DANÇA POPULAR: O XAXADO
O Xaxado foi uma dança típica dos cangaceiros do grupo de Lampião. Este nome surgiu por causa do barulho das sandálias dos bandoleiros quando os mesmos estavam dançando. Foi um meio de entretenimento daqueles que lutavam contra as forças volantes daquele tempo, sendo portando a diversão preferida dos cangaceiros, notoriamente do bando de Lampião. Na época, tornou-se popular entre todos os bandoleiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, já que naquela época não existia mulheres, a presença feminina apareceu depois da entrada de Maria Bonita e outras que foram companheiras de outros cangaceiros famosos. A dança do xaxado é vista como uma dança rica em cultura sertaneja e extremamente folclórica, que faz relembrar as façanhas dos jagunços dos sertões nordestinos. As roupas destes dançadores eram sempre em tons marrons e cáqui, além da sandália de couro para que os que dançavam se protegessem dos espinhos da caatinga do sertão e sempre acompanhadas do rifle e bornal. Atualmente existem vários grupos de xaxados espalhados pelo interior do Nordeste, Serra Talhada se destaca por ser considerada a capital do xaxado.
O Urso foi uma figura carnavalesca, que marcou presença nos antigos carnavais da nossa querida Triunfo. Ele era acompanhado no seu percusso, pelo sanfoneiro Ambrosino Martins, que tocava a sua sanfona pé de bode, além deste, tinha outras pessoas que tocavam triângulo e zabumba respectivamente, com isto tínhamos um trio, que percorria as Ruas com aquela pessoa fantasiada de Urso. Este folião, era um homem que usava uma máscara do referido animal, trajado com fitas de retalhos coloridos, e amarrado por uma corda, que era sustentada pelo seu guiador. Esta figura andava por todas as ruas, onde existiam focos de agremiações carnavalescas, sempre fazendo gestos para o recolhimento de alguma contribuição financeira, que os moradores ou visitantes pudessem oferecer. Seu Ambrosino Martins, homem simples, honesto e dedicado, contribuiu no engrandecimento da nossa cultura carnavalesca triunfense, através de suas apresentações que foram realizadas durante muito tempo.
Por: Iedo Ferraz Lima
Triunfense, pernambucano, brasileiro, cidadão do mundo
Por: Iedo Ferraz Lima
Triunfense, pernambucano, brasileiro, cidadão do mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!