quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FATOS HISTÓRICOS NO MÊS DE DEZEMBRO


por Maria Carolina Cristianini

1530
Liderada pelo navegador Martim Afonso de Sousa, uma frota com cinco embarcações e mais de 400 pessoas parte de Lisboa rumo ao Brasil com algumas missões. Combater os navios franceses que cobiçavam o território, encontrar uma rota aberta anos antes por terra em direção ao rio da Prata e estabelecer núcleos de povoamento no litoral brasileiro eram as principais metas. Começava, de fato, a colonização. Em três anos, Martim Afonso lutou contra piratas franceses, enviou um aliado para explorar o litoral do Maranhão, chegou à baía de Guanabara, mandou 100 homens para encontrar a rota por terra para o rio da Prata (e eles foram mortos por índios carijós), sobreviveu a um naufrágio, fundou a cidade de São Vicente (em 1532) e, no planalto, a vila de Piratininga – no local em que depois se ergueria São Paulo.

1537
Sob o nome de Lucius Domitius Ahenobarbus, nasce o futuro imperador romano Nero. Filho adotivo do imperador Cláudio, assumiu o controle do Império em 54, iniciando um governo tirano. Nero ordenou assassinatos como o de sua mãe biológica e de seu meio-irmão e acusou os cristãos do incêndio de 64 em Roma. Quatro anos depois, foi deposto pelo Senado e suicidou-se.
Dia 15, na Itália

406
Após cruzarem sem dificuldades o rio Danúbio rumo ao Império Romano, os vândalos derrotam os francos, cruzam o rio Reno e partem para invadir a Gália, uma província romana localizada no atual território francês.
Dia 31, ao norte da Gália

1788
Alguns dos principais líderes da Inconfidência Mineira se reúnem na casa do tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade. Esse foi o último encontro conspiratório que definiu a revolta contra a Coroa, que pretendia cobrar um imposto extra, a derrama, a partir de fevereiro.
Dia 26, em Minas Gerais

1823
James Monroe, então presidente dos Estados Unidos, cria a Doutrina Monroe, princípios contra a intervenção européia no continente americano que se tornaram a base das relações daquele país com o mundo na época.
Dia 2, nos Estados Unidos

1865
Depois da Guerra Civil americana, seis veteranos sulistas organizam a Ku Klux Klan na cidade de Pulaski, estado do Tennessee. A sociedade se tornaria um dos maiores expoentes de intolerância racial do país.
Dia 24, nos Estados Unidos

1972
Após caminharem por dez dias pelas montanhas, sobreviventes do avião uruguaio Fairchild-F227, que havia caído 72 dias antes na Cordilheira dos Andes, são resgatados. Além de suportarem baixas temperaturas, as 16 pessoas que resistiram tiveram que se alimentar de carne humana. Estavam a bordo 40 passageiros, entre estudantes e jogadores de rúgbi, e cinco tripulantes.
Dia 22, na Cordilheira dos Andes

1983
A taça Jules Rimet é roubada da sede da Confederação Brasileira de Futebol. O troféu estava definitivamente aqui desde o tricampeonato mundial, em 1970.
Dia 19, no Rio de Janeiro

1988
Faltando poucos minutos para a virada do ano, o Bateau Mouche IV naufraga na entrada da baía da Guanabara. Das 150 pessoas que estavam a bordo, 55 morreram – entre elas, a atriz Yara Amaral.
Dia 31, no Rio de Janeiro.

11 comentários:

  1. Os fatos históricos ensinam, que é importante ter desejos e objetivos, de preferência, com a presença de alguém lutando ao lado e na mesma direção para transformar tudo em realidade.

    ResponderExcluir
  2. Nesta revista eletrônica vemos muita citação importante!

    ResponderExcluir
  3. Leio o Oponião jornal e blog, com seus estilos investigativo e esclarecedor que repercute em todo o município e em várias regiões do estado.

    ResponderExcluir
  4. Dezembro tem seus mistérioooooos

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto educativo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Lamentável que o turismo não seja prioridade em nosso município por falta um gestor visionário.

    ResponderExcluir
  7. No começo do ano o governador candidato à reeleição Eduardo Campos chegou aqui em São José do Egito onde assinou a ordem de serviço para o recapeamento da PE-320. Feita a licitação a ganhadora foi a Construtora ETI que trouxe máquinas e caçambas, contrataram mão de obra e começaram a retirada do asfalto antigo. Depois, passou a eleição e tudo parou. Abandonaram a obra que mal havia começado a buraqueira continua a mesma. O governador farrapou!
    Vicente - S.J. do Egito - PE

    ResponderExcluir
  8. Foi neste dezembro que Professor Praxedes prometeu voltar a atuar na área e não pareceu,está agindo no blog Evandro Lira - O Secretário do Povo - Serra Talhada.Fica mais fácil e próximo.Semana passada o danado detonou a Câmara de Vereadores de Triunfo pelo aumento do seus salários do prefeito e do vice. Mas na cidade, ninguém soube mais do seu paradeiro e até deixou de frequentar os bares, conforme disse Danilson da Vila Bela - FM., depois que o prefeito mandou-lhe um recado particular.
    J.A.S. - Serra Talhada - PE.

    ResponderExcluir
  9. Lembrarem que em dezembro também foi o mes que colocaram os guardas municipais que voces tanto criticaram.Não sejam injustos. Vou aguardar os elogios sairem...

    ResponderExcluir
  10. Neste movimentado mês de dezembro, onde oa circulação de veículos aumenta e muito ,no trecho Triunfo - Serra Talhada ,é bom que sejam alertados os motoristas que por ali trafegam sobre o risco que correm com os vários buracos surgidos faz tempo, sem que o DER tome a providência de tapá-los enquanto é cedo.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!Muito legal a matéria!Dezembro comemoramos o nascimento do Menino Deus,ele é o Grande e Luminoso aniversariante!Luz para todos!
    Abraçossssssss...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!