Falta a iniciativa da Setur em estimular a arte da fotografia no município de Triunfo. Tarefa bastante simples e interessante para freqüentadores de todas as idades do museu da cidade seria incluir uma seção com imagens, que seriam como verdadeiras relíquias, mostrando desde os seus personagens folclóricos e vistas panorâmicas rurais e urbanas em diferentes épocas.
Também deveriam ser incentivadas amostragens de fotógrafos locais. Montar a exposição é como montar uma exibição sobre a vida, um tema igualmente grandioso e infindável para moradores, visitantes e turistas.Na parte lúdica e criativa dessa montagem poderia entrar em cena os trabalhos individuais ou coletivos dos fotógrafos passados (José Firmo,Sinhá Araújo, José Rodrigues ,Marçal Florentino, João Machado, Epitácio Carvalho, Lia Santos, João Ferraz, Mário Wanderley, Luiz Almeida, Evandro Soares, José Pereira entre outros) e presentes (Alexandre Rodrigues, Cristina Barbosa, Bosco Nogueira, Cleide Sá, Severo Torres, Vilani Costa .
Depois das mostras, as imagens dos triunfenses iriam para o tão solicitado Arquivo Público Municipal, que se defende há anos que seja criado e colocado disponível à visitação.

Relato muito interessante de quem na certa deve ter vasculhado o fundo do baú da história de Triunfo.
ResponderExcluirLembro muito o retratista seu Marçal na feira de sábado com a sua máquina lambe-lambe.
ResponderExcluirE Gaita? E sua esposa Lia? Não fazem parte dessa história?
ResponderExcluirAviso ao anõnimo em lugar do pessoal do blog, que José Pereira dos Santos, é o popular Gaita. Que dona Lia eles coloquem depois, apesar ser ela mais do lar.
ResponderExcluirRealmente Gaita é um dos principais fotografos de Triunfo, quem n lembra do mesmo nos batizados, festas e eventos era quase impossivel ele n está presente! Parabéns excelente ideia!
ResponderExcluirGenivaldo - São José do Egito-PE
Se observarem bem, tem mais retratistas faltando nessa história de Carlos Ferraz, Consertem...
ResponderExcluirÉ grande o orgulho de saber que meus pais, José Firmo e Sinhá fazem parte desta história.
ResponderExcluirSó tenho a agradecer as pessoas responsáveis por este blog.
PARABÉNS a você CARLOS FERRAZ, ou como o chamavamos na infancia: Carlos de Dona Lêda.
Fotógrafo: Paulo Ivo - Triunfense com todo orgulho
Desculpem então pela gafe, eu não sabia que esse é o nome de Gaita. Lamento saber que ele agora não fotografa mais. Temos muitas fotos da família feita por ele e por Lia, que sempre trabalhava com ele nas grandes festividades de Triunfo: formaturas, batizados, aniversários, etc. Excelentes profissionais.
ResponderExcluirSugestão:Deveria o fotográfo triunfense Paulo Ivo também se inserir nesse contexto - vemos muitas postagens constando o seu nome - contribuindo com algumas vistas panorâmicas da cidade pois com a sinceridade que a amizade avalia, lembro as fotos dos jornais Opinião e A Verdade Escrita, além deste blog , estarem um tanto batidas.Rs.Abçs.- Mila
ResponderExcluirGaita é José Pereira, meu irmão.E dona Lia Santos, pedimos para incluir por e-mail. A história não deve e nem pode parar. Qualquer nome outro descoberto e não publicado devido falta de memória, pode enviar, que o pessoal do blog já disse vai acatar.
ResponderExcluirLembro ainda de Dona Sinhá , morava na Rua Grande, vizinha de seu Marçal Maia e do Hotel Baixa Verde.Ela tirava foto no Stella Maris.
ResponderExcluirQuero ver se essa exposição permanente de foografias vai sair mesmo. è uma idéia genial e fácil de ser executada, é só ter boa vontade.
ResponderExcluirConvidem o Paulo Ivo, filho de seu Zé Firmo e dona Sinhá, para fazer parte da coletânea com suas fotografias tiradas de Triunfo e seus habitantes.
ResponderExcluirOs cidadão triunfenses e visitantes se queixam com razão das poucas áreas de lazer, essa exposição seria um bom começo para revelar entretentimentos a custo quase zero.
ResponderExcluirSenhores administradores, essa exposição deve ser instalada sem preconceitos, não ficando restritas as fotos apenas aos seus simpatizantes. Isso ficaria ridículo.
ResponderExcluirONDE SERIA O LOCAL IDEAL PARA SE MONTAR ESSA INTERESSANTE EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS?
ResponderExcluirMinha tia acabou de mostrar fotos que tirei quando pequena com Dona Sinhá nas escadarias do Colégio Stella Maris. Ana Lúcia.
ResponderExcluirLEMBRO BEM DE DONA SINHÁ DE ZÈ FIRMO ELA FOI QUEM TIROU AS MINHAS FOTOS DE CASAMENTO NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHIORA DAS DORES.DEPOIS PERDI TUDO NA CHEIA AQUI EM RECIFE. ZÉLIA BEZERRA
ResponderExcluirATENÇÃO! Faltou entre os fotográfos Mário Itálo Wanderley ( Mário de Epitácio ) e Evandro Barbosa ( de Manoel do Sindicato ).Favor incluir, para ficar a relação mais completa.
ResponderExcluirNão é Evandro Barbosa,e sim Evandro Soares, filho do senhor Manoel Soares que foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Triunfo, falecido.
ResponderExcluirDesejo recomendar aos leitores desta coluna uma visita ao Museu da Cidade daqui alguns meses para que possam ver essa exposição.
ResponderExcluir