sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MUSAS INSPIRADORAS

Canções em homenagem a mulheres foram responsáveis por grandes sucessos da nossa música, nas décadas de 60,70 e 80

Mulheres belas, outras nem tanto. Talentos para o canto ou para as atividades domésticas. Sejam atrizes, cantoras ou apenas garotas anônimas, conseguiram seu lugar entre as mulheres inspiradoras de canções imortalizadas, através de intérpretes da MPB, Bossa Nova ou Samba Canção.

Uma das mais antigas é a Amélia, da música "Ai, que saudades da Amélia", de Mário Lago e Ataulfo Alves, que surgiu porque, durante muitos anos, a cantora Aracy de Almeida teve uma empregada doméstica exemplar, a Amélia dos Santos. Por conta dos elogios, acabou chamando a atenção dos compositores, que a tornaram conhecida como a personalização da mulher prendada.
As bem amadas

Flora Gil
As amadas também serviram de inspiração para grandes compositores da nossa música. Esposas e ex-esposas também foram exaltadas por cantores famosos. Gilberto Gil fez "Flora" para a sua atual mulher, que tem o mesmo nome. Gil também homenageou sua ex-esposa, Sandra, com "Drão", sobre as dores de uma separação, que podem ser superadas e substituídas por uma grande amizade.

Carolina Whitaker
Nas décadas de 1960 e 1970, três de nossos compositores mais famosos se dedicaram a versar sobre Carolinas. Todas as músicas têm a mesma personagem em comum, a artista plástica Carolina Whitaker, mãe da cantora Céu e uma das mulheres mais bonitas de sua geração, de acordo com o jornalista Nélson Motta. Jorge Ben Jor compôs as canções "Carolina, Carol, Carolina bela" e "Que maravilha", em parceria com Toquinho, que namorou com a artista plástica. Além disso, também inspirou a "Carolina", aquela dos olhos fundos, do Chico Buarque.
Outras mulheres

"Lygia", uma das músicas de Tom Jobim, surgiu de um encontro dos dois, na casa de Clarice Lispector. Uma noite, o maestro chegou à casa da escritora acompanhado de duas moças. Uma delas era Lygia Marina de Moraes, que viria a ser a esposa do escritor Fernando Sabino.
Lygia Marina de Moraes
Nessa noite, Clarice pediu que ele, como Vinícius de Moraes, também escrevesse um poema para ela. Tom Jobim disse que faria mais, iria compor uma canção para homenageá-la. Contudo, para a surpresa de Clarice, minutos depois Tom Jobim apareceria com os rascunhos de uma canção em homenagem à Lygia. A canção foi interpretada por Chico Buarque.


Luiza Jobim
Mas não foram somente as mulheres reais que inspiraram Tom Jobim. Uma de suas canções mais conhecidas é "Luiza", que o compositor fez especialmente para a personagem de mesmo nome, vivida pela atriz Vera Fisher, na novela Brilhante, em 1982. Em 1986, ele deu esse nome à sua filha com Ana Beatriz Lontra.

Vera Zimmerman
Caetano Veloso também tem em seu repertório várias canções inspiradas em mulheres. O compositor buscou referência em animais para exaltá-las. Regina Casé ganhou "Rapte-me, camaleoa". A atriz Vera Zimmerman, após uma breve "amizade colorida" com o cantor, foi homenageada com "Vera Gata". Para exaltar a voz de Marisa Monte, Caetano compôs "Sou Seu Sabiá".
Garota de Ipanema

Helô Pinheiro - 1963
Heloisa era apenas uma adolescente que passava todos os dias na direção da praia de Ipanema, quando seu caminhar chamou a atenção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que a observavam de longe. O que Helô Pinheiro não suspeitava é que estava sendo vista pelos dois maiores nomes da bossa-nova e que, em breve, se tornaria a inspiradora de uma das canções mais importantes da música brasileira. "Garota de Ipanema", gravada em 1963, com letra de Vinícius de Moraes e música de Tom Jobim, projetou o Brasil internacionalmente e foi cantada por Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Nat King Cole e outros ícones da música mundial.

4 comentários:

  1. Que legal !! Considero um arquivo cultural histórico. Parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. Nunca imaginei que Flora Gil fosse assim bonita.

    ResponderExcluir
  3. TODAS ESSAS MULHERES MARCARAM ÉPOCA. POSSUIDORAS DE OUTRO TIPO DE BELEZA E COMPORTAMENTO.

    ResponderExcluir
  4. Triunfo também teve as suas...publiquem.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!