Um edifício que chama a atenção pelas suas cores e pela grandiosidade, que pode ser visto de longe, de quase todos os lugares do centro de Triunfo. Uma belíssima obra de arquitetura que atrai os visitantes e é um orgulho pro povo dessa cidade. Hoje, conheceremos o Cine Teatro Guarany.
O monumento começou a ser erguido em 1919. Personalidades influentes da região, capitaneadas pelo comerciante Carolino Campos, financiaram sua construção que ficou pronta três anos depois: em 17 de fevereiro de 1922, ele foi inaugurado.
Um prédio construído com base em pedras e óleo de baleia pra dar sustentação aos seus três pavimentos. Um lugar mesmo muito suntuoso para a época e o lugar.
Em seus primeiros anos, o espaço era usado principalmente pra bailes da sociedade triunfense e pra formatura das novas magistradas do tradicional Colégio Stella Maris, junto com apresentações as apresentações de peças de também , claro.
Com o passar das décadas, o prédio foi tendo diversos outros usos, funcionou como restaurante e até boate, pois não era nada fácil conseguir uma programação consistente, que pudesse ocupá-lo durante muito tempo. Apesar disso, havia grandes sessões de filmes uma e outra vez. Os finais de semana eram de festa pro povo e os pequenos comerciantes da cidade.
Mesmo assim, ele chegava a ficar até meses inteiros fechado. Durante anos e anos, aconteceram apenas alguns reparos e novas pinturas, nunca uma reforma que o requalificasse de verdade, isso fez com que o seu estado fosse se deteriorando cada vez mais.
Reformas, do jeito que tinham que acontecer mesmo, só em 2012. Hoje o grande edifício em estilo neoclássico retornou ao seu amarelo e verde-azulado que reflete a luz do pôr do sol, mas também conserva o rosa, do período de alguns anos em que esteve com essa cor, sendo até apelidado de “Goiabão”.
Entrando no edifício, logo na recepção, podemos ver memórias de tempos passados, como os projetores com fragmentos de rolos de filmes, que foram deixados lá de propósito, pra que se tenha uma ideia de como era o funcionamento dessas máquinas.
Na parede, um trecho original da estrutura interna de pedras, tal como foi construída em 1922. Foram implantadas escadas e passarelas em aço pra facilitar a movimentação, dar durabilidade e uma sensação maior de amplitude no ambiente.
A sala de espetáculos é surpreendente. Quem espera um ambiente de madeira, com lustre de cristal e cortinas vermelhas com franjas douradas, vai encontrar uma sala com uma aparência contemporânea, visualmente falando.
De fato, é um grande contraste com a parte externa, que conserva as características originais.
Mas isso foi feito pra recondicionar o ambiente pra exibições de filmes, principalmente do Festival de Cinema de Triunfo, que reúne curtas e longas do Brasil todo e neste ano de 2016 será realizado entre os dias 8 e 13 de agosto. Atualmente, o Festival é o maior evento realizado nesse espaço cultural e um dos mais importantes do gênero em Pernambucano.
Há outros eventos no edifício. Ele entra na programação de outras atrações que movimentam a cidade, como o Moto Fest, sempre no mês de agosto e a Festa dos Estudantes, que reúne atrações musicais e teatrais.
Quando for a Triunfo, não deixe de visitar o quase centenário monumento às artes no sertão. Ele é o um dos prédios mais centrais da cidade, às margens do lado João Barbosa e está aberto de segunda a sábado de 9 ao meio dia e de 13 às 17 horas e nos domingos, de 9 às 11 horas.
Post dedicado a Ângela Nunes. que tem sido nossa colaboradora especial nesses artigos sobre Triunfo.
Post dedicado a Ângela Nunes. que tem sido nossa colaboradora especial nesses artigos sobre Triunfo.
NOSSA JOIA ARQUITETÔNICA : "CINE TEATRO GUARANY"
Cine Teatro Guarany |
Guardando recordaçoes |
Sempre imponente |
Todo colorido |
Todo iluminado |
Motofest Triunfo |
Natal de Luzes |
Joia de decoração no Natal |
Reflexo do Cine Guarany e suas luzes |
Festa Natalina Coral Infantil no Natal Triunfo |
Cine Teatro Guarany reformado (2012) |
Endereço: Praça Carolino Campos, s/n, Centro, Triunfo – PE
Informações: (81) 3184.3090
E-mail: cinetheatroguarany@gmail.com
See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/pagina/espacosculturais/cine-teatro-guarany/#sthash.wWmsz4QK.dpuf
Linda construção !
ResponderExcluirTriunfo é uma cidade abençoado por Deus e bonita por natureza.
ExcluirPor conhecer parte significativa no desenrolar dessa história de tombamento, compra e recuperação, do suntuoso cartão-postal pernambucano, o tradicional Cine Theatro Guarany, que hoje completa 95 anos, tenho obrigação moral, imensa honra e grande satisfação, de reverenciar a ilustre e competente figura do conhecido livreiro Tarcisio Pereira ( Livro 7, da Rua 7 de Setembro). A sua intervenção junto ao saudoso Alberto Melo, no processo, como Presidente da Fundarpe, no Governo Miguel Arraes, foi imprescindível para na atualidade ainda podermos exaltar essa importante obra de arquitetura neoclássica. Que esse registro verdadeiro, permaneça vivo na memória dos triunfenses. Inclusive pelo apoio á centenária Banda Musical Isaías Lima. Obrigado amigo Tarcisio Pereira. Triunfo lhe deve muito. Um forte abraço!
ResponderExcluirParabéns. Obrigado
ExcluirA sua atuação Carlos Ferraz é algo brilhante em relação a Triunfo. Você pode ter a certeza de que faz a diferença.Faz a diferença sim!
ExcluirÉ muito linfo o Cine Teatro Guarani de Triunfo.
ResponderExcluirParabéns ao Guarani!
ExcluirParabéns!!
ResponderExcluirObservando suas modificações retratadas em fotos tem-se a certeza da sua magnitude. Parabéns!
ResponderExcluirsalve o guarani nesta data e sempre
ExcluirMuitas saudades do Cine Guarany de Triunfo.Feliz aniversário!
ExcluirESSA CIDADE MORA NO MEU CORAÇÃO. QUANTA BELEZA...
ResponderExcluirtudo em triunfo é bonito demais...
ExcluirAhahaha...! se for contar histórias que se passaram neste grandioso prédio com a sua arquitetura que nāo vemos por aí a fora, daria muitas páginas.
ResponderExcluirA começar, quando advogado e dono do cartório imobiliário dr Manoel Andrade e depois Frei Epifânio tomavam conta e na época funcionava como Ciny Teatro Guarany.
Era nossa diversão nos finais de semana, quando crianças para assistirmos aos filmes de matinês nas tardes de domingos.
Seriados de Fumanchu,filmes; os três patetas, zorro, roquilany, tarzan verdadeiro e outros.
Tinha um triunfense que morou em São Paulo e quando ia passar determinado filme, ele dizia; já assisti em sao paulo e ficavamos sem entender...
só resta saudades...
tudo passa na vida!
Admiro as postagens do senhor Ro Tim, pois são embasadas de realidades passadas, sobre fatos verídicos que ocorreram.
Excluir