terça-feira, 8 de maio de 2012

COMPESA FAZ GRANDE OPERAÇÃO PARA COMBATER FURTO DE ÁGUA NO SERTÃO



A Compesa está realizando hoje (08), com o apoio das Polícias do Sertão (CIOSAC), Militar e Civil, uma operação para combater o furto de água nas adutoras que atendem 13 cidades no interior do Estado, especialmente no Sertão do Araripe, onde existem sérios problemas de abastecimento de água em consequência da estiagem. Após detectar queda de vazão na adutora, a Compesa decidiu adotar medidas enérgicas para coibir o furto de água.

Além das equipes técnicas da Compesa e dos policiais por terra, a ação contará com o apoio de um helicóptero, que está sobrevoando a região, para indicar as coordenadas de onde existem barreiros ou áreas verdes na paisagem árida, o que será um indicativo de ligações clandestinas ou mau uso da água nas ligações oficiais.

Os últimos detalhes da operação foram traçados durante uma reunião que foi realizada hoje, às 07h, no 8º Batalhão de Polícia de Salgueiro. Em seguida, as equipes seguiram para Orocó, cidade onde se inicia a Adutora do Oeste, que é um grande sistema integrado, com 724 Km de extensão, que atende 24 distritos em 13 municípios, além de povoados e  derivações rurais, nas zonas do Sertão do São Francisco e Sertão do Araripe, no Estado de Pernambuco.

O sobrevôo será o primeiro ato da operação. Após verificar as áreas verdes ou com barreiros, um técnico passará as informações para as equipes da Compesa em terra, que com o apoio das forças policiais, irão ao local indicado. Constatados os furtos, a polícia autuará os infratores em flagrante, que serão levados para a delegacia para registro de Boletim de Ocorrência. Já às ligações clandestinas serão imediatamente retiradas e aplicadas as penalidades cabíveis. Nos casos identificados de mau uso da água para irrigação em detrimento do abastecimento humano, os técnicos devem instalar o hidrômetro de imediato e orientar o usuário sobre a importância do uso da água com racionalidade.

De acordo com o diretor Regional do Sertão, Fernando Lôbo, é importante que a população entenda que o abastecimento humano é um caso de saúde pública. “Nossa prioridade é o atendimento dos centros urbanos e distritos com maior número de pessoas. Devemos lembrar sempre que o furto de água é crime. Não podemos permitir essas irregularidades quando a população das cidades atendidas pela Adutora do Oeste estão sofrendo com a falta de água”, afirma. A operação da Compesa não tem data para terminar. 

Durante os próximos dois meses também será feito o recadastramento de todas as famílias ao longo da adutora, para instalar válvulas controladoras de vazão, que serão dimensionadas e ajustadas para garantir o bom funcionamento do sistema.

25 comentários:

  1. Vão furtar água onde se não mais tem???? Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A passagem do secretário Ranilson Ramos(agricultura) por Afogados da Ingazeira, sábado passado, para discutir com os prefeitos do Pajeú medidas emergenciais para o combate aos efeitos da seca, agradou a todos porque ele prometeu exatamente o que a tropa queria: carro-pipa, conserto e perfuração de poços artesianos e construção de cisternas na zona rural.Da região apenas o prefeito de Triunfo não compareceu, viajou com um capanga e seu vereador pra farrar.Dr. Maninho, sim esteve na reunião e solicitou ajuda para aliviar a crise.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Segundo a avaliação dos técnicos da Compesa, a situação é preocupante, principalmente no Sertão onde predomina o semi-árido e as condições são menos favoráveis e degradantes.

    ResponderExcluir
  3. QUE TAL APROVEITAR A ÁGUA POLUÍDA DO AÇUDE DE TRIUNFO COM PEIXES MORTOS E ESGOTOS ESCORRENDO DENTRO, PARA AMENIZAR A SEDE DOS ANIMAIS DA REGIÃO?

    ResponderExcluir
  4. A estória da morte dos peixes nunca foi investigada, mostre um documento, parou pq não tem mais o que morrer; os pescadores insistem que a impunidade é reflexo das deficiências da administração nota zero.

    ResponderExcluir
  5. DAR PRO PREFEITO BEBER, ESSE INCOMPETENTE.

    ResponderExcluir
  6. A Compesa atendeu a solicitação dos moradores do bairro da Liberdade liberando água.Seria ótimo se fizesse o mesmo na Rua Lucas Donato, onde a situação está preta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novos projetos na área de recursos hídricos precisam ser realizados urgentemente.Mas representamos não temos...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Alerta à competente responsável da Compesa:

    Diante as atuais circunstâncias ameaçadoras provocadas pela grande seca que começa nos castigar, vale orientar,: prepare-se pois a população sedenta é pior que casamento.
    É preciso ter paciência, saber ceder e, acima de tudo, é necessário existir água que alimente.A barragem conseguirá suportar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para dar conta do recado, o dinamismo, acaba sendo a chave do negócio.

      Excluir
  8. A seca volta à pauta, o secretário da Agricultura do Estado, Ranilson Ramos vai a Brasília tentar antecipar a liberação de recursos já pactuados com o Governo Federal para os municípios atingidos pela falta de chuvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o relatório anunciado nas rádios Triunfo FM e Difusora Educativa e no carro de propaganda a situação é crítica. O que vamos fazer?

      Excluir
  9. Se dependesse do prefeito os residentes em Triunfo morreriam de sede, é a barragem secando e não move uma palha.

    ResponderExcluir
  10. É público e notório que o ciclo chuvoso no Sertão compreende o período de janeiro a abril.Não chovendo em março é seca na certa e a safra vai para o espaço.
    Será que o governo não tomou conhecimento de que ainda não choveu na região? Gado morrendo, escassez, falta de água, açudes vazios.Há mais de um século isso vem acontecendo, mas os donos do poder só se lembram da crise quando a situação está caótica.
    Mais uma vez ( estamos em ano de eleição), abriram as torneiras(sem trocadilho) dos bancos oficiais para socorrer os coitados dos agricultores.É brincadeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma grande preocupação de como ficará Triunfo agora por diante.Não houve inovação de reservatórios e nem aperfeiçoamento do sistema, a barragem está secando.

      Excluir
  11. Adilson J. Santana9 de maio de 2012 às 10:32

    Não bastasse a estiagem que levou o governo do Estado a decretar estado de emergência em todo o Sertão pernambucano, municípios da região ainda estão sofrendo com o furto de água da Compesa, aumentando ainda mais os estragos provocados pela seca.Acharam pouco?

    ResponderExcluir
  12. PQ Ñ FURTAR AGUA DO AÇUDE? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se ainda estão esperando...esqueçam chuva

      Excluir
  13. Devem intensificar a fiscalização nas adutoras municipais como a barragem do Brejinho e proibir os desvios feitos nos caminhões para conquistar votos dos miseráveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiros triunfenses, acho importante essa operação para o combate ao furto de água, maas ao mesmo tempo perca de tempo, uma vez que na maioria dos dias não tem água nas torneiras e com essa seca que assola o nerdeste, principalmente o sertão pernambucano,ai é que fica dificil. Toda essa operação envolvendo a compesa, policia, enfim, devia ser para encontrar solução e rapido para combater a seca e não para pegar ladrão de agua,pois o povo esta sofrendo,em muitas cidades o caso é sério,a compesa tem que fazer a parte dela que é de levar água para as cidades onde ainda tem como no caso; Petrolina,o Rio São Francisco tem muita água,mas todos os dias falta água nos bairros e agente sabe que mais sedo ou mais tarde chega, imagine no interior, o povo clama, todos os dias se fala nos meios de comunicação de emergencia e ela nunca chega,e chega para alguns puxa sacos de politicos que para se promoverem mandam carros pipas,todos os dias é uma briga. Quando isso vai acabar? No caso triunfo, a barragem do brejinho, se domorar a chover o abastecimento tem ser racionado, pois ainda tem todos esse moradores da região que tambem depedem dela, mas como disse o Anonimo ai, se depender do Prefeito o povo de Triunfo morre de sede. Que Quer isso LUCIANO? se continuar assim até você vai beber agua do lago JOÂO BARBOSA.RARARARARARA...

      Excluir
    2. A necessidade de expansão era prevista, a barragem não comporta mais abastecer a cidade e bairros.

      Excluir
  14. ...traga me um copo d'água tenho sede...e essa sede pode me matar

    ResponderExcluir
  15. O secretário da Agricultura do Estado, Ranilson Ramos coordena o comitê de combate à seca e está com carta branca de Eduardo Campos para enfrentar o problema.Mas sabe que a única solução técnica para livrar a região, em caráter definitivo, de um novo colapso d'água é a imediata conclusão da Adutora do Pajeú.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!