quinta-feira, 9 de junho de 2011

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS



Falta a iniciativa da Setur em estimular a arte da fotografia no município de Triunfo. Tarefa bastante simples e interessante para freqüentadores de todas as idades  do museu da cidade seria incluir  uma seção com imagens, que seriam como verdadeiras relíquias, mostrando desde os seus personagens folclóricos  e vistas panorâmicas  rurais e  urbanas em diferentes épocas. 
Também deveriam ser incentivadas  amostragens  de fotógrafos locais. Montar a exposição é como montar uma exibição sobre a vida, um tema igualmente grandioso e infindável para moradores, visitantes e turistas.Na parte lúdica e criativa dessa montagem poderia entrar em cena os trabalhos individuais ou coletivos dos fotógrafos passados (José Firmo,Sinhá Araújo, José Rodrigues ,Marçal Florentino, João Machado, Epitácio Carvalho, Lia Santos, João Ferraz, Mário Wanderley, Luiz Almeida, Evandro Soares, José Pereira entre outros) e presentes (Alexandre Rodrigues, Cristina Barbosa, Bosco Nogueira, Cleide Sá, Severo Torres, Vilani Costa .
Depois das mostras, as imagens dos triunfenses iriam para o tão solicitado Arquivo Público Municipal, que se defende há anos que seja criado e colocado disponível à visitação.

21 comentários:

  1. Relato muito interessante de quem na certa deve ter vasculhado o fundo do baú da história de Triunfo.

    ResponderExcluir
  2. Lembro muito o retratista seu Marçal na feira de sábado com a sua máquina lambe-lambe.

    ResponderExcluir
  3. E Gaita? E sua esposa Lia? Não fazem parte dessa história?

    ResponderExcluir
  4. Aviso ao anõnimo em lugar do pessoal do blog, que José Pereira dos Santos, é o popular Gaita. Que dona Lia eles coloquem depois, apesar ser ela mais do lar.

    ResponderExcluir
  5. Realmente Gaita é um dos principais fotografos de Triunfo, quem n lembra do mesmo nos batizados, festas e eventos era quase impossivel ele n está presente! Parabéns excelente ideia!
    Genivaldo - São José do Egito-PE

    ResponderExcluir
  6. Se observarem bem, tem mais retratistas faltando nessa história de Carlos Ferraz, Consertem...

    ResponderExcluir
  7. É grande o orgulho de saber que meus pais, José Firmo e Sinhá fazem parte desta história.
    Só tenho a agradecer as pessoas responsáveis por este blog.
    PARABÉNS a você CARLOS FERRAZ, ou como o chamavamos na infancia: Carlos de Dona Lêda.

    Fotógrafo: Paulo Ivo - Triunfense com todo orgulho

    ResponderExcluir
  8. Desculpem então pela gafe, eu não sabia que esse é o nome de Gaita. Lamento saber que ele agora não fotografa mais. Temos muitas fotos da família feita por ele e por Lia, que sempre trabalhava com ele nas grandes festividades de Triunfo: formaturas, batizados, aniversários, etc. Excelentes profissionais.

    ResponderExcluir
  9. Sugestão:Deveria o fotográfo triunfense Paulo Ivo também se inserir nesse contexto - vemos muitas postagens constando o seu nome - contribuindo com algumas vistas panorâmicas da cidade pois com a sinceridade que a amizade avalia, lembro as fotos dos jornais Opinião e A Verdade Escrita, além deste blog , estarem um tanto batidas.Rs.Abçs.- Mila

    ResponderExcluir
  10. Gaita é José Pereira, meu irmão.E dona Lia Santos, pedimos para incluir por e-mail. A história não deve e nem pode parar. Qualquer nome outro descoberto e não publicado devido falta de memória, pode enviar, que o pessoal do blog já disse vai acatar.

    ResponderExcluir
  11. Lembro ainda de Dona Sinhá , morava na Rua Grande, vizinha de seu Marçal Maia e do Hotel Baixa Verde.Ela tirava foto no Stella Maris.

    ResponderExcluir
  12. Quero ver se essa exposição permanente de foografias vai sair mesmo. è uma idéia genial e fácil de ser executada, é só ter boa vontade.

    ResponderExcluir
  13. Convidem o Paulo Ivo, filho de seu Zé Firmo e dona Sinhá, para fazer parte da coletânea com suas fotografias tiradas de Triunfo e seus habitantes.

    ResponderExcluir
  14. Os cidadão triunfenses e visitantes se queixam com razão das poucas áreas de lazer, essa exposição seria um bom começo para revelar entretentimentos a custo quase zero.

    ResponderExcluir
  15. Senhores administradores, essa exposição deve ser instalada sem preconceitos, não ficando restritas as fotos apenas aos seus simpatizantes. Isso ficaria ridículo.

    ResponderExcluir
  16. ONDE SERIA O LOCAL IDEAL PARA SE MONTAR ESSA INTERESSANTE EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS?

    ResponderExcluir
  17. Minha tia acabou de mostrar fotos que tirei quando pequena com Dona Sinhá nas escadarias do Colégio Stella Maris. Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  18. LEMBRO BEM DE DONA SINHÁ DE ZÈ FIRMO ELA FOI QUEM TIROU AS MINHAS FOTOS DE CASAMENTO NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHIORA DAS DORES.DEPOIS PERDI TUDO NA CHEIA AQUI EM RECIFE. ZÉLIA BEZERRA

    ResponderExcluir
  19. ATENÇÃO! Faltou entre os fotográfos Mário Itálo Wanderley ( Mário de Epitácio ) e Evandro Barbosa ( de Manoel do Sindicato ).Favor incluir, para ficar a relação mais completa.

    ResponderExcluir
  20. Não é Evandro Barbosa,e sim Evandro Soares, filho do senhor Manoel Soares que foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Triunfo, falecido.

    ResponderExcluir
  21. Desejo recomendar aos leitores desta coluna uma visita ao Museu da Cidade daqui alguns meses para que possam ver essa exposição.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!