terça-feira, 1 de maio de 2012

1º DE MAIO - DIA MUNDIAL DO TRABALHO

                                                                

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.


Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

11 comentários:

  1. Comemora-se hoje o Dia do Trabalhador, que lembra a conquista da liberdade da escravidão,ocorrida no passado que resultou como povo livre, na adoção de uma própria identidade e na percepção de um futuro comum.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Como iniciante na leitura desse blog, passei no final de semana a analisar sua trajetória e chego a conclusão que o mesmo produz um eficaz trabalho em função da comunidade em geral.O humor aguçado, a cultura e sobretudo a coragem de dizer o que pretende,dando nome aos bois e não dourando a pílula.Doa em quem doer, até a si mesmo.Troca farpas com seus interlocutores, mas jamais chega a agressões pessoais.O motivo maior das criticas do Opinião é denunciar o que está havendo de errado em todos polos e clamar pela resolução.Não possui ataques virulentos que venha manchar a imagem de ninguém.Confesso que fui bem recomendado pelo amigo Gustavo Melo e passei a tê-lo como leitura habitual.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS A TODOS OS TRABALHADORES DO MUNDO. SALVE O SEU DIA 1º DE MAIO!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje Dia do Trabalhador é bom que se saiba: O Tribunal de Contas do Estado quer elevar a punição aos gestores ladrões e enviou um projeto para a Assembléia Legislativa aumentando a fiscalização e o valor das multas aplicadas.Será que agora vão diminuir o roubo dos recursos públicos pertencentes aos trabalhadores?

    ResponderExcluir
  5. Sérgio Luiz Montenegro1 de maio de 2012 às 09:09

    Acrescentando no que diz respeito ao comentário acima , ficou como compromisso assumido pelo Tribunal de Contas do Estado cobrar das Câmaras a "motivação" dos votos dos vereadores quando do julgamento de contas das prefeituras.
    O julgamento de contas do prefeito não pode ser feito de maneira arbitrária baseada numa "equivocada noção de fidelidade partidária" ou amparada "numa motivação meramente formal!, sem analisar as irregularidades apontadas pelo TCE. A fundamentação da decisão deverá ser publicamente justificada com base em critérios técnicos, como os que são apontados pelo TCE.E a Câmara que não motivar seu voto( pela aprovação ou pela rejeição) estará sujeita a ter o julgamento anulado pela Justiça.

    ResponderExcluir
  6. ACHO QUE ESSE BLOG AMADURECEU MUITO NOS ÚLTIMOS ANOS E QUE TUDO NA VIDA FOI ACONTECENDO PARA QUE ELE SE FIRMASSE COM SUCESSO ENTRE OS LEITORES PELO NÍVEL APRESENTADO.

    ResponderExcluir
  7. Percebe-se diferenças significativas na relação da presidente Dilma com o setor, em comparação com Lula.

    ResponderExcluir
  8. DIA DO TRABALHADOR DE TRIUNFO PASSOU MAIS UMA VEZ EM BRANCO.O GOVERNO MUNICIPAL NÃO PROVIDENCIOU QUALQUER HOMENAGEM E OS SINDICATOS PIOR AINDA.

    ResponderExcluir
  9. São todos pelegos não merecem mesmo nada, só chibata!!

    ResponderExcluir
  10. JÁ ERA SINDICATO É COMPRADO!!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!