Um dia, o compositor carioca Lulu Santos falou mal dos nordestinos em um programa de TV. Dai em diante, passei a ver com maus olhos o trabalho de Lulu Santos. Vi preconceito até nos versos de Assim Caminha Humanidade, “Não imagine que te quero mal Apenas não te quero mais...”.
MENOS PAULO, MENOS!
MENOS PAULO, MENOS!
Outro dia assisti pela TV, paulistas xingarem e espancarem nordestinos por não gastarem do ritmo cadenciado do “nordestinês”. Passei a ouvir as poRRRtas, coRRRdas e toRRRas dos paulistas como se fossem palavrões.
MENOS PAULO, MENOS!
“Você é branco e alto, nem parece nordestino” me disseram um dia. Elogio? Foi intenção. Porém bateu com alta dosagem de preconceito e racismo de origem.
DÊ UM DESCONTO PAULO!
Agora estou lendo o que disse uma jornalista nordestina “Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma cara de empregada doméstica” É preconceito sim! È a tradução dos gritos “Revalida, revalida! Escravos, escravos! com que médicos e estudantes de medicina nordestinos hostilizarem e agrediram médicos cubanos e/ou formados em Cuba.
Um dia jornalistas, médicos ....nordestinos estarão em São Paulo, Brasil, aperfeiçoando os seus conhecimentos serão hostilizados. Serão vistos “com cara empregadas domésticas” e hostilizados por conta do seu sotaque “carregado”.
Um dia jornalistas, médicos.... brasileiros estarão na Alemanha, onde a capital do Brasil é Buenos Aires, aperfeiçoando os seus conhecimentos. Serão hostilizados. Serão vistos com reservas porque “nem são brancos e nem são negros”, uma ameaça a pureza da raça.
Um dia, o compositor carioca Lulu Santos falou mal dos nordestinos....
MENOS PAULO, MENOS!
Sra. Jornalista: As pessoas que lhe encontram pela primeira vez já lhe dão este título pela sua aparência elegante? Por que este comentário infeliz em relação às empregadas domésticas? Você as tem em sua casa? Acho que não. Olha, eu tenho não uma empregada doméstica, mas, alguém que trabalha comigo há um tempo e é uma pessoa maravilhosa, responsável, e já a considero da minha família. Ela não tem cara de empregada doméstica, como você as chamou, ela tem cara de gente, de ser humano, dotada de imensas qualidades as quais, neste depoimento quero enaltecer. Não sou médica, mas, esta comparação foi mesmo infeliz, para um lado e para o outro, pois, "CADA UM É IMPORTANTE À MEDIDA EM QUE EXECUTA BEM AS SUAS FUNÇÕES", e todos somos iguais perante DEUS, portanto, Sra. Jornalista, cuidado, pois, as palavras são como flechas, depois de atiradas não têm mais volta, porém, já vi seu pedido de desculpas e achei-o muito bem colocado. Vamos valorizar o ser humano independente de sua profissão, porque cada um com aquilo que conseguiu alcançar na vida. Para a sra.o meu respeito e votos de que sempre pense naquilo que vai proferir. Um abraço para todas as SECRETÁRIAS DO LAR, ESPECIALMENTE PARA A MINHA, DIANA.
ResponderExcluirDepoimento feito a jornalista disse que os medicos cubanos tem a cara de empregada doméstica.
ExcluirPor mais que você seja bem intencionado e tente fazer a coisa certa sempre haverá alguém para criticá-lo, interpretá-lo de maneira equivocada e pessoas dispostas a lhe atirar pedras ou destilar maldades sem motivo algum. Assim, não adianta se estressar ou sofrer com o que muitos pensam e expressam. Quem tem a consciência tranquila e age com o coração não tem porque somatizar as incompreensões do mundo.
ResponderExcluirExiste um Deus, como existe a terra, o mar, as estrelas e todos os seres vivos. E ele é maior do que a soma de todos os gestos mesquinhos praticados pelo homem.