quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

SESC INTERESSADO ADMINISTRAR O MUSEU SACRO





Existem comentários que o Serviço Social do Comércio - Sesc,  por sugestão de alguns triunfenses e componentes  da Caravana da Saudade , encontra-se  estudando a possibilidade de negociar com a Prefeitura Municipal visando assumir em médio  prazo a administração do Complexo de Museus ( Cangaço, Sacro, Cidade e Engenho ) - órgão da Prefeitura, que funciona no prédio da antiga Escola Barbosa Lima,  situado na Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, Centro, dividido com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desportos.

Atitude idêntica aconteceu recentemente em  Goiana-PE, quando o órgão recebeu o comando do Museu Sacro, assumindo toda responsabilidade administrativa. Antes disso o padre Edilberto Aparecido Brasil de Sá, havia demonstrado interesse de retomá-lo, transferindo a estrutura para imóvel de arquitetura antiga, pertencente à paróquia de Nossa Senhora das Dores, vizinho à Casa Paroquial, justamente devido o mesmo ter sido fundado graças ao inegável esforço pessoal do saudoso Frei Aquino, no princípio dos anos 1990, conseguindo várias doações da comunidade.

O secundarizado acervo sacro triunfense é composto de várias imagens de santos diferenciadas, dos séculos 19 e 20, de madeira, terracota e gesso; quadros; vestes litúrgicas; livros; missais; móveis; sino; hábitos; batinas e outras variedades pertencentes a tradicionalistas habitantes que pela boa causa abriram mão dos objetos com grande valor estimativo ou ligados a antigos templos católicos de Triunfo. Inclusive tiveram moradores e religiosos da cidade questionando a motivação do acervo haver sido levado do salão do Convento São Boaventura para onde funciona atualmente sem maior destaque.
  .

A Setur ocupa a parte mais ampla, junto ao espaço utilizado para a realizar oficinas ornamentais e decorativas das festividades ( Carnaval,  São João, Festa dos Estudantes, Natal e Ano Novo) que antes eram desenvolvidas no prédio do antigo Matadouro Público ( Matança), no Alto da Boa Vista. Considera-se demonstração da pouca importância dada ao patrimônio histórico da cidade, praticamente descartado, como o reivindicado Museu dos Esportes que seria parte integrante com, objetos, vestimentas, artigos e fotografias de equipes locais a partir dos anos 60. Muitos são os torcedores para que aconteça, porque será outro incremento atrativo. 

17 comentários:

  1. Francisco A. Rodrigues9 de dezembro de 2013 às 09:09

    Em Triunfo é assim, o que se incorpora à rotina, vira coisa normal, por mais errado que seja.Pode estar tudo na contra-mão, prejudicando a imagem da cidade ou qualquer cidadão, mas se estiverem se beneficiando particularmente a cúpula segue o problema por muitos anos sem procurar solução..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Maria do Socorro Ferraz10 de dezembro de 2013 às 17:28

      QUE PENA CARLOS, DEVERIA SER DIFERENTE.......

      Excluir
    3. O Sesc administrando esse museu seria muito diferente da desordem que se encontra sem que a administração se preocupe.Também com um prefeito lerdo desse.

      Excluir
    4. Obrigada pelas fotos lindas q esta postando, estou matando as saudades deste lugar maravilhoso!!!!

      Excluir
  2. Se não bastasse o lento desempenho da administração em promover avanços, a questão tem haver com investimento necessário para a cidade..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa novidade promete dar novo impulso ao turismo na cidade e melhora a qualidade das opções.

      Excluir
    2. O amigo Carlos Ferraz foi muito feliz no artigo em que homenageia o Sesc, ao ponto de não sabermos dizer qual foi o melhor: o primor do texto ou a homenagem, ambos retratam a grandeza da sugestão favorável à sua cidade.

      Excluir
    3. Ele preocupa-se com o bem -estar e a qualidade de vida de nossa cidade é uma atitude essencial para que a administração se torne ou se mantenha competitiva no Estado.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Aquele espaço merecia um maior cuidado por parte da prefeitura, já que um ponto histórico dos mais relacionados a Triunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das principais atrações turísticas de Triunfo, mas o seu estado de conservação causa frustração ao visitante e o prédio é considerado um marco da arquitetura do início do século passado..

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. "SENHOR, TU TENS SIDO O NOSSO REFÚGIO, DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.ANTES QUE OS MONTES NASCESSEM, OU QUE TU FORMASSES A TERRA E O MUNDO, MESMO DE ETERNIDADE A ETERNIDADE, TU É DEUS."
    Salmos 1:1-2.

    ResponderExcluir
  5. As administrações de Triunfo precisam ter seriedade, profissionalismo, eficiência e compromisso para conseguir benefícios diferenciados por estar localizado na região privilegiada do Sertão do Pajeú.

    ResponderExcluir
  6. No que diz respeito ao Museu Sacro, entendo que, conforme já foi demonstrado o interesse por parte do querido Pároco da Cidade. o dedicado Pe. Edilberto, deve ser administrado pela Paróquia.
    Entendo, reconheço e elogio os inúmeros esforços que o SESC tem feito em prol de Triunfo, mas, neste caso, vamos deixar o Museu de Artes Sacras nas mãos do Pe. Edilberto. Com certeza ele conduzirá acertadamente.
    Que os Triunfenses o apoiem nisto.

    ResponderExcluir
  7. Peço licença aos conterrâneos para dar minha opinião sobre o assunto em questão
    O descaso por parte do poder público em relação ao Museu de Artes Sacras de Triunfo e demais pontos turísticos, passa pelo crivo da falta de capacidade administrativa e vontade política em tratá-los com o devido respeito e zelo que merecem.

    É público e notório que os políticos não demonstram nenhum interesse em investir em Turismo, cultura e conservação de Patrimônio, pois assim, estariam trabalhando em prol dos seus sucessores, atitudes como estas só vêm corroborar com a máxima de que o político de modo geral só visa o interesse próprio e dos seus partidários.

    A comunidade Triunfense, excetuando-se os políticos, é historicamente reconhecida como católica praticante, e como tal, diferentemente dos políticos, sabe dar o devido valor às Artes Sacras, porque cultuam todo o acervo sacro como sendo herança representativa da existência de um deus criador de todas as coisas.

    Não resta dúvida que o SESC contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Triunfo em todos os níveis, e não podemos deixar de reconhecer o quão importante foi e continuará sendo vital para a continuidade deste desenvolvimento, mas em relação à administração do Museu de Artes Sacras, acho que deveria ficar nas mãos de quem tem conhecimento e competência para conduzi-lo de forma adequada, transformando-o em atração turística e trazendo seus fiéis cada vez mais para dentro da casa de deus.

    Concordo que o Pároco é a pessoa mais indicada para desenvolver este trabalho, quem mais estaria capacitado para substituí-lo com total dedicação e sem nenhum interesse político. Fica no ar a minha pergunta?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!