terça-feira, 31 de dezembro de 2013

CAMPANHA PARA A RECUPERAÇÃO DA IGREJA MATRIZ

Foto: Matriz de Mossa Senhora das Dores
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

A partir do início do próximo ano devem começar as obras de restauração e recuperação da parte externa da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça 15 de Novembro, Centro, que é um dos mais preciosos monumentos interioranos e do Estado de Pernambuco, tombado através da Lei Municipal de 1988, de autoria do vereador Carlos Ferraz(PMDB), embora jamais alguma representação política tenha tomado a iniciativa de assim proceder a nível estadual e federal, o que impede receber vultuosos recursos do PAC das Cidades Históricas.

Depois da incansável luta de vários triunfenses em defesa da valorização daquela que se constitui uma das maiores riquezas arquitetônicas da Estação Climática e Estância Balneária, denominada "Oásis do Sertão" , chega em bom tempo a iniciativa tomada de procurar a empresa AkzoNobel Tintas Decorativas Brasil que incluiu Triunfo dentro do PROJETO "TUDO DE COR PARA VOCÊ" , que contribuirá com produtos das Tintas Coral para  execução da pintura externa da mesma, assim como de outros prédios  de destacada arquitetura, enquanto a iniciativa privada, municipalidade,, segmentos sociais organizados e comunidade em geral serão responsabilizados com a mão de obra.

O belo imóvel da Igreja Matriz teve a pedra fundamental  lançada no século 19, sendo o termino da sua construção ocorrido em 1875, que faz parte do curso da história da cidade, descrito sob a inspiração das construções realizadas pela Igreja Católica Romana, que era a religião oficial predominante no período imperial - com a construção de seus monumentais templos. Assim ficam sabendo todos aqueles interessados em contribuir: as colaboradoras Margarida Vasconcelos e Tamar Castilho encontram-se disponíveis a repassar maiores informações vindas do pároco Edilberto Aparecido Brasil de Sá.



Fotos Fábio Arruda e Magno Araújo

7 comentários:

  1. Muito oportuna essa matéria convocando todos para colaborar na recuperação da belíssima igreja de Triunfo. Contem comigo!

    ResponderExcluir
  2. O padre Edilberto Sá sempre atuante para manter esse patrimônio religioso em satisfatório estado de conservação.

    ResponderExcluir
  3. Maria de Fátima Silva13 de dezembro de 2013 às 22:57

    Não resta dúvida que nosso querido pároco tem se esforçado bastante, mas nada custa a comunidade ajuda-lo em mais uma batalha, pois o custo da obra é bastante salgado.

    ResponderExcluir
  4. PADRE EDILBERTO O SENHOR É FERA, VAI DEIXAR NOSSA IGREJA MATRIZ LINDA MAIS AINDA.SEU TRABALHO TAMBÉM FOI DESTACADO NA PARÓQUIA DE AFOGADOS DA INGAZEIRA.ESTAMOS NESSA!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não estou sabendo onde e como possa contribuir, deveria haver maior divulgação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Pereira da Silva17 de dezembro de 2013 às 21:26

      Prezada Ana Cláudia Alencar,
      Primeiro, nosso muito obrigado por você está disposta a ajudar nessa grande empreitata que é a reforma e restauração da nossa igreja matriz, precioso cartão postal da nossa cidade.
      Os telefones da paróquia são os seguintes: (87) 3846.1122 ou 9634.2366 TIM. Telefone que o Pe. Edilberto ou a secretaria lhe passa o número da conta corrente da paróquia. Abraço e que DEUS te abençoe e recompense!

      Excluir
  6. IMPORTANTE! A Igreja Matriz de nossa Triunfo está precisando arrecadar fundos para pagamento da mão-de-obra de pintura externa e o nosso amigo de infância, Tota Rodrigues, está com um Livro de Ouro para colher assinaturas com doações do quanto lhe ditar o coração. Deixo meu pedido de apoio a esta causa justa a todos Triunfenses & Simpatizantes que moram ou que estiverem neste fim-de-ano em Triunfo. Se após a assinatura quiser colocar um "GT&S", bem discreto, marcaremos presença. Vc vai assinar?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!