Residências, prédios empresariais e edifícios públicos são convidados a apagar as luzes, neste sábado (29), das 20h30 às 21h30 no seu horário local, para participar da Hora do Planeta. O ato simbólico de 60 minutos é uma iniciativa da ONG World Wide Fund for Nature (WWF) e quer levar as pessoas de todo o mundo a refletir sobre o aquecimento global.
A capital pernambucana também abraçou a causa e, neste sábado, as luzes do Parque das Esculturas, da Praça do Marco Zero e da sede da Prefeitura serão apagadas. O espetáculo cultural "Vozes para o Planeta" acontecerá no Marco Zero durante os 60 minutos da Hora do Planeta, sem o uso de energia elétrica.
Empresas ligadas ao grupo JCPM, Paço Alfândega e McDonald´s também aderiram à ideia. Este é o quinto ano consecutivo que o Paço Alfândega, no Centro do Recife, apaga as luzes da sua fachada. A Mc Donald´s, além das lanchonetes da rede, também deixará offline sua página no Facebook e no Twitter.
Os shopping pertencentes ao grupo JCPM - RioMar, Recife, Plaza, Guararapes e Tacaruna - irão reduzir a iluminação da fachada. Ação do grupo empresarial se estenderá aos outros shoppings que detém nas cidades de Aracaju, Salvador e São Paulo, além do centro de compras em construção em Fortaleza.
O JCPM Trade Center, no Recife, fará a redução dos pontos de luz em seus andares, e o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) aproveitou a data para difundir suas ações de sustentabilidade, com estímulos à reciclagem, além da inclusão da Gráfica do SJCC no sistema de redução de energia.
Nem só residências e empresas irão participar da Hora do Planeta. A causa no Recife também adesão de um clube esportivo. Pela primeira vez, o Sport Club do Recife aderiu à campanha e desligará as luzes da sede e da área social. A ideia é "apagar a Ilha do Retiro" e convidar os torcedores a fazerem o mesmo.
Personalidades brasileiras, como a atriz Maria Fernanda Cândido e o ator Luis Miranda, vestiram a camisa da iniciativa.
HISTÓRIA E AÇÕES- A Hora do Planeta é realizada desde 2007, sempre no final do mês de março - época dos equinócios da primavera e de outono nos hemisférios norte e sul -, e vem crescendo a cada ano. Em 2013, mais de 7 mil cidades e vilas em 154 países participaram da campanha.
Devido ao fuso horário, o ato se inicia primeiro em países como Austrália, Singapura e China. Na edição passada, o Brasil teve a adesão de 113 cidades, sendo 22 capitais, além de mais de 480 empresas e organizações.
Dentro do movimento, também existe o projeto "Hora do Planeta Azul", um crowdfunding que permite pessoas financiarem projetos de sustentabilidade em comunidades ao redor do mundo. As doações são feitas através da página do projeto na internet.
Dentro do movimento, também existe o projeto "Hora do Planeta Azul", um crowdfunding que permite pessoas financiarem projetos de sustentabilidade em comunidades ao redor do mundo. As doações são feitas através da página do projeto na internet.
A novidade deste ano é o concurso cultural "Desafio do Super-herói do Instagram", no qual o grupo convida todos os participantes a tirarem fotos durante a data, fazendo pequenas ações ecológicas.
Fonte: NE 10 PE
Vamos participar, como formar de demonstrar nossa solidariedade e consciência social. É uma iniciativa oportuna para todos, unido o mundo...
ResponderExcluirEstarei nessa campanha solidária em prol do planeta.
ResponderExcluirDefendo que mais movimentos existam em defesa da natureza.
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