Quem chega a Triunfo para aproveitar nossa estância climática tem caminhadas no entorno do Lago João Barbosa Sitôneo como um dos programas durante sua estadia. Para manter esse espaço atrativo é necessária a manutenção contínua e a revitalização urbana bem na parte que compreende a 'Academia da Cidade' e 'Monumento do Avião'.
Uma das sugestões é aproveitar o simpático e convidativo ambiente, mas praticamente isolado e que se encontra há muito tempo aguardando alguém com o mínimo de sensibilidade para chegar, analisar, investir quase nada e utilizar sua potencialidade, transformando em ponto disponível a diversão, repouso e lazer dos transeuntes. Trata-se da frondosa árvore da espécie "barriguda" localizada ao lado do Posto de Vacinação da Unidade Mista de Saúde Felinto Wanderley.
Consiste num recanto carente de pequenas modificações para melhorar a notoriedade recebendo através de pequeno custo financeiro, receber algumas mesas e bancos de cimento munidas de tabuleiros com jogos: xadrez, dama, gamão, dominó, firo onde possam transeuntes ou moradores sentar, descansar, jogar, curtir. Aproveitando o espaço também para melhorar a precária iluminação quando colocarem um poste estratégico para durante a noite acabar o escuro onde existe significativa movimentação de veículos e pedestres.
É um projeto simples, ambicioso e de pequeno custo que trará para o valoroso e centralizado espaço público uma maior visibilidade, tornando-se importante atrativo naquele trecho e sendo incorporado logo na infraestrutura triunfense que aguarda substancial reforço.
Barriguda ou Paineira
A Barriguda é conhecida por paineira, isso se deve ao fato de seus frutos quando secos liberarem a paina, que antigamente usava-se muito para encher travesseiro. Árvore típica do Brasil, muito encontrada na Caatinga, sendo bastante resistente a seca já que guarda água em seu interior. Possui um caule gordo (daí o nome Barriguda) podendo chegar a 1 metro de diâmetro, nele há uma incidência enormes de espinhos. A madeira é mole, leve e de pouca durabilidade. Suas flores são brancas ou róseas. O fruto aparenta a um mamão verde, porém, ao contrario do mamoeiro esses ficam pendurados nas galhas feitos pinhas e não no caule. As sementes enquanto dentro dos frutos estão envoltas a paina que ao serem levadas pelo vento, quando os frutos rompem, acaba ajudando na dispersão. Ela pode chegar, quando adulta, a 10 a 15 metros de altura. Possui copa larga e muito ramificada. No inverno perde toda a folhagem e ganha às flores.
Uma ótima ideia.
ResponderExcluir
ResponderExcluir#Parabéns Carlos Ferraz
Que faz o Blog de Triunfo. Cidade linda, na Serra. Frio gostoso. Gentes boas.
Excelentes NOTÍCIAS !!!
A terra Natal da minha Mãe Sálvia Lima (in memórian)
ACREDITO QUE PARA AS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS OU PRIVADAS MUNICIPAIS A REALIZAÇÃO DE UMA SÉRIE DE SUGESTÕES FEITAS NESTE JORNAL SE DEPARAM COM PROVEITOSA REALIDADE EM POUCO TEMPO SEM PRECISAR MUITO CONVENCIMENTO DE QUE SÃO NECESSÁRIAS E COM FACILIDADE DE REALIZAR.
ResponderExcluirGosto muito das suas excelente sugestões Carlos Ferraz. Infelizmente o pessoal daí não reconhece como deveria.
ResponderExcluir