domingo, 1 de abril de 2012

DIA DA MENTIRA - 1 DE ABRIL



Origem do Dia da Mentira

Há muitas explicações para o dia 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas garante que a brincadeira surgiu na França.

No começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria em 1º de abril.

Gozadores passaram, então, a ridicularizá-los, a enviar-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como “plaisanteries”.

Em países de língua inglesa, o Dia da Mentira costuma ser conhecido como “April Fool’s Day” ou Dia dos Tolos; na Itália e na França, ele é chamado respectivamente de “Pesce d’Aprile” e “Poisson d’Avril”, que significam literalmente “Peixe de Abril”.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase a brincadeira, mostrando a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para vida das pessoas.

Ziraldo um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, por meio de tão famoso personagem o "Menino Maluquinho". Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, tendo o respeito e o cuidado de ser lembrado, para que ninguém saia prejudicado, afinal a honestidade deve ser a base para qualquer relacionamento humano.

12 comentários:

  1. Mentira maior de que aqueles dois casais de Triunfo-PE fazerem aquele campeonato de filhos, não existe, somente neste dia 1 de abril...Kkkk

    ResponderExcluir
  2. A maior mentira deste ano é a aliança da turma de Paulo e Carlos Ferraz com a turma de Maninho e Lula Baião, não vai prá frente, esperem...

    ResponderExcluir
  3. EM 2012 SÓ DÁ NÓIS....OUTRA MENTIRA...O POVO VAI DAR A RESPOSTA....

    ResponderExcluir
  4. Mentira falar que tem administração nessa cidadezinha acabada pelos maufim.

    ResponderExcluir
  5. A política daqui é uma mentira só, de todos os lados a falsidade reina.Vê o Osaildo, joga duplo...

    ResponderExcluir
  6. Sempre valorizei meu voto nas eleições para prefeito e para vereador, mas este ano estou propenso a anular meu voto por conta do descaso contra o povo, apresentado-se como opções os mesmos representantes de sempre: Bonfim-Luciano e Melo-Maninho.Não perderei meu tempo no deslocamento.Será que essa cidade não tem homem? Por quê só apostar no que não presta?

    ResponderExcluir
  7. Considero pior mentirar tenta se enganar botando elementos desqualificados nessa cidade

    ResponderExcluir
  8. DETESTO QUALQUER TIPO DE MENTIRA!

    ResponderExcluir
  9. até a mentira da desaministração maufim de lumaubofes?

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo sabe que mentir não tem nada a ver.É muito feio.Mas, porque vivem telefonando para amigos, confeccionando jornais e mandando e-mails, tudo bancado com dinheiro público, para inventar "cabeludas" demais como que essa administração daí presta para alguma coisa? Já sabe: o nariz cresce de acordo com o tamanho da mentira.Kkkkkkk Imitem a oposição...só mentirinha bobas.

    ResponderExcluir
  11. Posso ter omitido alguma informação, mas mentido nunca.As vezes, você escuta uma história, sabe que é mentira, mas termina calando por não ter como provar o contrário.

    ResponderExcluir
  12. Eu aumento mas não minto não....

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!