Junho é o mês das Festas Juninas. Mas não podemos esquecer, principalmente, que é o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Dizem os historiadores que estas festas surgiram em países católicos da Europa e que seria uma homenagem a São João, tanto é que no início era conhecida como Festa Joanina.
Trazida ao Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial, logo foi incorporada aos costumes dos povos locais, como os índios e os negros
O Nordeste do Brasil é uma região famosa pelas Festas Juninas. Antigamente, durante os festejos existia uma tradição em que as pessoas se reuniam em grupos para visitar todas as casas onde eram bem-vindas, levando alegria e muita música. Os anfitriões, por sua vez, recebiam esses grupos com uma mesa farta de bebidas e comidas. Os antigos costumes deram lugar as grandes festas de São João realizadas hoje em dia, como a de Campina Grande (PB) e a de Caruaru (PE).
Junho também é época da colheita do milho. É daí que vem a essência para maioria dos alimentos preparados nas Festas Juninas. Pamonha, cural, milho cozido, bolo de milho, pipoca e canjica, são alguns exemplos das guloseimas que deixam todo mundo com água na boca. Outros quitutes muito tradicionais nessas comemorações são o amendoim, o bolo de fubá, a cocada, o pé-de-moleque, o vinho quente, o quentão, a batata doce e muito mais.
Aproveite este mês tão recheado de festas e divirta-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!