terça-feira, 8 de maio de 2012

ACADEMIA TRIUNFENSE DE LETRAS E ARTES - ATLA

Os membros escolhidos da  ATLA

Aconteceu no último domingo (29/04/2012) no auditório da Prefeitura de Triunfo a instalação da Academia Triunfense de Letras e Artes – ATLA, a qual iniciou com 13 cadeiras. Após o registro da ata será escolhida a diretoria para que quem desejar ser associado ou ocupar novas cadeiras. Foi um momento histórico para Triunfo.

Confira fotos abaixo:

Momento sublime do juramento

Visão frontal do público presente

O agraciados posando para fotos

Acadêmicos: André Vasconcelos, Maria Helena Pádua, Nino Abraão, Lúcia Lima, Melchiades Montenegro, Diana Rodrigues, Assis Timóteo, Wanessa Campos, Lucivaldo Ferreira, Roberto Patu, Francisco Vasconcelos, Aparecida Flosi e Joana D'Arc.

UBE

Instalação do Núcleo da UBE - União Brasileira de Escritores, dia 28/04/2012.
Foto: 
Início de cerimônia da UBE na Capela das Almas

40 comentários:

  1. Diante de tantos questionamentos foram empossados os previstos lampiônicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destaco a escolha de dona Maria Helena Pádua.Muito merecida!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Cristina M. Amaral9 de maio de 2012 às 10:23

    Observamos nas fotografias, pessoas ocupantes dos vários cenários diferentes de Triunfo que precisam uma arrumação nas ideias, debatendo rumos do século 21, cultura com sustentabilidade e posicionamentos claros em defesa da cidade.

    ResponderExcluir
  3. Aguardo convidarem artistas e personalidades que não fizeram parte do arrumadinho inicial.Muitos foram os triunfenses residentes no município e distante dele injustamente esquecidos.

    ResponderExcluir
  4. figura querida da sociedade esquecida {antonio carlos silva}toninho da compesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joselaide Vasconcelos+ Hiram Castilho+ Socorro Almeida+ Liége Melo+ Dihah Castilho+ Alberto Pires+ Margarete Lima

      Excluir
    2. e o pintor Luciano de seu João Torres

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. escolha integral aprovada dos acadêmicos, são merecedores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor não esquecer as duas ex-professoras dona Norma e dona Zezé Barbosa, duas sumidades.

      Excluir
    2. Concordo integralmente com a justa proposição feita para as personalidades explicitadas, acima e que merecem essa honraria e todo o nosso respeito como pessoas especialmente cultas e dignas que são; acrescento ainda, por questão de absoluta justiça, o nome da decana e culta professora - quase uma lenda em Triunfo pelo seu saber e sua competência -Da. Leda Lopes, que lutou a vida inteira por uma educação de qualidade em Triunfo! E conseguiu...
      a) Yone Castilho Campos

      Excluir
  6. Para quem tanto gosta do universo de vaidades a ponto de querer criar o seu, ofereceu-se a chance da imortalidade, beneficiando até quem nunca escreveu.

    ResponderExcluir
  7. NÃO SINTO NECESSIDADE DE IR TÃO FUNDO E CITAR QUEM MERECIA PARTICIPAR OU NÃO, MAS CASO O CRITÉRIO DE ESCOLHA TENHA SIDO CULTURAL E ARTESANAL UM REPRESENTANTE DA FAMÍLIA CASTILHO, DIANTE OS APRESENTADOS, SEM QUERER DESMERECER NINGUÉM, NÃO PODERIA FALTAR.SÃO ESPECIAIS NA ESCRITA DE CONTOS,POEMAS,CANTOS E DESTAQUE NAS ARTES DE DESENHAR,PINTAR,CONFECCIONAR,REPRESENTAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, prezada Cristina, pela sua gentileza e pelo seu espirito fraterno com relação a nossa familia... Certamente não temos tantos méritos como bondosamente você nos atribui... É mais provável que esse juízo seja advindo do seu coração generoso. Mas é bom sentir o afago da sua manifestação gratuita...Obrigado por ser fraterna! o Salmo 133, que tem 3.000 anos,- denominado "salmo da fraternidade humana" - reza: " Hó quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união..." Continui sendo fraterna e doce... Você está seguindo as pegadas de Jesus! Deus abençôe voce e os seus! a) yone castilho.

      Excluir
  8. Ao rancoroso "Anônimo 9 de maio de 2012 12:32" uma dica: Não sei se leste direitnho o titulo da Academia "ACADEMIA TRIUNFENSE DE LETRAS E ARTES" LETRAS e ARTES até quem nunca escreveu tem espaço assegurado. Dê uma pesquisada nas tantas outras ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES espalhadas pelo Brasil para saber como é que funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois essas pessoas serão contactadas e convidadas a participar, agora foi somente a instalação para formar a diretoria e oficializar a ampliação de vagas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  9. Francisco de Assis9 de maio de 2012 às 14:01

    A academia iniciou-se agora, com a finalidade de resgatar pessoas qualificadas mesmo e não fechar-se em leque.Acredito que seja o próximo passo a integração dessa gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -ADRIANO PÁDUA
      -IVANA MOURA
      -RENATO FERRAZ

      Excluir
  10. Felicito a toda comunidade intelectual e cultural de Triunfo pela feliz instalação da Academia Triunfenses de Cultura e Arte - ATLAS.
    Entretanto, nos causou supresa, permita-me a observação, a ausência do nome do ilustre triunfenses, jornalista Carlos Ferraz entre os academicos.
    Acompanhamos desde de sempre toda sua trajetória de exelente literário,nível cultural e intelectual admirável,escritor, redator e editor de jornais locais, inclusive consideramos como um historiador nato dessa cidade encantadora, o que podemos ver através dos seus equipamentos de comunicação e informação, Verdade Escrita, Jornal Opinião e o Blog Opinião, editado dioturnamento.
    Critérios e capacidade tem de sobra, esperamos vê-lo entre os neoacademicos, que com certeza será de grande contribuição e justiça.
    Ana Cheila - jornalista/MS Brasília-DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotar ainda as ex-professoras Clarice Ramos,Innah Castilho, Maria Diniz,Isabel Florentino,Natércia Basílio,Terezinha Patú, Maria Pedrosa,possuidoras de reconhecidos dotes artísticos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  11. A academia era um sonho antigo que dona Diana e doutor Assis desejavam implantar na cidade, foi instalada.Calma! Vamos chegar lá.Daremos oportunidade a quem for merecedor, sem dúvida.A criação do mundo não deu-se de uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra incio tá bom demais, depois melhora.

      Excluir
  12. Faltou bom senso e respeito para com nosso amigo Ferraz, salvo se os crítérios tenham sido outros de caráter político, ou melhor politiqueiro.Não podemos calar, sabemos que a presença do amigo incomoda muito o estrelismo de alguns e causa inveja outos tantos.
    só não pode negar o seu talento e sua expertise.
    Walter Santos- Antropologo

    ResponderExcluir
  13. Qual o valor da remuneração dos imortais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NA ATLA NÃO EXISTE REMUNERAÇÃO.NÃO SE TRATA DE CARGO EMPREGATÍCIO E SIM DE ENTIDADE CULTURAL REPRESENTATIVA.VAI DAR TUDO CERTO.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  14. Muito oportuno o comentário da minha colega jornalista Ana Cheila, só tenho a dizer que comungo com suas palavras e pensamento. Conheço Carlos Ferraz ou Carlinhos, desde dos velhos tempo de estudante em Recife,quando nos movimentos estudantis da época,nos reuniamos na cladestinidade para produzir pequenos jornais de cunho político contra o regime político predominante.
    E assim, nasceu o seu Verdade Escrita,com a colaboração de outros companheiros.
    Nos idos tempos já demonstrava toda sua habilidade,conhecimento, intelectualidade e outras virtudes no campo cultural,político que só lhe fizeram crescer e produzir muito no âmbito da comunicação.
    É um grande e lamantável equívoco dos seus conterrâneos não terem convidado a fazer parte da ATLAS,sua preseça só enriquece e contribui para a consolidação cultural dessa seleta instituição.
    Geraldo Sobreira- jornalista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ninguém reclama de nino,joana,lucivaldo,beto

      Excluir
  15. Apoio a feliz iniciativa da pesquisadora Diana Rodrigues Lopes e a escolha dos acadêmicos iniciantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estão faltando Antônia Paiva, Socorro Rabêlo, Ilka Castilho,Soledade Pádua e ...

      Excluir
    2. O evento da fundação da Atla, no salão nobre da Prefeitura Municipal, contou com participação satisfatória da população e foi bastante interessante.

      Excluir
  16. DIANA VC É MINHA DEUSA! QUE SERIA DE NÓS, SEM ELA E O SESC.O RESTO...É RESTO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andre de dede tb tem qualidades pra ta ai

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  17. ESPERAMOS QUE OS ORGANIZADORES DA ACADEMIA TORNEM PÚBLICO OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DOS SEUS ATUAIS REPRESENTANTES. TRIUNFO NECESSITA DE GRANDE INCREMENTO EM SUA PRODUÇÃO CULTURAL, PARA TANTO AS ORGANIZAÇÕES DO SETOR DEVERÃO SER TRANSPARENTES E LEGITIMAS PARA FOMENTAR O DESENVOLVIMETO CULTURAL DE FORMA DEMOCRÁTICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Denis Gomes e Cristovão Montalvão poderiam fazer parte dessa academia, possuem cacife para isso...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!