quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

CANGACEIROS EM TRIUNFO: RETALHO DA HISTÓRIA LOCAL É CONTADA EM IMAGEM E TEXTO

 




#Repost @fotografiashisttoricas 

——

O Cangaceiro Sabino Gomes devasta Triunfo (PE).

Nas estrepolias sangrentas de Lampião e seus grupos pelos sertões pernambucanos, em 7 de julho de 1926, o feroz cangaceiro Sabino Gomes, a mando do seu chefe, atacou a próspera cidade de Triunfo com mais de 20 capangas. Na violenta refrega morreu o cabo José Sabiá, comandante do destacamento local, ferindo-se gravemente outros soldado. 

Houve muitos incêndios e espancamentos entre os civis. Incendiaram vários estabelecimentos comerciais, tendo rapinado uma fortuna na Cidade, entre roubos e extorsões. Um dos comerciantes locais que mais amargaram prejuízos foi o sr. Manoel Castilho Campos, um dos mais ricos negociantes locais, dono de uma grande e copiosa mercearia. Os cangaceiros jogaram suas mercadorias na rua e ali fizeram a rapinagem do que lhes interessavam. Para continuar vivo, o Sr. Castilho teve que pagar uma grande fortuna em dinheiro além de perder muitos artigos de seu comércio. A casa comercial se localizava na rua 15 de Novembro e foi completamente depredada pelos facínoras. 

O prejuízo total do Sr Castilho, entre dinheiro e principalmente mercadorias, somou a imensa fortuna de mais de 200 contos de réis, segundo o próprio declarou. Em carta para o chefe de polícia em Recife o comerciante declarou textualmente que a população de Triunfo e do Sertão estavam sob dois governos, um da capital, com o governador Sérgio Loreto (1867-1937), e outro no sertão, comandado por Lampião. Como se não bastasse os sofrimentos afligidos aos cidadãos pelos cangaceiros, a Cidade sofria naquela época com mais de 300 doentes de peste bubônica, abandonados à própria sorte pelo Governo Estadual (e Federal).

Atualmente a antiga residência do Sr. Castilho em Triunfo é tombada pelo patrimônio cultural. Acredito que ali, anexo, era também seu comércio, como era comum  em tempos idos. 

No medalhão a imagem do Sr. Castilho, e  duas outras de sua casa comercial devastada. As imagens não tem boa resolução. A foto do cangaceiro Sabino foi captada em 1927 por Francisco Ribeiro de Castro. 

🔎 FONTE: Jornal do Recife, 08 de agosto de 1926/Bismarck Martins de Oliveira, Cangaceiros de Lampião de A a Z. 

#Pernambuco #Triunfo #Cangaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!