segunda-feira, 23 de maio de 2011

RESPOSTA AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SAÚDE


Também com cordialidade, passamos a responder na íntegra ao nobre Secretario Municipal da Saúde, Dr. Saulo Bezerra Xavier, a respeito do posicionamento tomado por nossos informativos diante algumas situações informadas por populares e repassadas aos leitores nas colocações aqui inseridas em 01.05. no texto "A SAÚDE ESTÁ DOENTE".
 
Tenha inicial certeza de que o escrito tem tudo haver com reclamações constantes enviadas por cartas, e-mails, telefone e pessoalmente por funcionários de diferenciados níveis da Unidade Mista de Saúde Felinto Wanderley, inclusive fazendo questão de não omitirem suas identidades em edições passadas. Será que não leram? E pacientes esses nem se fala... Não temos a intenção de mentir, enganar, ludibriar, como o jovem enfermeiro insinua. Apenas somos uma válvula de escape limitada da população incomodada do município, sem voz, sem vez e sem coragem de confrontá-los, como fazemos sempre de forma consciente independente respeitosa, sem ódio e sem medo, afinal somos esclarecidos, civilizados e ocupantes do mesmo espaço, com direitos iguais de cidadania; embora nunca compreendida devido faltar um pouco de humildade dos transitórios gestores. Mas, quanto a isso estamos acostumados e vacinados!
 
Essas pessoas insatisfeitas acusam terem sido aconselhadas por atendentes da UMSFW em alguns sábados e domingos procurar a unidade da vizinha cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, entre elas uma senhora com fortes dores de cabeça residente no Loteamento São Vicente, Bairro da Encruzilhada e um agente da Polícia Civil, lotado na D.P. com crise de hipertensão confirmada ao chegar no endereço recomendado. O que diz? Não somos de inventar...
 
Sabemos do seu esforço em dotar aquela repartição de condições satisfatórias de funcionamento, postura louvável, ainda mais devido a obrigação como profissional de saúde, não devendo ficar mais comparando relativas situações com administrações passadas ex-aliadas: essas para satisfação de todos já se foram tarde, deixando infelizmente sequelas irreparáveis, terminando por comprometer nossas vidas.
 
Precisamos focar o presente e futuro, esquecendo em tempo recente ser o mesmo grupo responsável pelo órgão, sem nada de proveitoso e diferente realizar pela saúde dos habitantes, segundo os que conviveram o momento administrativo; imediatamente sucedido por um aliado reverenciado como competente e maravilhoso que foi o ex-prefeito, agora parecendo culpado por tudo, desde a fundação da maternidade, como suposto pano de fundo.
 
As comparações feitas a outros municípios de porte igual ou inferior ao nosso procedem, são lógicas e pontuais, porque esses têm com recursos idênticos conseguido manter uma regularidade em atendimentos ao ponto de não haver ausência de plantonistas e medicamentos, como Carnaíba, Afogados da Ingazeria, Sertânia, Custódia, São José do Belmonte, Princesa Isabel, entre outros (sem citar a grande Serra Talhada), onde ultimamente tem nascido crianças aqui geradas, devido não haver mais condições para oferecer um parto seguro, haja vista a desativação do centro cirúrgico, bem diferente de período anterior, com Dr. Artur Leal Diniz que muitos meninos e meninas trouxe ao mundo naquele local. Daqui a pouco não teremos mais triunfenses natos. Estamos errados?
 
Nada contra atender pacientes das localidades: Santa Cruz da Baixa Verde, Manaíra, São José de Princesa, além de uma atitude humanitária, não vemos qualquer nexo se criar dificuldade em salvamentos, apenas pelo necessitado residir em território diferente, como tão bem define o Serviço Único de Saúde (SUS). Em nossa ótica todos são iguais. Está certíssimo!
 
As publicações verdadeiras citadas pelo dinâmico secretário - afirmando textualmente serem as nossas mentirosas - porque não coadunam com a realidade atual, nunca são publicados por parte da imprensa regional: amordaçada, subserviente e financiada pelos cofres públicos. Caso isso acontecesse saberia a população de absurdos ocorridos nessa área de saúde documentados em poder de terceiros, os quais tivemos a oportunidade de ler.
 
Achamos que não vale à pena ficar aqui repisando fatos em poder da Justiça, como o acontecido "Escândalo dos Falsos Médicos", denunciado pelo ex-secretário municipal da agricultura, Gidenilson Magalhães da Silva (Nilson do Sindicato), o popular "Homem Bomba" e outros, largamente divulgados nas rádios, jornais, blogs e tvs da Capital e Interior. Aqui abafado! Mas o relato da precariedade física e material do Hospital Felinto Wanderley, reconhecido por V. Exa. no Seminário da Saúde, no Colégio Stella Maris, ano passado (inclusive com nossa participação, intervenção e apoio), não deve ser esquecido e merecendo ser com relativa frequência cobrado até haver solução palpável. É um direito! Aguardamos ansiosos as conquistas prometidas, tipo: o socorro Samu; o micro ônibus; as máquinas de lavar; o centro cirúrgico, a ampliação do hospital; as novas ambulâncias; o concurso público abrangente.
 
Quanto à sugestão citada: Vamos reconhecer mais o potencial da nossa cidade! Agradecemos e dispensamos o bem intencionado conselho, porque sem falsa modéstia, desconhecemos algum triunfense mais interessado no sucesso da nossa querida terra e felicidade do nosso sofrido povo, ao longo dos anos. Mesmo quando assumimos durante um bom tempo o comando da oposição, jamais torcemos pela ação equivocada: de quanto pior melhor... Isso não faz parte do nosso ideário! Muito pelo contrário, sempre procuramos ajudar no possível. Agora, por questões pretensiosas querer modificar o nosso modo de pensar, de agir e reivindicar, realmente ninguém merece. Chega a ferir a liberdade democrática...
Aguardamos, no entanto, sermos mensalmente informado de tudo, como assim promete o secretário. Mas de tudo, mesmo. Nada de omitir situações vexatórias desfavoráveis acontecidas com o intuito de preservar a imagem do Executivo, como por exemplo: 1) A jovem do Sítio Santo Antonio, por uma cobra picada não encontrando o soro necessário; 2) O jovem do Bairro Rosário, que em pleno sábado quase vai a óbito devido os balões de oxigênio da unidade estarem vazios; salvo por Etinho Fonseca que socorreu com o reserva utilizado pela cunhada; 3) A utilização visível de veículos da saúde para funções totalmente diferenciadas do serviço público; 4) O humilhante transporte semanal de pacientes pelo sistema TFD em viaturas inadequadas; 4) A falta de socorro a motoqueiro que sofreu acidente e não encontrou o plantonista, sendo encaminhado para Serra Talhada; 5) O absurdo de em duas edições da Caravana da Saudade, com várias pessoas idosas na cidade, não haver um médico no hospital.; 6) A falta de atendimento odontológico de obturação e restauração porque a máquina está quebrada, segundo constava aviso fixado na porta do consultório. É por essas e outras que nos posicionamos, gostem ou não. Por acaso estamos errados em qual sentido? Não merecemos ser ironizados e taxados de agitadores. É bem porque não gostamos de Triunfo...
Ciente de ter sem qualquer ressentimento de ordem, pessoal, profissional ou política, haver respondido as suas indagações, oferecendo talvez informes desconhecidos da equipe, finalizamos almejando que todas as planejadas ações voltadas para a complicada área, sejam pautadas de pleno sucesso durante o restante do mandato.
Sem mais para o momento renovamos os nossos respeitosos votos de consideração e apreço.
Atenciosamente,

Carlos Carmelo Ferraz Farias
Editor

31 comentários:

  1. Caro Amigo Carlos Ferra.
    Acho que estar ficando com a memoria curta
    Esqueceu de lembrar ao todo poderoso e arrogante o Sr.Saulo Xavier - Secretário de Saúde QUE O SALÁRIO DOS PROFISSIONAIS DE NIVEL SUPERIOR, ESTAR ATRAZADO HA 3 MESES.o dinheiro vem? onde estão destinando. lembra isso pro secretário de saúde

    ResponderExcluir
  2. A SAÚDE DE TRIUNFO ESTÁ DOENTE E NAS ULTIMAS ISSO NÃO É NOVIDADE PRA NINGUÉM, QUE O ATENDIMENTO É PÉSSIMO ISSO NÃO RESTA DUVIDAS, O PESSOAL LÁ SO VIVE DE CARA FEIA, TEM UMA MOÇA LÁ SE NÃO ME ENGANO CASADA COM UM PM QUE SO VIVE DE MAL HUMOR E TRATA O PESSOAL MUITO MAL, ESSES DIAS TIVE QUE LEVAR MINHA MÃE PRA SANTA CRUZ, APESAR DAS PIADINHAS QUE HOUVI LÁ TIPO "TRIUNFO NÃO TEM MÉDICO NÃO É?" O ATENDIMENTO FOI MUITO BOM, TRISTE É SABER QUE ESSE PESSOAL NÃO TEM A MINIMA INTENSÃO DE AJUDAR AS PESSOAS CARENTES DO NOSSO MUNICIPIO, DUVIDO QUE OS DELES LEVAM PRA ESSE HOSPITAL, OU SERÁ QUE O SR. SECRETÁRIO SERIA CAPAZ DE ARRISCAR A VIDA DE ALGUÉM DA SUA FAMILIA PRA ESSE HOSPITAL, ISSO EU DUVIDO MESMO, QUEM PODE LEVA PRA SERRA, PARTICULAR, A GENTE VER SR. CARLOS FERRAZ QUE A SUA PESSOA É DECENTE E TEM AMOR PELA NOSSA CIDADE, SINTO ORGULHO DO SEU TRABALHO. PARABÉNS!
    PROF. SOCORRO

    ResponderExcluir
  3. Achei oportuna e justa a resposta.Essa exposição de fatos pedentes precisa ser resolvida.

    ResponderExcluir
  4. Algumas pessoas revelam um orgulho inocente, mas que é uma força existencial, ou seja, aquela de admirar a si próprio e colecionar vaidades.Observando bem, é possível perceber pelas posições, pelos gestos e pelas frases desse secretário.

    ResponderExcluir
  5. Que Triunfo não vai ter triunfense nato, nascido no municipio! É uma vergonha...

    ResponderExcluir
  6. Saulo e Vanzin dois maiores obstáculos na administração. dr Luciano é 10.

    ResponderExcluir
  7. CARLOS FERRAZ PARABENS POR TER CORAGEM DE ABRIR A BOCA!MESMO SABENDO QUE OS BONFIM E A PREFEITURA, SAUDE E EDUCAÇÃO E UMA MAFIA SÓ!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Saulo um gatinho dá prefeito lindinho. Voto n, em casa tudinho.Tá Luciano tá comigo.

    ResponderExcluir
  9. As leis trabalhistas vigentes aqui não estão acompanhando as inovações das relações de trabalho nem a velocidade absorvidas, causando insatisfação de trabalhadores sem receber salários atrasados.

    ResponderExcluir
  10. a quem devemos recorrer? não existe impuniodade nesse país para politicos corruptos e maus gestores, o dinheiro publico é desviado para beneficio próprio e da turminha do come come, isso é uma vergonha, alias falta de vergonha, o povo lutar, trabalha feito doido pra ganhar uma micharia de um sálario, enquanto os espertões estão so no bom as custas do povo, cade esses vereadores que não fazem nada, prefeito o Sr.. tem algo chamado conciência, o pior pessoal é que ele é médico, tenha mais amor pelo seu povo e sua cidade, eles fizeram tanto por Vossa senhoria e sua ilustre familia.
    Alexandre!

    ResponderExcluir
  11. Evidente que conhecimento avança quando contestado pela realidade, ciência progride sobre suas falhas.Não desanimem.

    ResponderExcluir
  12. Além de insuficiente a verba que chega ao hospital atrasa, conforme provou o secretário Saulo.O dinheiro vem do Ministério da Saúde via Secretaria Municipal. Querem que se faça milagre?

    ResponderExcluir
  13. O médico falou que nem casos mais simples de cirúrgias são realizados por falta de equipamento específico.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Caro Carlos Ferraz por seu posicionamento e resposta a altura a este secretário que segundo a população é muito arrogante e do meu ponto de vista tambem,isso nada mais é do que querer mascarar os problemas que atingem a unidade que hoje considero como um postinho de saúde e não mais como um hospital e dizer a população e aos triunfenses ausentes que a saúde do município anda a mil maravilhas onde na verdade não é,imagine este secretário como gestor maior do município que é o que anda se comentando aos quatro cantos do município.O que será de nós?Força a oposição de Triunfo que não deixe que isto aconteça.Vamos lutar e tentar esclarecer esse povo tão sofrido para mudar-mos o cenário político do nosso querido TRIUNFO.

    ResponderExcluir
  15. A fama de zangado tem incomodado Saulo, mais conhecido como seu Lunga.

    ResponderExcluir
  16. Não faz o menor sentido essa reclamação, a demora do repasse é o padrão de dois ou três meses a partir da solcitação da verba.Em relação da verba o secretário admite que é insuficiente, mas que cumpre tabela ddo MS.

    ResponderExcluir
  17. A verba não paga sequer atendimento secundário como fazer pequenas cirurgias como cobram os agitadores da cidade? Querem demais.

    ResponderExcluir
  18. decisão de dar a cunhado poder de controlar de 38,2% do Orçamento municipal , dá sensação semideus.

    ResponderExcluir
  19. A sorte dessa cidade ainda é Dr. Cristóvão e Dr. Eduardo Melo, Cristóvão mesmo de mau humor as vezes, atende todo mundo. Dr. Eduardo nem se fala atende todo mundo com uma simpatia, seja daqui ou de santa cruz. E quando ta em Santa Cruz atende o povo de Triunfo do mesmo jeito. E quando Dr. Toninho ta atendendo com ele é bom porque mais gente é atendida, não recusam de atender um só. Tem dia que parece um formigueiro de gente aquele hospital. A equipe de médicos e enfermeiros está de parabéns por ter que trabalhar muito e em condições tão ruins como é no hospital daqui.
    Mércia

    ResponderExcluir
  20. vote no gatinho saulo,ele merece,eu tambem vou votar nele....

    ResponderExcluir
  21. Toda essa demora em solucionar dificuldades da saúde daí chama-se falta de comprometimento e de honestidade dos prefeitos com o povo. Ainda mais ficar com desculpa que não pode avançar.

    ResponderExcluir
  22. AGORA PARECE QUE VAI PIORAR PRA NOIS EM TRIUNFO, POIS NÃO TEM MARCAÇÃO PRO PEDIATRA, PRO GINECOLOGITA E NEM PRA CLINICO NO AMBULATÓRIO. A MOÇA NEM SABE INFORMAR QUANDO VÃO VOLTAR. POBRE DE NOIS.

    ResponderExcluir
  23. Isso não é Saúde é uma zona!

    ResponderExcluir
  24. Esse convessa é fiada mesmo a situação de Triunfo é igual em todos os municipios do país, a situação administrativa é outra coisa, a saúde também, veja exemplos como Carnaíba, Afogados, São José do Egito, Santa Cruz, o problema é incompetencia mesmo.
    Esse gente so ver o lado deles mesmo! Acorda Triunfo! Conciência anda longe, Apesar de tudo Dr. Eduardo e Cristovão faz a parte deles... mas n é tudo!
    Patricia

    ResponderExcluir
  25. Estando a par da situação graças a seu blog e a comentários piadistas pelas ruas da cidade entende-se que os Triunfenses hoje passam por um dilema em não ter um atendimento merecido em seu "hospital" creio que com essa desorganização e por seus escolhidos lideres não estarem fazendo sua obrigação é de total generosidade do dono do Blog o Sr. Carlos abrir o jogo e cobrar por nós viventes dessa cidade. A parte que me deixou cabisbaixo (a) foi em que ele ressalta que com o descaso não se terá mais pessoas com naturalidade Triunfense em certidão alguma. ISSO É TRISTE e lógico e vale ressaltar que vem há muito tempo antes da gestão atual essa não tomação de providência. Esses dias minha família também ouviu um ' você tem que ir para Santa Cruz da Baixa Verde, literalmente VERGONHA, isso está fora de controle. VAMOS LIDERES AGIR, QUE TAL?! Outro ponto importante citado é o atendimento feito por as assistentes ou sei lá como chamá-las, não se tem idéia se são concursadas ou enfermeiras ou mais uma 'paquita' dos manda chuvas. Com total irritação estampada na cara é que elas atendem aos pacientes que imaginam outro motivo pra não ficarem indispostos é ter que encarar o rosto dessas senhoras. A secretária de Turismo também não se tira da lista de melhorias! Tive conhecimento de uso de carros da prefeitura em locais inapropriados para tal fim no blog do Maestro Lucivaldo com foto e testemunhas. Enfim.. o descaso está demais, não se pode arrumar tudo de um dia para o outro e pelo visto e muito menos de 4 anos para o outro! Melhoria já! A gente pede por favor e pelo amor de Deus!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. É verdade essa convessa n convesse Triunfo n fica em outro país muito mesnos em outro mundo, como os outros municipios consegue investir e dar mais atenção a saúde e Triunfo não? Porque? O mau atedimento e a falta de educação de parte dos funcionários é culpa de quem? Quando chega um doente lá se for em especial de uma classe social mais humilde é humilhado, tratado com piadinhas, ja testemulhei isso, será que eles não sabe que são pagos com o dinheiro publico? Ou seja do povo, é um hopital que falta de tudo até seringas, agua, so tem o predio que no meu ponto de vista é o que existe, saudades de tempos atras!
    Soares

    ResponderExcluir
  27. EITA QUE TRIUNFO MERECE TUDO ISSO E MAIS UM POUCO. POVA QUE VOTO POR É GATINHO, LINDINHO, ETC. E TOME INCOMPETÊNCIA!

    ResponderExcluir
  28. AGORA É QUE TÁ DANADO PRA NOIS SEM DINHEIRO, SEM SAÚDE, SEM GOVERNO, SEM NADA. CADÊ AS PROMESSAS DR?

    ResponderExcluir
  29. Esse tal secretário é anti-social, antipatico, sem o minimo preparo e respeito pra execer um função publica, pior não sabe administrar o que faz, esses dias uma vizinha foi pra maternidade e não tinha médico teve que ir as pressas pra Serra, acho que nem um curativo se faz mais ali por falta de material. fico feliz por ter esse Blog tão bom! assim podemos falar de forma mais explicitar sem sofrer perseguições, pq em Triunfo os que dizem a verdade mal consegue o que comer.
    Obg

    ResponderExcluir
  30. E ainda falaram em 2008 que a saúde seria a principal preocupação da administração pública em Triunfo. Onde está o senhor Dr. Luciano, que não está com o povo que o elegeu?

    ResponderExcluir
  31. Estou de comum acordo com a falta de humanidade de enfermeiras e médicos. Tem um médico que chega ao plantão depois do almoço com meia hora ele vai dar suas saidínhas . E a enfermeira que o paciente chega com febre e enquanto aguardamos o médico que dorme ou saiu ela manda quem estiver perto soprar! pra febre baixar ja pensou!isso é um descaso!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!