segunda-feira, 11 de novembro de 2013

CADÊ A DIPLOMACIA DO GOVERNO BRASILEIRO? POR LUIZ SAUL




Nada como aprender a esgrimir a semântica, né? Melhor ainda é praticar a retórica... Pois a D. Dilma e sua turma estão aprendendo. Espionagem e contraespionagem, juntas, não são a mesma coisa? Ou, pelo menos, segundo a interpretação brasileira, uma é do bem e a outra do mal. Mas, a contraespionagem não seria uma forma de espionagem? Eis a questão.

O fato é que todos os demais países acaso monitorados espernearam, mas mantiveram as suas agendas de interlocução, de negócios, de visitas e de sorrisos, ainda que amarelos. Mas, a vida seguiu.Menos o braziu. Devidamente capitaneado por D. Dilma, o macho alfa da matilha, e mal assessorado por péssimos observadores de cenários, o governo brasileiro sapateou na cueca, exigiu desculpas que não vieram e não virão, cancelou visita, e apesar da revolta um tanto justificada, nada conseguiu. Questões de Estados resolvem-se com diplomacia e negociação, não com briga de rua.


Resultado objetivo: tem-se a impressão de que estão se esvaziando, gradativamente esfriando as relações Brasil/Estados Unidos. Ainda agora aquele país cessou sem aviso prévio ou qualquer justificativa o pagamento de US147 milhões anuais (US 12,25 milhões mensais) que fazia, por decorrência de acordo em relação ao algodão brasileiro, conforme acordo firmado na OMC. 


É preciso entender que a importância do Brasil na América do Sul é grande, mas, no mundo é apenas relativa. De qualquer forma, há de se compreender que em negócios e em política a informação é o capital que mais importa.No caso da contraespionagem brasileira, agora divulgada, esconderam-se os detalhes sórdidos, mas nada é diferente de lá como cá.












9 comentários:

  1. Luiz Saul Pereira é um cara inteligente. Admiro muito dos escritos dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do surgimento de alguns lampejos refletores de uma possível saída do povo brasileiro da hibernação em que demonstra estar na condição de "deitado em berço esplêndido", ainda não se viu, na prática, nenhum resultado positivo.Para se reverter o quadro econômico e político brasileiro, será preciso muito empenho e determinação , além de de coragem de meter na cadeia esses pilantras petistas que enganaram o povo com a retórica de mudança e transparência.

      Excluir
    2. SE VOCÊ NÃO DISCUTE OU EVITA DISCUTIR POLÍTICAS SOCIAIS E PARTIDÁRIAS É PORQUE DEVE ESTÁ PRESO AO SISTEMA POR UMA ALIENAÇÃO MOVIDA A UMA TRADIÇÃO E SENTIMENTO PARTIDÁRIO ,
      OU POR PURA CONVENIÊNCIA E MEDO DE PERDER SEUS PRIVILÉGIOS POLÍTICOS.
      VOCÊ NÃO TEM PREÇO,
      SEJA LIVRE PARA PENSAR, QUESTIONAR E COBRAR O QUE DEVE SER FEITO POR DIREITO.

      VOCÊ É O BRASIL

      Excluir
  2. QUANDO NÃO ENXERGAMOS OS PRÓPRIOS ERROS; CONCLUIMOS QUE OS NOSSOS SÃO MAIS ACERTADOS QUE OS DOS OUTROS!!! É BRINQUEDO NÃO MEU AMIGO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PT piada. Quando nos roubaram, desviaram nosso suado dinheiro, e fizeram mil falcatruas, nunca tiveram vergonha, passaram mal, ou botaram pra ter medo de morrer. DEPOIS na cadeia, passam mal, ameaçam que vão morrer na mão de algoses, querem cumprir pena em casa. Só tenho orgulho de ser Brasileiro pelos trabalhadores como eu, Pela maioria dos políticos eu diria que sou Africano.

      Excluir
  3. Esse é o governo mais corrupto que já existiu no Brasil. Fora PT! Enganador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. O que está havendo no Brasil não é excesso de democracia, mas falta de ordem.Autoridades permitem que bagunceiros promovam fechamento de ruas, destruam o patrimônio , quando deveriam prender quem não respeita os direitos alheios.Usar máscara para esconder sua covardia é bandidagem.esse pessoal, quando apanha da polícia rapidinho tira a mascara e reivindica os direitos humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!