um grande desafio para a universidade”, destaca Laetícia Jalil, coordenadora do NEPPAS. A valorização do saber local pelos agricultores e a reflexão crítica sobre o papel das universidades rurais no processo de construção do conhecimento para o desenvolvimento equitativo e sustentável do Semiárido foram aspectos ressaltados pelos participantes da Rota.
“O NEPPAS nos faz refletir sobre a possibilidade de construir uma outra universidade, de buscar outros caminhos possíveis e mais dialógicos”, destaca Samuel Lira, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Outro aspecto apontado pelos participantes da Rota foi o envolvimento das escolas da rede pública de ensino na experiência, o que reforça a troca de saberes e de diferentes olhares. “Das experiências visitadas, esta é a que mais dialoga com o trabalho da ADEL no Ceará, voltado à juventude rural”, destaca Marciano Moreira, da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL).
Semear – O Semear é um programa de gestão do conhecimento para o desenvolvimento rural no Semiárido nordestino brasileiro, implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID. Dentre seus objetivos, está a aproximação entre conhecimentos científicos e empíricos, buscando estabelecer uma relação de retroalimentação entre o saber e o fazer. Para realização da terceira edição da Rota Estratégica, o Semear conta com a assistência técnica-metodológica da Corporação Regional Procasur, e com o apoio da AS-PTA, do Centro de Assessoria e Apoio a trabalhadores/as e instituições não governamentais alternativas – CAATINGA, do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido – NEPPAS.
Confira as organizações participantes da 3ª Rota Estratégica
ONG Caatinga (PE); Rede de Educação do Semiárido Brasileiro - RESAB; Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador – CETRA (CE); Centro Dom José Brandão de Castro – CDJBC (SE); Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA (CE); Embrapa Semiárido; Embrapa Caprinos e Ovinos; Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR; Projeto Dom Helder Câmera; Corporação Regional Procasur; Instituto Regional de Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa; Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais - Sasop (BA) e Associação Brasileira de Agroecologia - ABA; ICCO Cooperation; Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; Visão Mundial e Agência de Desenvolvimento Econômico Local – ADEL; Movimento de Organização Comunitária – MOC (BA) e Centro Sabiá (PE).
De Olho Na Rota!
Para acompanhar as notícias sobre a Rota Estratégica de Aprendizagem Metodologias de Construção e Disseminação de Conhecimentos, acesse:
Outras informações: programa.semear@iica.int
Pela informação que tenho o Programa Semear é muito interessante para nosso interior,ajuda bastante no ensinamento.
ResponderExcluirNa reunião do 30 de agosto de 2013 o Vereador Djaci Marques apresentou requerimento convocando o Prefeito de Triunfo para dá explicações a Câmara de Triunfo, a sociedade triunfense e as famílias beneficiadas, os verdadeiros motivos pelos quais a obra das casas populares está paralisada e abandonada há muito tempo.
ResponderExcluirÉ necessário que o Prefeito esclareça o que está acontecendo, pois as famílias beneficiadas estão sendo prejudicadas. O requerimento foi aprovado e o Prefeito terá que ir a Casa Legislativa de Triunfo falar para os cidadãos a razão pela qual as obras das casas populares estão paralisadas e o motivo pelo qual até o momento o problema não foi resolvido.
Lembrando que há obras das casas populares paralisadas e abandonadas em Triunfo, Jericó e Canaã.