sexta-feira, 22 de abril de 2011

DESABAFO EDUCACIONAL


Segundo membros do Sindicato, os professores daqui continuam com o pior piso salarial da Região do Pajeú. O que ouvimos sempre são desabafos que nos causam sofrimento enquanto cidadãos: "Por conta dos baixos-salários hoje somos uma categoria doente, acomodada, inerte, omissa, indiferente, medrosa, envergonhada, inconsciente, alienada. O salário nos humilha. E os governantes nos tratam como inimigos"

25 comentários:

  1. É uma questão que precisa avançar, encontrar um ponto de consenso e trabalhar em conjunto.Se não vamos incorrer no mesmo erro de antes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a intervenção do Opinião e do Verdade Escrita na causa nossa.Ficamos felizes em ter alguém para poder pedir ajuda.

    ResponderExcluir
  4. ISSO É UMA LUTA PERDIDA.POIS COMO SE VÊ AQUI OS PRÓPRIOS INTERESSADOS NÃO TEM CORAGEM DE LUTAR, VEMOS AQUI OS COMENTÁRIOS DE AGRADECIMENTO PELO APOIO, SÃO ANÔNIMOS. BEM FEITO QUE O PREFEITO NÃO DÊ AUMENTO A ESSE BANDO DE BAJULADORES E COVARDES.

    ResponderExcluir
  5. Nossas colegas educadoras aqui são na grande maioria alienadas, dominadas no pensamento e ações pelo conjuge, geralmente possuidor de nivel cultural inferior e vinculado ao prefeito,impedindo assim posições corajosas.Nosso sindicato de classe tem lutado muito, Josenildo e Celizete fazem o possível, mas fica difícil avançar com gente assim.

    ResponderExcluir
  6. Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa24 de abril de 2011 às 12:29

    AOS MEUS QUERIDOS IRMÃOS: EDUCADORES DE TRIUNFO

    NÃO É SEGREDO PARA NÓS EDUCADORES, POR MAIS DESENFORMADOS QUE SEJAMOS, QUE ESTAMOS TRABALHANDO NA ESCOLA PÚBLICA, A SERVIÇO DO ESTADO NEOLIBERAL. O OBETIVO DO ESTADO CAPITALISTA É FORMAR MÃO DE OBRA BARATA, ALIENADA, PARA O TRABALHO EXAUSTIVO NAS EMPRESAS. PORTANTO, QUANTO MENOS O ESTADO GASTAR COM SALÁRIOS PARA OS PROFESSORES, MAIS LUCROS SERÃO ACUMULADOS. NO ENTANTO, COMO AFIRMOU KARL MARX,O TRABALHO É A PRINCIPAL ATIVIDADE DO HOMEM, POIS É ATRAVÉS DELE QUE O HOMEM INTERFERE NA NATUREZA,CRIA A SI MESMO E ESTABELECE AS RELAÇÕES COM OS OUTROS HOMENS.O QUE O MARX QUERIA DIZER, É QUE NÓS SOMOS O MATERIAL, ISTO É, NÓS SOMOS O FRUTO DO NOSSO TRABALHO. SE NÃO SOMOS NADA NO NOSSO TRABALHO; NÃO SOMOS NADA NESTA VIDA! AQUELE DITADO POPULAR DE QUE O HOMEM É VISTO PELO QUE TEM, EXISTE UM POUCO DE VERDADE. ENTÃO NÃO FICA DIFÍCIL DE ENTENDER, PORQUE OS PROFESSORES DE TRIUNFO, ASSIM COMO, DE TODO PAÍS,SE SENTEM DESESTIMULADOS, CANSADOS E ATÉ REJEITADOS PELOS DONOS DO PODER! PORQUE OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES NESTE PAÍS; NÃO É NADA! E O PROFESSOR NA SUA TRISTEZA INFINITA, POR VEZES, SE SENTE, NADA! MAS, A POLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA É UMA; O QUE NÓS EDUCADORES PENSAMOS SOBRE EDUCAÇÃO PÚBLICA, E O QUE QUEREMOS PARA NÓS E OS NOSSOS FILHOS É UMA POLÍTICA BEM DIFERENTE! A MINHA VONTADE POLÍTICA VAI SER DIFÍCIL DE PREVALESCER CONTRA A DO ESTADO HEGEMÔNICO, MAS, À MEDIDA QUE EU TENHO CONSCIÊNCIA DE TODAS ESTAS REALIDADES, SE TORNA MAIS FÁCIL DE LUTAR CONTRA ELA! NÃO PODEMOS É FICAR PARADOS, DE BRAÇOS CRUZADOS À MERCÊ DA VONTADE VORAZ DO ESTADO DE ACÚMULO DE LUCROS! COMO BEM FALOU A COLEGA, LUZ, NO SEU PENSAMENTO ACIMA, PRECISAMOS IR À LUTA! DEIXAR O PESSIMISMO DE LADO, A BAIXA ESTIMA E A ACOMODAÇÃO. SOMOS TODOS CAPAZES, DE LERMOS, DE ESTUDARMOS E REFLETIRMOS SOBRE NOSSA REALIDADE, E DE CONTRIBUIRMOS PARA TRANSFORMARMOS ESTA REALIDADE INJUSTA!
    UM ABRAÇO FRATERNO A TODOS OS EDUCADORES DE TRIUNFO. QUE, CERTAMENTE, SÃO GRANDES GUERREIROS.

    Profa. Msc. Antonia Lurdenilda Menezes de Sousa
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Antonia Lurdenilda Menezes de Sousa24 de abril de 2011 às 13:47

    AGRADECIMENTO

    NESTE MOMENTO, GOSTARÍAMOS DE AGRADECER AO ILUSTRÍSSIMO, CARLOS FERRAZ, EDITOR DO OPINIÃO DIGITAL, PELOS ESFORÇOS EM TRAZER PARA O BOJO DO DEBATE, QUESTÃO TÃO IMPORTANTE, COMO A EDUCAÇÃO. TEMOS ACOMPANHADO, MESMO SEM CONHECÊ-LO, O SEU TRABALHO. E DURANTE OS ÚLTIMOS SEIS MESES, TEMPO EM QUE VENHO PARTICIPANDO, TENDO A OPORTUNIDADE NÃO SÓ DE EXPRESSAR O MEU PENSAMENTO DE MANEIRA DEMOCRÁTICA, MAS DE OUVIR OS MEUS CONTERRÂNEOS, SOBRE OS DIVERSOS TEMAS; COMPROVARMOS, QUE ESTE INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO,O OPINIÃO, TEM SE CONSTITUÍDO NUMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO. RESSALTO, TAMBÉM, O COMPROMISSO DO CIDADÃO, CARLOS FERRAZ, COM SUA GENTE, COM SUA TERRA! DIFICILMENTE ENCONTRAMOS PESSOAS, QUE DURANTE TANTO TEMPO, TENHAM TRABALHADO DE MANEIRA TÃO INSISTENTE PELA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE UMA POPULAÇÃO! E PELO QUE NOS PARECE, COM SEUS PRÓPRIOS MEIOS E RECURSOS. É NECESSÁRIO QUE SEJA ALGUÉM, DE INCALCULÁVEL ESPÍRITO DE COLETIVIDADE, DE SOLIDARIEDADE E DESPRENDIMENTO HUMANO. ESSAS AÇÕES, QUANDO REALIZADAS, NÃO SE ESPERA RETORNOS...ELAS SÃO FRUTO DE UM IDEALISMO NOBRE, A QUE ALGUNS HOMENS, SÃO ACOMETIDOS. QUEREMOS AINDA LEMBRAR, QUE ESTE BLOG TEM ALGO DE ESPECIAL NA SUA CONSTRUÇÃO, ALÉM DO CARINHO DEMASIADO DO SEU EDITOR. CONSISTE NO RESPEITO ÀS DIFERENTES IDEOLOGIAS POLÍTICAS, CULTURAIS E HUMANAS DOS PARTICIPANTES. POR ISTO, COMO NORDESTINA E SERTANEJA, FILHA DE SERRA TALHADA, SINTO-ME HONRADA E FELIZ POR PARTICIPAR DE IDEIA TÃO INUSITADA, COMO O OPINIÃO. ABRAÇOS FRATERNOS, CARLOS FERRAZ! QUE VOCÊ POSSA SER COMPREENDIDO PELA NOSSA GENTE, RESPEITADO E AMADO! OBRIGADA, QUE DEUS POSSA LHE ILUMINAR SEMPRE.

    Profa. Msc. Antonia Lurdenilda Menezes de Sousa
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM.
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Concordo em genêro,número e grau com a mestra amazonensse Lurdenilda no tocante ao trabalho exemplar desenvolvido pelo Carlos Ferraz.Embora reconheça que naquela cidade , que já foi minha um dia , nada disso será reconhecido.Empenho em vão!Deixei foi tudo de lado e estou muito bem obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Affe,que depoimentos mais compridos,é maior que a matéria do Carlos,parece o jornal da folha de são paulo..Eu tambem vou escrever comprido assim tambem srsrrsrsr,más tá certo,apoio,olha quem tá lá em cima,minha linda amiga do coração...

    ResponderExcluir
  10. Aqui participação dos docentes das redes estadual e municipal é minima, não existe adesão espontânea apesar de concursadas e amparadas pela legislação, a maior parte teme qualquer analfabeto que ocupe a prefeitura e câmara, dando um mal exemplo

    ResponderExcluir
  11. Frustante os educadores daqui serem incapazes de se posicionar.Dá para entender? São uns professores fracos não?!

    ResponderExcluir
  12. Educadores fracos e covardes. Esquecem que são concursados, que em caso de perseguição politica pode procurar o ministerio público.PERSEGUIR, INTIMIDAR, AMEAÇAS VELADAS, E ETC TEM NOME- ASSÉDIO MORAL. Assédio Moral é crime tem de ser denunciado. Eita povo covarde esse aí de Triunfo!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Maria Helena!Sinta meu abraço!

    ResponderExcluir
  14. Prezado Carlos Ferraz. Você é um homem que Faz.Ama sua Terra,a defende junto aos seus conterrâneos mais humildes,muito lindo ,isso!Parabéns!
    Sinta o meu abraço energizado!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Reforçando: COVARDE e RUIM,,,

    ResponderExcluir
  17. Antonia Lurdenilda menezes de Sousa25 de abril de 2011 às 18:49

    Aos meus queridos irmãos: Educadores de Triunfo!

    Quando abraçamos a educação pública, nos profissionalizando, de maneira consciente ou não: estamos abraçando toda uma luta histórica para revertermos os objetivos da elite burguesa brasileira. A educação pública que é instrumento de alienação e perpetuação da ideologia dominante; para nós, educadores, ela necessita produzir insubordinação, rebeldia e ativismo!Para BASBAUM (1977), no processo de alienação o homem perde sua consciência pessoal, sua identidade e personalidade. Por isso, amigos, a luta por melhores salários, é sobretudo, a luta pela reconquista da nossa dignidade! O MEDO NÃO FAZ PARTE DO VOCABULÁRIO DA MULHER E DO HOMEM NORDESTINO! Vamos dar um basta nesses governos opressores, que não conhecem o verdadeiro valor da EDUCAÇÃO!!!

    Profa. Msc. Antonia Lurdenilda M. de Sousa.
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM.
    Manaus/ Brasil.

    ResponderExcluir
  18. Tenho pena desse pessoal em São José do Egito o sálario base é de 1.140,00, e melhor pago em dia, se o professor não é valorizado imagine o resto.
    Está na hora disso ai mudar!

    ResponderExcluir
  19. Antonia Lurdenilda Menezes de Sousa26 de abril de 2011 às 23:05

    QUAL A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM?

    A aprendizagem é a nossa própria vida, desde a juventude até a velhice, de fato quase até a morte; ninguém passa dez horas sem nada aprender (Paracelso). No entanto, amigos educadores de Triunfo, a grande questão é: o que aprendemos de uma maneira ou de outra? Será que nós educadores estamos contribuindo para a auto-realização do educando? ou nós educadores, inconscientemente, estamos a serviço da perpetuação da ordem social capitalista? O grande educador Paulo Freire, ressaltava a importância da educação como prática política conscientizadora. Uma educação em que nós educadores e educando possamos dizer a nossa palavra!Portanto, amigos de Triunfo, não podemos correr o risco de passarmos para o educando uma imagem de insegurança, indiferença e medo, diante dos conflitos sociais! mas, de esperança, coragem e ousadia! Queremos convidá-los para juntamente com os colegas que já estão aqui participando do debate, formarmos uma grande mesa redonda sobre questões concernentes a educação. Deixamos aqui a sugestão para o ilustríssimo amigo Carlos Ferraz. Pois, certamente, cada um de nós, terá ideias e informações importantes para compartilhar. Agradecemos as importantes participações das colegas: Luz e Maria Helena, que enriqueceram este debate, assim como, as demais pessoas (anônimos). Um abraço fraterno para todos.

    Profa. Msc. Antonia Lurdenilda M. de Sousa.
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM.
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  20. PREZADO CARLOS FERRAZ E EQUIPE DO OPINIÃO,
    GOSTARIA DE SOLICITAR, DE MODO PARTICULAR AO COMPETETE JORNALISTA E COMUNICADOR CARLOS FERRAZ, QUE PUBLIQUE OS NOSSOS COMENTÁRIOS, ENQUANTO PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO,OS QUAIS TEM COMO OBJETIVO SOMENTE CONTRIBUIR COM A QUALIDADE DAS MATÉRIAS E TEMAS AQUI TRATADOS. POIS, SOMOS ADMIRADORES ASSÍDUOS DESTE JORNAL.
    SENDO DEPONENTES DE QUE ESTE ESPAÇO IDEALIZADO E CONDUZIDO PELO EDITOR É SERIO, DEMOCRÀTICO E TEM CREDIBILIDADE JUNTO AOS SEUS SEGUIDORES E LEITORES. PORTANTO, NÃO PODEMOS SER OMISSO DIANTE DAS POSTURAS INADEQUADAS E DESMEDIDAS DE CERTOS LEITORES E COMENTARISTAS.
    ANTERIORMENTE JÁ HAVIAMOS POSTADO COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO(INEXPLICAVELMENTE NÃO FORAM PUBLICADOS) SUGERINDO E AFIRMANDO QUE AS PESSOAS QUE SE DIZEM EDUCADORAS APRENDAM A LINGUAGEM DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOS E TENHAM A ELEGANCIA DE NÃO PRODUZIR TEXTOS LONGOS, MAIORES DO QUE A MATÉRIA DO EDITOR,POIS, PARECE QUE O EDITOR NÃO TEM CONHECIMENTO E DOMINIO DO ASSUNTO E A PESSOA NO SEU COMENTÁRIO CORRIGE. MELHOR SERIA SOLICITAR UM ESPAÇO PARA PUBLICAR A MATÈRIA DO SEU INTERESSE. O QUE COMENTAMOS TAMBÉM FOI OBSERVADO POR OUTRA LEITORA EM UM DOS COMENTÁRIOS ACIMA.
    DEPOIS A LINGUGEM USADA DEVE SER ACESSÌVEL A TODOS ,REBUSCAMANTO E TERMOS MUITO TÉCNICOS FERE A ÉTICA. TITULAÇÔES PODEM ATÉ SER COLOCADA, MAS, ESTE BLOG NÃO TEM PERFIL DE MURAL DA ACADEMIA PARA PUBLICAÇÂO DE TESE DE MESTRADO OU DOUTORADO, O EXIBICIONISMO ACADEMICO É DISPENSÁVEL, HOJE JÁ NÃO BASTA A GRADUAÇÂO, AS TITULAÇÔES FAZEM PARTE DO COTIDIANO DA FORMAÇÃO. OUTRO ASPECTO É O CLIMA DE COMPETIÇÂO ENTRE ELAS, COM TROCA DE FARPAS E INSULTOS, SENDO UMA POSTURA NÃO RECOMENDAVEL ,DEIXA O BLOG, SEU EDITOR E SEUS LEITORES EM MAUS LENÇOIS E CORROI A CREDIBILIDADE, DANDO UM ASPECTO ANARQUICO, DE NIVEL BAIXO E DE POUCO COMPROMISSO COM QUE SE PROPÕE.
    CONHECEMOS A PRODUÇÂO JORNALISTICA DO CARLOS FERRAZ DESDE DOS VELHOS E LONGOS TEMPOS DE ESTUDANTE, SABEMOS DA SERIEDADE E DA IMPORTÂNCIA DESSE INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÂO, POR ISSO ESTAMOS AQUI APELANDO PARA QUE EVITE A PROLIFERAÇÂO E A EXPOSIÇÃO DE CERTAS SITUAÇÕES ALHEIAS AO PERFIL DESTE AMBIENTE VIRTUAL.
    CONTAMOS COM A POSTAGEM DO NOSSO COMENTÁRIO.
    MARCOS ANTONIO SAUDADE DE LIMA
    PROFESSOR DE COMUNICAÇÃO E JORNALISMO
    BRASILIA -DF

    ResponderExcluir
  21. O OPINIÃO VIROU A "GAIOLA DAS LOUCAS" DESVAIRADAS, COITADAS!!
    MARLENE- TRIUNFO- PE

    ResponderExcluir
  22. Me formei no fim do ano de 2007 e até hoje estou desempregada, embora o pai do prefeito, o prefeito e o vice-prefeito quando se candidataram da primeira vez tenham na minha casa garantido aos meus pais e depois colocado outros.

    ResponderExcluir
  23. Como aparece gente intrigante neste espaço a condenar quem tem algo importante para declarar como Luz, Helena,Lurdes,Genivaldo.Inveja mata minha filha.

    ResponderExcluir
  24. GAIOLA DAS LOUCAS? COISA FEIA,VC TÁ É QUERENDO ARRUMAR BRIGA MINHA LINDA,VAI PROCURAR O QUE FAZER AIR EM TRIUNFO,PORQUE EU ESTOU MUITO ATAREFADA,O TEMPINHO QUE TIRO AQUI NO OPINIÃO É PRA ESCREVER PALAVRAS LINDAS,NÃO SOU IGUAM A VC QUE SÓ SABE ATACAR PESSOAS QUE NÃO TE FEZ MAL ALGUM,SOU DO BEM TÁ,MINHA MÃE SOUBE ME CRIAR,EU JAMAIS VOU MEXER COM QUEM ESTÁ QUIETO...PROCURA A PAZ DE DEUS...POIS EU TENHO PAZ,SOU MUITO FELIZ NA VIDA,TENHO TUDO DE BOM,COITADA DE VC,GENTE ASSIM SOFRE IGUAL UMA CONDENADA...

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!Quero deixar minha opinião em relação a tudo que li aqui.Parabéns a Sra.Laudenilda Menezes de Sousa,por suas sábias intervenções no Opinião, e aos demais também,pois interagir é aprender,é crescer.Apenas,gostaria de colocar aqui,para você, que desrrespeitosamente disse que aqui virou "Gaiola das Loucas Desvairadas",o primeiro(a) louco(a),é você,viu?Alienado(a).Leia ,estude um pouco,e deixe uma mensagem reflexiva e positiva,aprenda a fazer uma crítica construtiva!Construa!Não destrua!Lute!Não seja covarde!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!