A campanha ‘Somos Todos Macacos', a qual apoia Daniel Alves, vítima de racismo no último domingo, não partiu da iniciativa de Neymar Júnior. Na verdade, a agência publicitária Loducca, que presta serviços ao jogador do Barcelona, foi a responsável por dar forma ao movimento, o qual repercutiu rapidamente nas redes sociais por conta da atitude do camisa 10 da seleção brasileira.
"Nada melhor do que ele se manifestar sobre o assunto. Criamos uma forma do jeito do Neymar, para mostrar quanto a intolerância não faz sentido. Ajudamos na criação da hashtag e no conceito de disseminação do ato. Aconteceu que o Dani Alves fez isso e foi a hora de soltar essa ideia, essa manifestação. O Neymar conseguiu impulsionar ainda mais o ato do Daniel, de uma maneira muito poderosa", discursou Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca.
Em conversa com o ESPN.com.br, Ketzer contou que uma ação de Neymar contra o racismo já era planejada há pelo menos duas semanas. O próprio atacante sofreu com os atos de intolerância dos torcedores - no caso, dos próprios do Barcelona, que imitaram macacos como forma de ataque ao brasileiro, no desembarque após a derrota para o Granada.
"Depois de que ele voltou a Barcelona e torcedores imitaram macacos, Neymar e Neymar pai falaram: ‘precisamos fazer algo'. Começamos a conversar, e chegamos a conclusão que nada melhor o próprio Neymar se manifestar. Só ajudamos a conduzir a forma desse conceito. Foi um jeito bem humorado de enfrentar o racismo, se divertir, como é o Neymar", completou.
A onda 'Somos Todos Macacos' começou durante o duelo entre Villarreal x Barcelona, válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. O lateral Daniel Alves se preparava para cobrar um escanteio, quando um torcedor do ‘Submarino Amarelo' arremessou uma banana no gramado. O brasileiro, de uma maneira espirituosa, pegou a fruta e a comeu, ignorando o preconceito exposto.
A ação de Daniel Alves se tornou febre pelas redes sociais de maneira imediata. Torcedores e fãs de futebol utilizaram as redes sociais para repercutir de forma positiva a atitude do lateral do Barça. Entretanto, o caso tomou uma proporção ainda maior depois de Neymar entrar na jogada.
Companheiro de Daniel Alves na seleção brasileira e no Barcelona, Neymar usou o Instagram para defender o amigo e iniciar a campanha #Somostodosmacacos. O atacante postou uma foto dele e do filho portando bananas, ação que também repercutiu rapidamente.
Famosos de diversos meios, jogadores de outros clubes e anônimos levaram a hashtag entre os assuntos mais comentados do mundo. A ação espontânea de Neymar, contudo, teve como base a agência de publicidade que presta serviços para a sua marca. A Loducca, como contou Ketzer à ESPN, criou a hashtag para ajudar o craque a se expressar contra o racismo.
JOGADORES E FAMOSOS SAEM EM DEFESA DE DANI ALVES CONTRA RACISMO
Detesto todos os tipos de racismos. Somos todos iguais e pronto.
ResponderExcluirTorcedor que jogou banana em Daniel Alves, na Espanha, é banido pelo próprio clube. A campanha de marketing contra o racismo, iniciada por Neymar, encheu as redes sociais.
ExcluirPense num cara feio esse Neymar. Se não tivesse dinheiro ninguém chegava junto desse horroroso.Vai-te.
ResponderExcluirNeymar disse: "toma, bando de racistas.Somos todos macacos! E daí?
ExcluirQuem recorda esse sucesso que pode voltar agora com força total na mídia, devido a atitude insana desses preconceituosos:" Olha a banana, olha o bananeiro..."
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirO jogador Daniel Alves vítima de racismo no último domingo recebeu apoio de todos os lados. Foi grande a repercussão positiva ao seu ato por jogadores e personalidades que saíram em sua defesa.
ResponderExcluir