terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O QUE SE ESPERA DESTA SEMANA DE ACONTECIMENTOS POLÍTICOS E CRIMINAIS... - POR LUIZ SAUL

A Nave do Descompromisso...



Acaso os parlamentares retomem as suas atividades nas respectivas Casas, pode ser que tenhamos uma super semana de acontecimentos políticos e criminais em Brasília. A questão é que nunca se sabe quando esses indivíduos comparecem ao emprego. Não é sem motivo que uma parte do povo brasileiro, seguindo o exemplo dos seus representantes, desconhece a crise e a situação periclitante do país, e insiste em ampliar o carnaval, a semana santa, o são joão, o natal, e continua sonhando com feriadões, no mais perfeito embarque na nave do descompromisso.

De qualquer forma, a semana prenuncia movimentação tanto na Comissão de Ética da Câmara para reiniciar o julgamento do Cunha, quanto na do Senado, para avaliar o Delcídio do Amaral. Num caso e noutro não há que se esperar novidades, especialmente se os votos forem secretos. Antes do recesso, o Eduardo Cunha já houvera reduzido a Comissão do órgão que preside a substrato de pó de josta. E, considerando a permanência das suas alianças, continuará fazendo o mesmo, enquanto se mantiver na presidência. 

Já na Comissão de Ética do Senado, o Delcídio do Amaral estará na berlinda, depois de haver sido flagrado chantageando o filho do Cerveró. Em pleno esperneio o ainda senador está tentando substituir o relator do seu caso, por entender que o colega Ataídes Oliveira (PSDB-TO) não tem isenção para a missão. Como por ali campeia o interna corpore, somente a condição do voto (secreto ou aberto) definirá quanto à quebra do decoro, ainda que disso não reste dúvida. 

Na super semana teremos também a eleição do líder do PMDB na Câmara, que, em condições normais seria um acontecimento de rotina, não fosse a circunstância da batalha entre o Planalto, que defende a recondução do Picciani, do Rio, e o Cunha, que apoia o Hugo Mota, da Paraíba. Isso não é coisa pequena, considerando o direcionamento que o eleito oferecerá aos rumos das votações, e também no apoio ou recusa ao Palácio. Briga de cachorro grande.

Ainda na Câmara, terão votações de MP, inclusive aquela da pantomima de redução de Ministério, o que, de fato, nunca aconteceu nem acontecerá em um ano eleitoral, e em momento que o governo é refém dos partidos que se dizem aliados, ainda que não apoiem o Planalto.

E, por fim, dentre os acontecimentos mais votados, teremos o depoimento do Brahma e de sua mulher oficial, na condição de investigados a respeito do sítio em Atibaia, que não lhes pertence, e também do tríplex, no Guarujá, que também não lhes pertencem. Aliás, nada lhes pertence, e agora está se usando a metáfora para dizer o “sítio que frequentava.” Apenas por coincidência ou por engano, a sua mudança ao fim dos mandatos foi encaminhada para o local, sendo duzentas caixas, 37 das quais contendo bebida alcoólica. 

Afora isso, e agora que a dilma recebeu de braços abertos a crise do mosquito para elegê-la como a sua aparência de governo na nova frente de batalha, o seu Ministro Cardozo, da Justiça, até já declarou que a aprovação da CPMF constitui a principal medida para o combate à zica. Parece esquecer que quando o assunto foi suscitado, ainda em 2015, ninguém falava sequer no mosquito.

Têm outras coisas para a semana, mas é necessário aguardar que os tais parlamentares compareçam ao emprego. As suas férias de mais de 30 dias foram quase emendadas em mais 12 dias de carnaval, sem esquecermos que, em ano eleitoral, dificilmente serão vistos em Brasília.



 Por: Luiz Saul Pereira
         Brasília - DF

5 comentários:

  1. Neste momento de conflito entre governo e oposição, comprometendo a imagem do Parlamento, em que estão abrigados interesses pessoais e políticos de luta pelo poder, e tratando, secundariamente, os verdadeiros interesses nacionais, cresce de importância o comportamento do Poder Judiciário, ratificando a crença na Justiça do País.

    ResponderExcluir
  2. Continuam nos roubando e nos fazendo de idiotas e palhaços, mas ouvir a presidente Dilma Rousseff dizer que 'em seu governo não há corrupção', é uma afronta ao povo brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O deputado federal Jair Bolsonaro(PP-RJ) foi ovacionado por uma multidão de militantes no Aeroporto do Recife. Ele consegue comover a massa com seus arroubos, discursos de ódio e frases de impacto. Cuidado, pois todos os brasileiros já viram esse filme antes. O seu protagonista se tornou presidente e depois sofreu um impeachment.

      Excluir
  3. Parece que a tão falada Lei da Ficha Limpa não está sendo cumprida nos poderes do nosso País. Também pudera, se colocar em prática, não sobra ninguém.As eleições vêm aí. Atenção, ministérios públicos e procuradorias gerais, vamos fazer valer a lei.

    ResponderExcluir
  4. Antonio Sérgio Cardoso16 de fevereiro de 2016 às 23:47

    Segundo a imprensa, aos 70 anos Lula é dono de uma fortuna de R$ 27 milhões.Em 12 anos e 10 meses de governo petista, ele foi um dos primeiros a sair da linha de pobreza e também ser incluído na classe mais odiada por seu partido, a elite brasileira.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!