quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OPINIÃO DO LEITOR - MARCOS FLORENTINO


Sempre relutei em não acessar a comunidade dos Triunfenses e Simpatizantes, não que eu não desejasse encontrar as pessoas que dela participam, ao contrário, é sempre motivo de alegria poder ficar antenado em tudo que vcs publicam, sempre trazendo notícias atualizadas, mas nos últimos tempos só tem surgido notícias que deixam todos os triunfenses, aqueles verdadeiramente triunfenses, tristes e apreensivos com o futuro da nossa cidade. 
 
Quem viveu em Triunfo e presenciou o seu crescimento político e socioeconômico, saindo do status de uma cidadezinha provinciana para uma cidade que cresce a passos largos, onde todos os moradores se conheciam e se respeitavam, onde a criminalidade nunca atingira índices diferentes de zero, onde só se morria de morte natural, onde se dormia de portas abertas, onde se recebia o pão cedinho deixado pelos padeiros pendurado na porta, sendo conhecida como a cidade mais pacata do Brasil, não poderia estar feliz,que saudade da nossa terrinha



Hoje presenciamos entre os jovens, cenas e comportamentos ilícitos, típicos das cidades grandes. É triste ver a vida sendo banalizada e o crime imperando entre os triunfenses com a maior naturalidade, e ver o poder constituído fechar os olhos e se tornar refém desta prática delituosa, e como se isso não bastasse, ainda vemos os políticos atuais, dando mau exemplos aos nossos jovens, cometendo todos os crimes inerentes à sua atividade política, peculato, improbidade administrativa, abuso do poder econômico, uso da máquina administrativa em favor, quando na realidade deveriam dar exemplos para os futuros administradores da nossa cidade.


José Veríssimo, Artur Viana, Luiz Bezerra e dep. Olímpio Mendonça

Quem viveu e presenciou Triunfo sendo representado no cenário político nacional por pessoas de reputação ilibada, pessoas da sociedade triunfense, como por exemplo, Dr. João Antas, Dr. Manoel de Andrade,Dr. Artur Viana Ribeiro,  Dr. Severiano Diniz, Sr. Aloísio Rodrigues, Sr. Manoel de Castilho, Sr. Luiz Maia, Sr. José Baião, Sr. Manoel Gastão,  Sr. José Veríssimo,Sr. João Barbosa,Dona Lêda Ferraz, Dona Iaiá Medeiros, Dona Zélia Maia, Dona Lìgia Campos, Dona Edite Veríssimo, Dona Eleuzine Gonçalves, Sr.Luiz Campos, Sr.  Marçal Maia, Sr. Clementino Diniz, Sr. Joaquim Antas, Sr. Mariano Galvão, Sr. Afonso Mateus, Sr. João Campos, Sr. José Costa, Sr. Cesário Costa, Sr. Agamenon Gonçalves Lima, Sr. Elias Alves, Sr. Manoel do Borges e outros tantos cidadãos honrados, que muito fizeram pela história de Triunfo, e hoje vê nossa cidade sendo governada por pessoas totalmente descomprometida com o bem-estar e o futuro da nossa cidade, pessoas que só pensam em se auto-promoverem e enriquecerem fazendo da política um trampolim para alcançar o prestígio mais rapidamente, não poderia ter outro sentimento, se não a decepção exacerbada, é lamentável. 

Aluísio Rodrigues, Expedito Ferreira, Francisco Félix, Luiz Bezerra,
José Veríssimo, Marluce da Elgin, Ambrosino Gonçalves, João Antas
e Raniere Timóteo, na Sociedade Triunfense de Cultura- STC

Acompanhei de perto, na condição de Triunfense nato, embora morando em Recife, as administrações dos ex-prefeitos, José Rodrigues, Júlio Ramos, Artur Viana, e nessas gestões, pudemos perceber que as prioridades dos administradores eram voltadas exclusivamente para o bem-estar dos Triunfenses e o crescimento da cidade.

Hoje presenciamos os representantes preocupados exclusivamente com o crescimento do seu patrimônio, tratando a sociedade que os elegeram com desprezo, deixando a cidade atingir patamares estatísticos negativos, sendo alvo de investigação pelo tribunal de conta, tendo inclusive suas contas rejeitadas, sem contar com o índice de criminalidade que cresce a passos largos.

8 comentários:

  1. Parabéns Marcos Florentino! Seu texto é brilhante. Sinto que você deixou de citar o meu tio João Barbosa Sitônio que amava tanto sua Triunfo.

    ResponderExcluir
  2. Antonio Fernando Viana9 de outubro de 2013 às 20:54

    Foi realmente um relato maravilhoso do Marcos Florentino citando personalidades importantes da cidade,muitas delas não reconhecidas nos tempos atuais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A desigualdade em Triunfo se dá com poucos vistos por muitos a saborear seus dinheiro sem se pronunciar e passando a admitir ser feito já normal, devido a monopolização.

    ResponderExcluir
  4. Maria Amália Pereira9 de outubro de 2013 às 22:28

    É impossível que esse processo de apostar em Triunfo executado pela equipe do blog Opinião não sensibilize os poderes Executivo e Legislativo a encaminharem uma emenda no sentido de construir uma Biblioteca Pública que atenda a demanda da população, equipada com rede de alta rapidez e books, salas de vídeo e um café que venha gerar renda para corroborar nos custos.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto o povo não se convencer de que temos uma Constituição que nos garante Direitos e Garantias Fundamentais, enquanto não aprenderem que possuem o direito de reinvindicarem o que ficou estabelecido em nossa Carta Magna, enquanto quedarem-se inertes a todos os abusos cometidos com gestões fraudulentas, escandalos que fizeram o Ministério Público ingressar com ações civis públicas, enquanto tivermos um legislativo sem compromisso com os anseios da população e serem os aliados daqueles que governam no regime do faz de conta, com improbidade administrativa, abuso do poder econômico, fraude em licitações, uso indevido da máquina administrativa, descaso com a saúde, educação, segurança, infra estrrutura, agricultura, patrimônio histórico, cultura, estaremos sempre à margem, em vias de chegarmos ao caos absoluto e isso está prestes a acontecer. A coragem daqueles que realmente tinham compromisso com Triunfo sequer é lembrada, sequer são respeitados aqueles que realmente estavam comprometidos com o município. Não se via naqueles áureos tempos tanta indignidade, Triunfo que outrora tinha seu nome imaculado, com a atual conjuntura política tende a ser uma cidade conhecida por corruptos que abominantemente desmoralizam a magia, a beleza, a tranquilidade de que se relatou a matéria acima e porque não dizer que a contaminação dos ilícitos, sejam admistrativos, penais, eleitorais, passem a ficar estagnados e consequentemente admitidos pela população? Receio que jovens passem a entender que política é essa politicagem que observamos e que com a nítida corrupção que assola o município, é transferida em forma de violencia, de ignorancia educacional e cultural não ensejando para eles a menor esperança de serem reconhecidos como verdadeiros cidadãos. Precisamos sair do ostracismo, do autoritarismo, ocupar a mente dos jovens com a educação que tempos atraz era apreciada pelo Estado de Pernambuco como de altíssima qualidade. Esperemos para ver se realmente haverá mudanças no comportamento do povo e que a justiça que anda meio que capenga, nao por falta de pessoas competentes mas de estrutura mínima adequada para resolver questões ainda tão simples, prove para todos bem como penalize de forma clara e objetiva os infiéis e obminantes corruptos da cidade.
    Williams Terto

    ResponderExcluir
  6. Maria Do Socorro Moura11 de outubro de 2013 às 00:22

    Amei o texto do Marcos Antonio Florentino Lima!

    ResponderExcluir
  7. Belo texto. Parabéns Marcos Antonio Florentino Lima!

    ResponderExcluir
  8. Homens de reputação ilibada já eram escassos mesmo naquela época, imagine agora!!!!????

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!