sábado, 13 de março de 2010

REPENSAR A SEMANA SANTA


Após as festas do Momo é chegada a quaresma. Nessa época, grande parte da humanidade antes se preparava para a festa da Páscoa, através dos agora superados hábitos da "penitência" e "meditação" ou pela "prática do jejum", da "esmola" e da "oração", além do "recolhimento espiritual". Hoje, nem dá mais para refletir sobre o futuro da sociedade e do planeta nesse período feriado - imagine se atrelar às antigas modalidades - os costumes foram trocados por total momento de farra movida pela utilização excessiva do álcool, nem sempre promovido pelo ex-tradicional vinho, mas com todo tipo de bebidas. Porém nem tanto animadas como em passado recente cheio de animação sadia e participação popular, apesar do comprido ritual religioso como: "Domingo de Ramos", "Lava Pés" "Encenação da Paixão de Cristo", "Caminhada da Matraca" e a sempre bela, destacada e jamais igualada "Procissão da Sexta-Feira Santa" (Senhor Morto) que felizmente ainda se mantém com muita emoção, um espetáculo só visto em Triunfo, no Estado de Pernambuco. Precisamos fazer um levantamento programático visando o retorno do tradicionalismo para atrair mais turistas.
A parte profana também se encontra cada vez mais dispersa por falta de investimentos, nada é feito para agradar aos moradores e visitantes, principalmente as mais jovens, igualmente às cidades de Gravatá, Garanhuns, Bonito, Taquaritinga do Norte, entre outras. Vamos investir mais....

3 comentários:

  1. Alô Carlos, parabéns por visão exemplar. Allan

    ResponderExcluir
  2. A cidade de Triunfo tem bonita semana santa.

    ResponderExcluir
  3. Outra vez irei comparecer junto com familiares a Triunfo convidado pelo gerente.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!