segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

REALIZAÇÃO DE UM SONHO, ASSIM FOI MINHA VIAGEM A TRIUNFO - POR MARCOS ANTÔNIO FLORENTINO


Antes de viajar para Triunfo para passar o Natal e o Ano Novo, coloquei no Blog Opinião Triunfo, que esta minha viagem na companhia dos meus familiares, Sonia, Vera, meu filho Rodrigo, Léo esposo de Sonia e os dois filhos de Dayana, Vitinho e Diego, tinha um caráter todo especial, diferentemente das outras viagens anteriores, esta seria uma viagem na qual eu iria procurar reencontrar todos os amigos de infância que ainda restavam vivos, procurar conquistar novas amizades e também conhecer alguns parentes da família Florentino que surgiram nos últimos tempos e que eu ainda não os conhecia.
Pois é, parte dos meus objetivos foi conquistados, e posso dizer, que fiquei bastante satisfeito com o resultado alcançado, embora não tenha conseguido rever todos os amigos que ainda existem. Dez dias de férias não foram suficientes para a realização plena do meu sonho.
Viajei muito pelas cidades vizinhas onde tenho alguns parentes, e com eles fiz questão de demonstrar a alegria de reencontrá-los neste final de ano que se passou. Fui a Jericó, onde passei momentos felizes na companhia dos filhos e netos do meu tio Maurício Cândido Ferreira, um ser humano de reputação ilibada, que deu exemplo de como ser um político honesto, comprometido com as causas sociais da sua comunidade, deixando lições de vida para os seus filhos e netos. 

Poço afirmar categoricamente, que se o Tio Maurício tivesse vivido mais alguns anos, com certeza a sua comunidade e também a nossa Triunfo, teriam tomado outro rumo na política diferentemente do que se encontra atualmente.

Estive na companhia de Edmilson Cândido e filhos, Vavá Cândido e filhos, Gracinha e Natércia Cândido, Gilson Cândido e filhos, com os quais tive a oportunidade de reviver todos os momentos de felicidade que vivemos na infância e adolescência, e pude presenciar um milagre acontecendo neste distrito tão sofrido e desprestigiado pelo poder público que o administra, presenciei alguns avanços acontecendo em Jericó, mesmo sem contarem com a ingerência das ações por parte da Prefeitura.
Muitas construções modernas, o comércio crescendo a passos largos, percebi que a comunidade de Jericó já está dando sinais de vida própria, e que dentro em breve estará sendo alforriada do domínio político que Triunfo exerce sobre ele.

Em Triunfo, tive a felicidade de poder reencontrar velhos amigos de infância, e relembrarmos das peripécias e traquinagens que fazíamos naquela época.
Reencontrei o amigo Pedro do Sr. Vicente, tivemos altos papos nostálgicos, sempre relembrando os momentos da nossa infância, estive na casa dos amigos filhos do Sr. Tião Cajueiro, com os quais passei toda minha infância e adolescência confeccionando na carpintaria do seu pai os nossos brinquedos esquecidos por Papai-Noel fujão. 

Outro momento de muita emoção vivido por mim nesta viagem, foi estar bebendo no bar de Mocotó e ter reencontrado o meu amigo Eraldo de Dona Adalva, parceiro de longas datas e rival na disputa do amor de Josilene de Carminha de Tatá no ano de 1967, romance este, marcado pelo sucesso da época do cantor Roberto Carlos, A Namoradinha do Amigo meu, neste mesmo momento, reencontrei com Vanda de dona Olívia e as duas filhas do Sr. Joaozinho Trindade, nossa quanta alegria, e não poderia deixar de lembrar também o reencontro com meu amigo Robertinho de dona Expedita, velho parceiro das épocas carnavalescas e companheiro de caretas.

Estive em Flores a procura do meu amigo Sérgio de Jubilino, que há 42 anos não o via, matamos a saudade e atualizamos os assuntos, e prometemos nunca mais perdermos o contato. Estive também com Tota de Antônio Rodrigues, como sempre muito bem humorado e piadista, conversamos muito sobre a política de Triunfo. 

Falei por telefone com minha amiga de infância Fátima de Zé de Dina e também com Sílvia Costa, e para não esquecer ninguém, estive com Zé de Miguel e Teco de Agamenon, duas pessoas especiais,lembrando também de Joselaide do Sr. Luiz Bezerra, pessoa incrível

Sentimos bastante a ausência da família Florentino neste natal, pois sempre estivemos juntos nos anos anteriores, a sensação é de um vazio impreenchível.
Este foi o relato detalhado da minha ida a Triunfo, e voltei com o sentimento de ter realizado o meu objetivo, embora frustrado por ter presenciado o descaso por parte da prefeitura em relação às comemorações, nunca em tempo algum, tivemos um natal e réveillon tão decepcionante, sem alegria, sem motivação, e as pessoas andando pelas ruas sem nenhum sentimento natalino. 

Tentaram justificar a falta de sentimento patriótico e sensibilidade política com a queima de fogos, por sinal muito linda.
Assim encerro meu relato alegre por ter estado com os amigos e triste com a inoperância administrativa.


Por: Marcos Antônio Florentino

14 comentários:

  1. Considero o Marcos Florentino um grade triunfense, que bom seria que todos os filhos da terra tivessem a dignidade de externar de público seus sentimento em defesa da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. marcos antonio florentino lima6 de janeiro de 2014 às 23:28

      Amigo José Edson, sou triunfense nato, lá vivi durante toda minha infância e parte da minha adolescência, apesar de todas as dificuldades vividas pela ausência do nosso pai durante dez anos, exatamente no período em que mais precisamos da sua companhia, posso afirmar que ,fomos felizes da maneira que foi possível, e as barreiras que enfrentamos não foram suficientes para interferir negativamente na nossa personalidade. Tivemos todos os motivos para nos tornarmos pessoas revoltadas pela falta de oportunidade, e até pessoas a margem da, mas quis o destino que escolhêssemos o caminho do bem e por ele trilhamos, minha história está escrito em cordel estilo autobiografia. Sempre fiz questão de preservar as raízes porque fazem parte da minha história e ninguém existe sem ela. Percebo em vc um grau de sensibilidade muito grande qualidade comum a nós dois. Minha formação acadêmica é o Direito, e também sou empresário do ramo de Transporte, mas acima de tudo um triunfense humilde e sincero.

      Excluir
  2. NÃO TIVE NOTÍCIAS DA PASSAGEM DESSE SENHOR POR TRIUNFO, ACHO QUE APESAR DO ESCRITO, POUCO SAIU DE CASA E DEIXOU DE SE ENTURMAR COM AS PESSOAS QUE TEM APARECIDO NESSAS FOTOS HISTÓRICAS DE TRIUNFENSES AUSENTES POSTADAS PELO BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcos antonio florentino lima6 de janeiro de 2014 às 23:46

      Amigo João Bosco, o propósito dessa minha viagem na companhia dos familiares, tinha um caráter todo especial como deixei claro no relato que fiz, que era de reencontrar os velhos amigos de infância que ainda que ainda existiam, e também conquistar novas amizades. Parte do meu objetivo foi alcançado, reencontrei vários amigos de infância, mas as novas amizades, estas ficaram para uma próxima oportunidade porque apesar da desenvoltura para escrever, sou uma pessoa muito tímida no primeiro contato e preciso ser provocado para poder me aproximar. Gostaria muito de ter me enturmado com os velhos e com os jovens, até sai algumas noites para ver as bandas, mas aquela multidão é desconhecida e muito fechada para seu próprio grupo. Estou aberto para novas amizades e acho que temos muito em comum. Feliz ano novo e mande recados no facebook, será um prazer.

      Excluir
  3. pra falar a verdade não sei de quem se trata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcos antonio florentino lima6 de janeiro de 2014 às 23:54

      Amiga Kelly Moura, espero ter transmitido no meu relato um pouco de romantismo e nostalgia, pois como triunfense que sou, percebo que essas qualidades são inerentes à todos os Triunfenses, que jamais negarão as suas origens e defenderão sua bandeira com muita garra. Para que me conheça melhor, sou filho de Zezé de Agamenom, sobrinho de Teco muito conhecido em Triunfo, e primo legítimo dos Florentinos

      Excluir
  4. Marcos, seu relato sobre as suas férias em Triunfo/Jericó/Flores realmente engrandece os nostálgicos como eu e muitos outros. Também "sofri" naquela época com a música "Namoradinha de Um Amigo Meu" é, não gostava de quem cantasse quando estava com as minhas namoradinhas... Década de 60 e 70, a juventude de Triunfo viveu bons momentos e inesquecíveis. Abraço Marcos Florentino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcos antonio florentino lima7 de janeiro de 2014 às 00:15

      Amigo Rogério Mota, que bom encontrar parceiros sentimentais como eu e que também viveram histórias iguais as minhas. Só quem viveu um grande amor na infância e adolescência e teve que disputa-lo com outra pessoa curtindo aquelas músicas da jovem-guarda, saberá avaliar a dimensão de um grane amor, realmente somos dois sentimentais e testemunhas daqueles belos momentos que poucos tiveram o privilégio de ter vivido, porque eles não voltam jamais, feliz ano novo e até o carnaval

      Excluir
    2. o senhor rogério é outro cidadão interessado que as coisas aqui funcionem, só que não tem a simpatia do prefeito e auxiliares. não sei por que?

      Excluir
  5. Ele é Florentino filho de quem? Parece uma pessoa esclarecida e com boas intenções voltadas para Triunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcos antonio florentino lima7 de janeiro de 2014 às 00:26

      Olá amiga, acho que já me identifiquei nos comentários feitos anteriormente, mas vou dar mais informações. Sou primo de Socorro Florentino esposa de João Soares, Xandu Florentino de Santa Cruz. Sou realmente Triunfense preocupado com as causas sociais de toda população e muito preocupado com o destino político que nossa cidade vem rumando, não vislumbro um futuro promissor para nossa cidade se medidas urgentes não forem tomadas em relação à escolha dos seus representantes. Já está na hora de escolherem pessoas que amem a cidade como se fora seus filhos, pois só assim poderão o cuidado e a atenção que realmente os Triunfenses merecem. Feliz ano novo

      Excluir
  6. SEMPRE QUE DESEJAR PODE APARECER, TRIUNFO NECESSITA DE PESSOAS COM IDÉIAS LIBERAIS COMO VOCÊ QUE DEMONSTRAR SER UMA BOA PESSOA. PROCURE SE UNIR COM AQUELES POUCOS QUE AQUI PERMANECEM A LUTAR EM DEFESA DA CIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcos antonio florentino lima8 de janeiro de 2014 às 20:15

      Amiga Ana Maria, gostaria muito de poder me enturmar com todos os participantes, e podes ter certeza de que sempre vou estar colaborando com as minhas idéias liberais, ´pois só assim nossa cidade terá a oportunidade de crescer, quanto menos o poder público interferir no crescimento da cidade, mais rápido os efeitos do desenvolvimento aparecerão. Se o gestor não pode contribuir positivamente, pelo menos não atrapalhe.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!