sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SECRETARIA DA IGUALDADE SOCIAL CRIADA EM TRIUNFO É A 3ª DO NORDESTE

Depois da Bahia e de Serra Talhada, em Pernambuco, a região Nordeste ganhou a terceira Secretaria de Igualdade Racial da região criada na cidade pernambucana de Triunfo, a 450km do Recife. O projeto de Lei no. 20 do prefeito Luciano Souza (PR), que cria a Secretaria, foi aprovado nesta quinta-feira, 3, na Câmara Municipal, por 4 votos a favor e 3 contra. (3 vereadores faltaram e o presidente não precisou votar).

A presença de afrodescendentes em Triunfo é marcante e tem sua expressão máxima nas comunidade quilombolas do sítio Águas Claras e do Livramento, na zona rural do município. São 90 famílias que vivem em duas vilas com o trabalho da agricultura familiar, mas somente a comunidade de Águas Claras é certificada pela Fundação Cultural Palmares de um total de 46 em todo sertão. 

"Essas comunidades representam a história de resistência à escravidão e retratam a importância dos afrodescentes na formação do nosso município e do nosso Estado" destacou o prefeito de Triunfo.

De acordo com a Comissão de Articulação Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco, criada em 2003, existem cerca de 120 comunidades quilombolas em Pernambuco, cerca de 80 delas, ficam no sertão pernambucano.

Com a criação da Secretaria, o prefeito de Triunfo quer ampliar as políticas públicas voltadas para a promoção da cidadania e defesa dos direitos desse seguimento da população municipal. Entre as ações estão a valorização das manifestações culturais como o grupo Coco do Livramento, investimentos em saúde, infra-estrutura e produção agrícola.



Fonte:
Adriano Pádua
Asscom Triunfo <asscomtriunfo@gmail.com>
 87 - 9522.7043

2 comentários:

  1. Parabéns para Adriano Pádua!

    ResponderExcluir
  2. Severino Pereira Lima17 de outubro de 2013 às 22:27

    SE FAZ UMA LEITURA DE AVALIAÇÃO DE POPULARIDADE DE UM GESTOR PÚBLICO NA CADEIRA DE PREFEITO QUANDO O MESMO REALIZA SEUS EVENTOS PÚBLICOS E VER O TAMANHO DA ADESÃO PÚBLICA POR PARTE DA SOCIEDADE.

    Para um PREFEITO que ganha com MAIORIA DOS VOTOS ( acima de 3 mil votos) pela disputa de um município , e em seu primeiro ano de gestão ao realizar um evento público o mesmo não consegue por na rua mais de 1 mil pessoas , sinaliza um desgaste terrível e precoce , algo de errado está acontecendo com esta nova gestão , é preocupante para qualquer governante que tem sobre si o peso dos votos daqueles que lhes confiaram a responsabilidade de cuidar do patrimônio público.
    Ser um PREFEITO requer muito mais do que carisma na hora de conquistar o voto dos leigos e dos cultos, ser um PREFEITO de sucesso perante a sociedade é preciso dominar o conhecimento sobre administração pública e empresarial , pois se deve ter a consciência e a responsabilidade que uma prefeitura é uma empresa como outra qualquer , no entanto toda empresa viver e depende de ações técnicas e de resultados positivos para se manter em pé.
    Sem um conhecimento aprofundado sobre gestão empresarial e uma equipe altamente técnica para um bom assessoramento a empresa pública ( PREFEITURA)corre um grande risco de naufragar no oceano de problemas com o estado e com a sociedade.
    A sociedade corre UM GRANDE RISCO de pagar um preço muito alto por causa daquele que tenta administrar as cegas a máquina pública.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!