A administração atual da Prefeitura de Triunfo, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, deve o mais rápido possível tomar a iniciativa de fazer a divulgação na Rádio Triunfo FM e Difusora Educativa, além de meios de comunicação outros como unidades volantes, palestras, redes sociais, panfletos e jornais, locais e da Região do Pajeú, sobre a campanha de vacinação dos rebanhos bovinos que devem ser imunizados contra a febre aftosa, promovida pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro) que iniciou-se a semana passada e vai até a data limite de 31 de maio.
Pesquisas demonstram que Pernambuco é área livre desta doença em nível nacional, mas a Adagro tem a expectativa de que mais de 90 dos animais pernambucanos sejam vacinados nesta campanha. A vacinação não é gratuita, pois o criador tem que adquirir a vacina nas casas agropecuárias, e declarar, em seguida, nos escritórios do órgão que a vacinação foi feita.A dose custa, em média, R$ 1, 70.Há cuidados a serem tomados, segundo a Agência Agropecuária, como a vacina ser conservada no gelo e os animais precisam receber a dose no período mais frio da manhã, recomenda-se a madrugada, para evitar o estresse.
Cabe portanto o Executivo Municipal participar a título de cooperação em favor dos criadores triunfenses e o mercado ser ampliado, porque acredita-se o trabalho preventivo aumenta o rebanho, que sofreu uma perda considerável nesses últimos dois anos devido a grande estiagem que atingiu principalmente as regiões do Agreste e Sertão deste Estado. Outra coisa, quem não cumprir a determinação fica impedido de tirar o Guia de Trânsito Animal (GTA) para o transporte de cabeças de gado, , não poderá se cadastrar em qualquer programa do Governo Federal, e pagará multa de R$ 60, 00 por unidade. Aguarda-se ação....
Gostaria de chamar a atenção para a quantidade de animais soltos circulando nas ruas ou deitados nas calçadas da cidade. Algo precisa ser feito pelo poder público desse município turístico. Nada de extermínio, mas uma campanha de castração e inseminação, é a única solução, além de cobrar responsabilidade dos seus proprietários que criam sem ter condições e depois irresponsavelmente abandonam.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAprovo a sugestão do leitor, alguém precisa fazer alguma coisa pra resolver isso!
ResponderExcluirNão vamos esperar acontecer o pior, os animais não precisam morrer para que algo seja feito em favor dos rebanhos. Vale à pena a secretaria municipal realmente colaborar.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirExergo este jornal de Carlos Ferraz com uma posição séria, competente e muito importante para o bom andamento dos trabalhos de um administrador, mas existem políticos que fazem oposição sem o mínimo de respeito com a população, se beneficiando do voto de pessoas humildes que não têm conhecimento amplo do dia a dia político. Sendo assim, concluímos que se a oposição cumprir o papel, beneficiará e muito os trabalhos de quem está no poder.
ResponderExcluirDuvido muito que o secretário da agricultura daqui, devagar demais, tome qualquer iniciativa para ajudar nessa vacinação contra a febre aftosa.
ResponderExcluir