terça-feira, 21 de setembro de 2010

OS IDOSOS INDEPENDENTES


Com a intenção de colaborar para a autonomia e independência durante o envelhecimento é preciso ser criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, um programa visando ativar mais ainda esse pessoal, promovendo saúde mental e relações sociais, além do que existe na atualidade, pois acreditamos serem tão importantes quanto aquelas que melhoram as condições físicas de saúde. A realização de mais eventos periódicos subordinados às secretarias municipais; programas de acompanhantes comunitários para assistir a população idosa em seu domicílio; assistência aos idosos em suas necessidades diárias para desenvolver o auto-cuidado; combate ao sedentarismo e ao isolamento por meio de campanhas e da realização de atividades físicas; organizar rotas de caminhadas em bicicletas ou a pé; práticas integrativas em áreas públicas de lazer, entre outras medidas.
Por favor, entendam que a criança de ontem é o adulto de hoje e o avô ou avó de amanhã. A qualidade de vida que as pessoas terão quando avós depende não só dos riscos e oportunidades que experimentarem durante a vida, mas também da maneira como as gerações posteriores irão oferecer ajuda e apoio mútuos, quando necessário.

4 comentários:

  1. Ohhh!Que lindo!Na realidade ,o caminho é bem por aí! Gente!Porque será que os responsáveis pela Administração Pública desta Linda Europa do Nordeste,Triunfo, não colocam em prática ,tantas idéias simples e eficientes,postadas aqui no Opinião?Será inveja?Temos que valorizar nossos Idosos,foram eles que construíram nosso presente!O Idoso,se não tiver o mínimo,que foi postado muito sabiamente nesta matéria,ele deprime. Na envelhecência,a deprê,aparece por vários motivos,que não citarei aqui,então é extremamente necessário, que o Idoso sinta-se valorizado e incluso,em atividades físicas,sociais de lazer,etc...Que tenham também um atendimento mais Digno e Humanizado nos hospitais públicos!Vamos abraçar nossos Idosos!

    Parabéns pela matéria!A Luz de Deus a todos.

    Márcia Ed.Física-Esp.em Idosos

    ResponderExcluir
  2. Sra. Márcia, não a conheço mas admiro muito os seus escritos neste blog.A senhora é de Triunfo? Admirações!

    ResponderExcluir
  3. Boa madruga!KKK! Muito grata anônimo!Não sou de Triunfo, nasce no Rio de Janeiro,ainda quando era estado da Guanabara!Moro no Recife!Ainda não conheço a Linda Triunfo!Conheço apenas pelo Opinião! Um forte abraço!Luzzzz prá ti!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde sou Neusa procuro guias queiram trazer excursões para o interior . camping schedler forquetinnha vale do taquari.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!