quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO

                                                                              


Apesar da grande redução no número de fumantes, tabagismo ainda é o responsável por cerca de 200 mil mortes por câncer. O mundo se mobiliza no próximo dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco – para lembrar a necessidade de combate ao tabagismo.

De acordo com Organização Mundial de Saúde, esse hábito responde pela incidência de mais de 50 tipos de doenças e por cerca de 5 milhões de mortes anuais no planeta. Isso equivale a uma morte a cada seis segundos e, ainda, 600 mil mortes a cada ano devido ao fumo passivo do tabaco.

 Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. Chamam a atenção no país os dados a respeito de câncer de pulmão, de boca, de laringe e de esôfago. Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), estima-se que cerca de 200 mil mortes/ano por câncer são causadas pelo tabagismo. Devido a estes números, diversas ações vêm sendo desenvolvidas com objetivo de diminuir os efeitos do vício

 Desde o ano 2000, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei 10.167 em restrição à propaganda de cigarro, o Brasil iniciou uma grande campanha por um país menos doente e sem tabaco.

Para ao médico, as medidas ocasionaram também uma mudança nos valores da sociedade. “Quem se lembra do cinema antigo e do início da TV provavelmente terá em mente que o cigarro significava status, era glamouroso e compunha as cenas de diálogo como algo rotineiro. Hoje, graças a todas estas campanhas, ele é visto como o vilão e os números compravam a diminuição da aprovação do vício”, observa.

A previsão é de que, somente neste ano, o câncer de pulmão atinja 27.630 brasileiros: 17.800 homens e 9.830 mulheres. “Para diminuir os altos números e para que em um futuro próximo o tabagismo não seja um problema mundial, cada governo deve continuar a fechar o cerco, com campanhas de conscientização que evitem a existência de novos fumantes e, ainda, com o combate ao tabagismo entre os fumantes atuais, para que estes deixem o vício o quanto antes”, finaliza o médico.
Inúmeros dados científicos, que comprovam diversos malefícios do tabaco sobre o organismo humano e o meio ambiente, levaram a Organização Mundial da Saúde a atuar no controle do tabagismo.

Uma das medidas desta organização foi estabelecer, em 1987, o "DIA MUNDIAL SEM TABACO", idealizado para 31 de maio, que é comemorado anualmente em todos os continentes.

As comemorações do dia Mundial Sem Tabaco, visam chamar a atenção, informar, conscientizar governos e toda a comunidade sobre os danos que o Tabaco causa, não só a seu usuário, o fumante, como para todos os que convivem em ambientes poluídos pela fumaça do tabaco.

Não se trata de exagero: cigarro mata mesmo. No Brasil, estima-se que o cigarro mate 80 mil pessoas por ano, alerta o PrevFumo, projeto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina), que oferece tratamento para largar o vício.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cerebrovascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo.

FONTE: Instituto Nacional do Câncer/INCA e Centro Pedagógico Pé no Chão

5 comentários:

  1. ARNALDO JOSÉ NUNES31 de maio de 2012 às 13:23

    EU FUMO SIM...ESTOU VIVENDO!
    TEM GENTE QUE NÃO FUMA...ESTÁ MORRENDO!
    EU FUMO...SIM!!!

    ResponderExcluir
  2. Estranho esse gaiato do comentário não atentar para a realidade.Será que a preventiva propaganda oficial do Governo Federal divulgada alertando aos consumidores, é apenas brincadeira? Não continue fumando!! Vai se dar muito mal.São notórios exemplos de doentes atingidos pelo tabagismo.Só não vê quem não quer.Detesto ignorantes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro um tabaco bem cheiroso...quando estão a usar. Uma vez perdia acho que não faz mal usar...

      Excluir
  3. A qualificação de professores para exercer o cargo de diretor de escola é parte relevante da notícia dada pelo governo do Estado de que vai mudar as regras do jogo na escolha dos novos gestores. A partir de agora, em vez de serem eleitos diretamente pela comunidade escolar, os candidatos vão integrar uma lista tríplice e a escolha final será feita pelo governador Eduardo Campos, a exemplo do que ocorre no Tribunal de Contas e Ministério Público.
    Trocando em miúdos, professor só leva fumo.Vale comemorar este dia...

    ResponderExcluir
  4. Pense num bicho bom é tabaco...É fumo!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!