sábado, 26 de março de 2011

HOMENAGEM AO EVANDRO WANDERLEY - O MAGO DE PESQUEIRA

Recebido por E-mail

O MAGRO EVANDRO, DE HENRIQUE WANDERLEY, VIROU O “MAGO” DE PESQUEIRA, O MAGO DE TODOS NÓS!

Quem leu sobre os três reis magos que visitaram, presentearam, e reverenciaram JESUS, no longínquo dia 6 do primeiro Janeiro do seu nascimento, conhecem um pouco da história de Belchior (ou Melchior, ou mesmo Melquior), Baltasar e Gaspar.
De recortes bíblicos que tenho em minha estante, leio minuciosa descrição feita por São Berda, o Venerável (673-735), em seu tratado “Excerpta et Colletanea” sobre as figuras de Melquior (também Belchior ou Melchior), Gaspar e Baltarsar.
Por ordem de idade: Melquior, 70 anos (de barbas e cabelos brancos); Baltasar, 40 anos (era mouro e tinha barba cerrada); e Gaspar, de apenas 20 anos (tinha uma compostura robusta).
A história nos conta que não teriam sido reis, mas sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia, ou mesmo conselheiros...
Como todos sabem foram três os presentes que os Reis Magos entregaram a Maria, Mãe de Jesus: ouro, incenso e mirra. O ouro, para uns, poderia representar a Realeza; O incenso representaria a Fé cristã (...é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobre ao céu – Salmos 141:2); A mirra, resina antiséptica usada em embalsamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra aloés foi usado no embalsamento de Jesus (João 19: 39 e 40).
Atualizo o meu trabalho e chego ao CALDAS AULETE – Dicionário Contemporâneo da Lingua Portuguesa . Volume 3, Editora Delta S. A. – Travessa do Ouvidor, 22 – Rio de Janeiro – 1952, pág. 3076.
O que é Mago? - Mago, s.m. Sábio, perito no culto da religião (Aplica-se aos antigos sábios e sarcedotes da Périsa)...
Estou satisfeito, mas consulto, por último o Aurélio, é dificil viver nos dias de hoje sem ter um Aurélio (mini ou grande, não importa) por perto. Recorro aos bons préstimos e ensinamentos do Mini Aurélio – Escolar – Editora Nova Fronteira. 2001, pág. 439.
Primeiro, Mago: sm. 1. Antigo sarcedote, entre o medos e persas. 2. O que pratica a magia (1); mágico. Bruxo.
Vou mais adiante e pesquiso: sarcedotes, magia, mágico, bruxo.
Para o meu estudo descarto logo a expressão bruxo, nada tem haver com o que pretendo. Mas, fixo o olhar nas outras três expressões: magia; mágico; e sacerdote.
Das duas primeiras, extraio parte da resposta que procuro.
Ma.gi.a. sf. 1. Religião dos magos. 2. Ciência e arte em que se pretende empregar conscientemente poderes invísveis para obter efeitos visíveis; mágica ... 3. Fig. Encanto que exercem nos sentidos, ou no espírito, as belas-artes, a poesia, as paixões.
Má.gi.co. adj. 1. Que se refere à magia. 2. Dotado de poder sobrenatural. 3. Fig. Encantador, extraordinário, maravilhoso. S. m. Indivíduo que pratica a magia.
Sim, agora justifica o tratamento que dispensei ao Magro de Henrique Wanderley, a quem sempre tratei de o “Mago” de Pesqueira.
Quem conheceu EVANDRO sabe que ele esteve em vida muito mais para ser o MAGO DE PESQUEIRA, do que o MAGRO DE HENRIQUE WANDERLEY, porque nele se concentrava a magia da vida, por ser sempre encantador, extraordinário.
De bons propósitos, sempre prudente, conquistou uma legião de amigos, compartilhando momentos alegres e tristes.
Vocacionado a amar a sua terra PESQUEIRA, pobre de bens materiais, serviu a muitos com a fortuna que carregava em sua alma e coração.
O MAGO DE PESQUEIRA era, também, um sacerdote. Sim, porque exerceu com escrúpulo e impecável dignidade uma profissão honrosa e muito elevada, a de servir.
Retratou Pesqueira, filmou a vida, retocou o SAP, jogando no ar um pouco da história da terra que lhe viu nascer, que lhe serviu de berço, Pesqueira! É essa Terra que Ele amava, na grandiosidade de sua alma, na humildade de seus gestos.
Na página principal do site do SAP, uma só frase postada acima de sua fotografia, reflete o sentimento de todos os pesqueirenses:
“ADEUS EVANDRO...
A SAUDADE QUE VOCÊ DEIXA É DO TAMANHO QUE TINHA O SEU CORAÇÃO GENEROSO!”
Sim, acertamente a frase diz tudo: “...coração generoso!”
Vai hoje ao encontro do Pai celestial. Vai hoje ao reencontro marcado com o mestre HENRIQUE WANDERLEY, seu pai. Vai ao reencontro marcado com dona ALBERTINA WANDERLEY, sua mãe. Vai, também, ao reencontro marcado com Zé Ramalho, seu sogro.
Mas, vai deixar enorme saudade nos corações de VANJA WANDERLEY, sua dileta esposa e de seus filhos. E essa saudade será partilhada nos corações de sua irmãs Eliane, Evanusa e Evaneide. A mesma saudade estará presente nos corações dos seus sobrinhos todos e dos cunhados Nino (casado com Eliane); Pedro (casado com Evanusa) e Jânio (casado com Evaneide).

Praça da Matriz - Pesqueira - PE.

9 comentários:

  1. Bastante feliz a justa homenagem prestada pelo jornalista pesqueirense Jurandir Carmelo ao nosso saudoso conterrâneo Evandro Wanderley. Obrigado ao OPINIÃO pela publicação. Aparecida Farias - Pesqueira-PE

    ResponderExcluir
  2. Jurandir Carmelo lembro dele, era amigo de Carlos Ferraz, Junior Verísssimo, Raniere Timóteo, nos anos 80, farramos muito juntos daqui de Recife para Pesqueira e Triunfo.

    ResponderExcluir
  3. Evandro Wanderley era um homem digno que a cidade de Pesqueira perdeu.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS PELA HOMENAGEM DESSE BLOG A EVANDRO...

    ResponderExcluir
  5. Se foi mais um dos bons daqui.

    ResponderExcluir
  6. Pesqueira está dando adeus a toda rapaziada da minha época que passou dos 60 anos, nesses dias chega minha vez e a de Jurandir.Queria não...

    ResponderExcluir
  7. Nunca conheci esse rapaz mais gordo...

    ResponderExcluir
  8. Todos chegarão ao final da vida, mais cedo ou mais tarde...

    ResponderExcluir
  9. Um baita jornalista!
    Com um estilo - e narrativa - inconfundível.
    Não o conheci, mas guardo os seus vídeos sobre Pesqueira debaixo de sete chaves.
    Uma obra prima.
    Clovão (filho de Juraci).

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!