quarta-feira, 14 de maio de 2014

EM VISITA RÁPIDA A PRESIDENTE DILMA PASSOU PELO SERTÃO DE PERNAMBUCO EM CABROBÓ


A presidente Dilma Rousseff visitou na tarde desta terça-feira (13) a estação de bombeamento de água em Cabrobó (EBI-1), em Pernambuco. Além da região de Cabrobó, a presidente visitou hoje outras regiões que fazem parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Dilma posou para fotos com trabalhadores, mas não fez nenhum pronunciamento no local.

O objetivo do projeto é garantir a segurança hídrica para 390 municípios no Nordeste, que sofrem com a seca frequentemente. De acordo com o Ministério da Integração, a região possui 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água. E o rio São Francisco apresenta 70% de toda a oferta regional.

Mais cedo, Dilma destacou que o projeto vai garantir a segurança hídrica para 12 milhões de pessoas. "Não é um obra qualquer, tem uma envergadura fundamental", afirmou. "Como a seca é recorrente essas obras são cruciais para garantir o convívio com a seca, não o combate", reforçou.

Pela manhã, Dilma esteve em São José de Piranhas, na Paraíba, para vistoriar as obras do Túnel Cuncas II. Depois, a presidente foi à Barragem de Jati, no Ceará, onde se reuniu com representantes das empresas construtoras do Projeto de Integração e fez um breve pronunciamento em homenagem aos trabalhadores. Também no Ceará, a presidente concedeu uma coletiva de imprensa, na qual minimizou os atrasos nas obras e destacou a importância do projeto para garantir segurança hídrica ao Nordeste. A presidente Dilma retorna ainda hoje para Brasília para participar da cerimônia de posse do ministro Dias Toffoli no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral, às 19h.

(Fonte: Agência Estado)
 EM CABROBÓ, MANIFESTANTES SÃO BARRADOS NA VISITA PRECIDENCIAL 

Com cartazes e faixas, os manifestantes cobraram a criação de uma unidade da Universidade Federal do São Francisco (Univasf) na cidade, além de incentivos do programa Minha Casa Minha Vida e um cais para atracação no Rio São Francisco, que foi prometido por Fernando Bezerra Coelho, em 2011, quando ainda era ministro da Integração Nacional.
De acordo com o prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres (PSB), duas reivindicações foram atendidas pelo governo federal. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) se comprometeu a realizar o saneamento básico da cidade, prometido desde 2005, e  as obras na comunidade indígena, que terá investimento de R$ 2,7 milhões.
Em Cabrobó, a presidente não fez pronunciamento. Com palanque esvaziado, os principais aliados da petista no Estado não participaram do ato no Sertão. Entre os presentes estavam o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB) e o deputado federal Paulo Rubem (PDT).
O prefeito do município acompanhou a visita,  mas estava visivelmente deslocado. Segundo ele, um documento com algumas reivindicações foi entregue a equipe do cerimonial da presidência.
Com informações do repórter Felipe Lima, do Jornal do Commmercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!