sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CANTATA DE NATAL 2009


Cantata O Natal de Paz – 2009

A Cantata natalina de Triunfo 2009 denominamos o Natal de Paz, Não poderia ser outro o tema do musical deste ano. Uma vez mais, que o mundo e Brasil se mobiliza a fim de concentrar-se em torno de um tema – Amor e paz – e de um lema: Felizes os que promovem a paz. Em um momento histórico onde a paz se tornou artigo raro, dificilmente encontrável e em que a humanidade parece permanentemente incendiada pelo estopim da violência e da guerra, é bom que as pessoas assumam a frente da cena e procurem chegar ao imaginário coletivo com palavras de ordem e eloqüentes cargas simbólicas que mostrem a necessidade e a urgência de uma paz sustentável e duradoura.

A Cantata de Triunfo é uma chamada à reflexão para o esforço coletivo de mobilização pela paz. A origem do lema é bem evidente. Trata-se do Sermão da Montanha, Carta Magna do Reino de Deus apresentada por Jesus de Nazaré nos primeiros tempos de seu ministério público. Os evangelistas Mateus e Lucas, respectivamente nos capítulos 5 e 6 de seus evangelhos, nos apresentam a proposta de Jesus quando, do alto da montanha, fala às multidões, apresentando-lhes a nova Lei. E dentro do discurso que dirige aos seus ouvintes, o Rabi de Nazaré apresenta sete frases que começam com a palavra “makarios” em grego, que quer dizer “felizes”. Mais que felizes: “bem-aventurados”, plenamente felizes, de uma felicidade feita do gozo da presença de Deus, felicidade que nunca acabará e que começou no Natal.
Aqueles que são assim proclamados “felizes” estão do lado contrário daquilo que o mundo entende por felicidade. Segundo Jesus, felizes, são os pobres, os mansos, os humildes. São felizes os que têm fome e sede de justiça, os que choram, e mesmo os que são perseguidos por sua fidelidade a Jesus e ao projeto de seu Reino. Entre estes proclamados felizes, estão aqueles que constroem a paz. Aqueles que têm como objetivo de sua vida “reconciliar os que estão em discórdia”, “pacificar os conflitos”, “restabelecer a paz ali onde esta foi ferida e onde estão tentando matá-la”.
É partindo desse pressuposto que queremos apresentar esta cantata com esse tema uma vez que queremos envolver mais a comunidade triunfense e toda região. E é um show de musicalidade, clipes, reflexão e, sobretudo mobilidade social que vai além da qualidade da atração.
A Cantata de Natal é uma excelente opção para nossa cidade que deseja atrair mais turista. Personalizamos o repertório com canções bem elaboradas especialmente para público em geral. As músicas vão de um repertório clássico, popular, natalino em português, latim e inglês.
A cantata é formada pelo um Coral Sinfônico um grupo de pessoas que cantam em conjunto. Nossa cantata é dividida em 6 naipes: Sopranos (vozes agudas femininas), 2º Sopranos (vozes meso-agudas femininas) Contraltos (vozes médias femininas), Tenores (vozes agudas masculinas), Barítonos (vozes médias masculinas) e Baixos (vozes graves masculinas). O regente o pastor Williams Zacarias é o responsável por ensaiar o coral e tem uma formação musical sólida que garanti a qualidade musical do evento.
Este ano a Cantata tem uma duração de 1:20h (uma hora e vinte minutos) no total. Com a participação de um coro adulto (100 pessoas), solista (06 Pessoas), coro infantil (80 crianças) com a participação de crianças carentes de Canaã, narradores, atores e dançarinos.

Nossa cantata rompeu fronteiras territoriais, infelizmente devido a pouca participação e crédito das pessoas que moram em Triunfo tivemos que sair para Serra Talhada, São José do Egito, Calumbi e trabalhar com as belíssimas crianças do nosso distrito de Canaã e Calumbi.

A Cantata Natal de Paz será um musical com músicas ecléticas natalinas e com um arranjo psicodélico. Quero agradecer o apoio fundamental e imprescindível do SESC, na pessoa do professor Josias Albuquerque e toda sua equipe, que sempre vem promovendo, consolidando e ampliando a cultura em nosso município, sobre tudo nosso Natal. Quero agradecer também ao editor desse Jornal Opinião, Carlos Ferraz, pelo seu trabalho e brilhantismos em defesa das manifestações populares e culturais que enaltece e corrobora para o desenvolvimento de nossa Triunfo.


Pr. Williams Zacarias

JUSTIFICATIVA:
Promover o enriquecimento e desenvolvimento cultural das pessoas através do resgate histórico do Natal, proporcionando lazer e integração da sociedade e região.
OBJETIVO
Incentivar o espírito natalino nas famílias da comunidade e resgatar as músicas natalinas, através da apresentação do Coral, é um grande espetáculo cênico, musical e pirotécnico na sacada da igreja matriz em Triunfo.
Características da Cantata 2009
Uma cantata vibrante com atrativos especiais. Textos revisados. Um bom sentido de ritmo. Músicas bem planejadas e serviços de canto equilibrados e efetivos. Um musical com um espírito entusiasta e positivo com um espírito natalino popular e clássico.


Repertório

ü What a Wonderful World (Luis Amstrong)

ü Noite Feliz (Silent Night)

ü Paz para o Mundo

ü All happy day

ü A Paz - Composição: Michael Jackson

ü Aleluia de Handel

ü We are the World - Composição: Michael Jackson

ü Sinos de Belém

ü Vinde e Adoremos

ü Ouço Anjos a Cantar

ü Glória in Excelsis Deo

ü Sininhos do natal

ü Que lindo presente a terra ganhou

Desenvolvimento do Programa Social

Organizamos e supervisionamos atividades musicais, programas lúdicos e programas de laser antes e depois do evento. As oficinas estão sendo realizadas todas as segundas-feiras, quintas-feiras e sábados. Na Primeira Igreja Batista em Triunfo, das 19h às 21.30h. Com crianças, jovens e adultos, como também em outras cidades do Alto Pajeú.


Única Apresentação oficial da Cantata

26 de dezembro – Sábado - 21h, na sacada da igreja Matriz.



2 comentários:

  1. Boa tarde!Desejo de coração , que seja sucesso total esta Cantata de Natal 2009!Estou encantada com tantos temas maravilhosos, desse Opinião Digital!Quanta Cultura!Como Triunfo tem eventos de nível internacional!Desejo a todos , uma Noite linda de Natal!Gostaria de enfanizar, que a Paz, encontra-se dentro de nós!Não adiana procurá-la fora!Se estamos em Paz, poderemos estar no meio de uma tempestade,mas, estaremos serenos!O que falta ao homem, é a conexão com o Pai Celestial, pois Ele, é a verdaeira Paz , o Amor,a Felicidade Maior!Sem isso fica difícil proclamar a Paz coletiva , pois ela parte do individual!Mas, vamos cantar Louvores a Deus, para que este homem, tão concretizado,quebre esse cimento, de rancor, ódio, indiferenças,e deixe o Espírito Santo entrar!Um bj no seu coração.
    R.Márcia-Educdora Física -Especialista em Idosos

    ResponderExcluir
  2. Sr.Carlos Ferraz!Estamos em 2010!Elevemos nossos pensamentos ao Pai Celestial,para agradecer tudo que vivemos em 2009! Por estarmos aqui,por permissão Dele,para que possamos continuar a nossa Missão!Seguiremos com Amor,Garra,Fé,Esperança,Paz,Superação,Força
    e que sejamos Luz ao caminhar por esta vida,capazes de Iluminar as trevas, pois elas existem!Muito grata pelo seu carinho e atenção comigo!Agradeço por postar meus comentários , e peço desculpas pelos errinhos gramaticais, e troca de letras!Que sua Vida seja Show em 2010 e sempre , junto a sua Linda família!Bj em Luz!
    Rosangela Márcia-Ed.Física-Especialista em Idosos

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!