quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

AVALIAÇÃO SUPERFICIAL DO MUSEU


Fazer uma visita ao denominado Complexo dos Museus, localizado na Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, Centro, onde funciona os supostos setores temáticos: Cangaço, Sacro, Cidade e Engenho, ao contrário do que imaginávamos depois da decantada reforma física realizada pela atual administração com participação criativa do competente artesão triunfense Abraão Almeida (Nino), não corresponde à expectativa de significativos avanços no acervo histórico.

Constata-se que com exceção ao Cangaço, os outros setores foram indevidamente invadidos por peças não correspondentes a originalidade do enunciado. Por exemplo, o museu sacro recebeu objetos do museu da cidade e esse teve que acumular relíquias do museu do engenho, limitando assim as salas existentes e transformando as demais conquistadas com a reformulação do prédio em Secretaria de Turismo e secundárias diretorias – algumas delas sem ninguém de certeza saber o titular – além de utilizadas para confecção de ornamentação de eventos, quando poderiam servir como museus respectivos: Esportes, Sucam, Careta, Stella Maris, Banda Isaías Lima, Fotografias, etc., sendo o prédio público do antigo Matadouro Público, no Alto da Boa Vista o ponto ideal para oficinas.

Essa observação vem corroborar com a dúvida relativa à decantada eficiência da equipe auto-denominada como “magos do turismo”, determinada de preferência com eventos que apontam sempre o mesmo estilo: “forró fuleiragem” durante todas as festividades anuais podendo ser Carnaval, Semana Santa, Caravana da Saudade, São João, Festa do Estudante, Natal, tudo.

No episódio negativo de não acatarem a determinação do prefeito para expor um valioso acervo esportivo colecionado durante anos, de times das décadas 60, 70, 80, 90, 2000 demonstraram excesso de estrelismo ou pouca importância com o histórico da cidade e negativamente colocaram em cheque a autoridade do Chefe do Executivo que apresenta-se combalido diante o lamentável enfrentamento desmoralizante que todos assistiram de camarote e apontaram como mais um ato desabonador dessa fragilizada administração sem muita perspectiva de mudança nos costumes dos seus servidores e ocupantes de cargos comissionados.

6 comentários:

  1. CERTÍSSIMO!!!FALA POUCO E FOCOU O PROBLEMA EM SUA VERTENTE PRINCIPAL.

    ResponderExcluir
  2. Deram várias desculpas sem cabimento, o pior é que não se tem a quem recorrer no caso citado.

    ResponderExcluir
  3. SOU MAIS DONA DIANA NA FRENTE DE TUDO.ELA TEM MAIS AFINCO E SABE VALORIZAR AS COISAS HISTÓRICAS.

    ResponderExcluir
  4. O museu precisa ser reformulado o quanto antes, está muito sem atrativo, nada muda é sempre a mesma coisa para se ver.

    ResponderExcluir
  5. Tem muito é rebolado aquela gente.Não vejo nada de interessante em nada que eles fazem.

    ResponderExcluir
  6. Com esses bichinhos do turismo vai acabar é tudo , vê a festa do natal, uma m.... a parte deles, viva o sesc

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!