sexta-feira, 25 de maio de 2012

BRASIL FESTEIRO - NORDESTE MUITO MAIS


Privilegiado geograficamente por belezas naturais, o Brasil também é famoso pela efervescente criatividade de seu povo festeiro.

Um dos motivos pelos quais o Brasil é conhecido mundo afora são as festas populares que, em várias épocas do ano, tomam conta do País. Saudar o Ano-Novo à beira-mar. Sambar na avenida. Seguir o trio elétrico. Levantar poeira no forró. Brincar com o Bumba-meu-boi. Celebradas ao longo do ano todo, com o sotaque, o gingado e o tempero característico de cada região do país, as festas do Brasil dão a dimensão desse complexo mosaico cultural, onde as diferenças valorizam o conjunto. A fé do brasileiro também ganha proporções continentais em celebrações que atraem multidões em torno de divindades ou rituais de diferentes origens.

O calendário brasileiro é rico em manifestações culturais, festividades e eventos ocorridos em cidades do interior ou em metrópoles regionais. Elas representam a alegria, a criatividade e a fé dos brasileiros: do Réveillon no Rio de Janeiro ou do Carnaval em várias localidades do país ao Festival de Parintins na Floresta Amazônica, passando pela Festas Juninas no Nordeste ou por procissões grandiosas como o Círio de Nazaré em Belém, e celebrações da cultura dos imigrantes, como a Oktoberfest de Blumenau.

No Brasil, a maioria das festas está relacionada à religião. São comuns no país as celebrações em homenagem aos santos e santas padroeiras, como Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), e em datas importantes para o calendário da Igreja Católica, como Dia de Reis ou Dia de Pentecostes (data da Festa do Divino). Até o Carnaval, a festa que representa o País internacionalmente, está ligado à religião católica pois, apesar de ser considerada profana, seu encerramento marca o início do período da Quaresma.

Em fevereiro, o Brasil é tomado pelo Carnaval. Trazido da Europa, foi adaptado aos costumes e ao clima brasileiro. O calor e a alegria do povo atraem turistas de todas as partes do mundo para assistir e participar do Carnaval, seja nos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro, nos trios elétricos de Salvador (BA), nos blocos de rua e com os bonecos gigantes de Olinda e Recife (PE) ou nos bailes à fantasia em salões espalhados pelo Brasil.

Em junho, são as festas juninas que movimentam o País. De caráter religioso, homenageiam São Pedro, Santo Antônio e São João com danças, pratos típicos, balões, bandeirinhas, fogueiras e música caipira. Elas ganham destaque nas cidades de Caruaru (PE) - a capital do forró - e em Campina Grande (PB) - o maior São João do mundo.

De origem portuguesa, a festa do Bumba-meu-boi acontece nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para o estado do Maranhão e o município de Parintins (AM). Em Parintins, é realizada desde 1965 durante três dias, no último fim de semana de junho, e dentro do "Bumbódromo". Nesse local, ocorre a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso em apresentações de três horas de duração, com a participação de 5.000 pessoas e um público de até 35.000 espectadores.

Fora essas, outra celebração bem popular e divulgada internacionalmente é o Réveillon brasileiro. Na virada do ano, as pessoas se reúnem para homenagear Iemanjá (rainha do mar pela religião do Candomblé), realizar simpatias para atrair boa sorte no ano que se inicia, assistir aos shows com música e fogos de artifício. E as pessoas se quedam fascinadas, plenas de esperanças, diante daquelas luzes coloridas que rasgam os céus à meia noite do dia 1º de janeiro.

14 comentários:

  1. O Blog Opinião é muito eclético, aborda assuntos muito atuais e interessante, essa é um viagem festeira no Brasi brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os comentários do advogado são quentes!! Ele tá certo e bota pra quebrar nesses políticos metidos. Sou sua fã!!

      Excluir
    2. QUEM MUITO FALA MUITO ERRA E ESSE TAL ADVOGADO QUE NÃO ENTENDE NADA DE DIREITO SÓ TÁ QUERENDO FAZER NOME NO MERCADO JÁ OCUPADO.BOM SE MUDAR LOGO.QUANDO DR. LUCIANO BONFIM GANHAR, VAI ESTREITAR MAIS AINDA.VOLTE PRA ONDE ESTAVA E DEIXE DE APORRINHAR QUEM VIVE CERTO PRA AGRADAR SEUS PRIMOS QUE JAMAIS VÃO GANHAR MAIS NADA AQUI.

      Excluir
    3. Tenho observado que o nível de comentários postados melhorou sensivelmente.

      Excluir
  2. É oportuno que os leitores que escrevem comentário no blog valorizem a diversidade das materias aqui postadas para evitar ataques pessoais e publicação de inverdades se aproveitando do anonimato.

    ResponderExcluir
  3. È realmente despresível ver que comentários sem limites e agressores invadem os blogs. Pertinente seria que todos que postassem seus comentários se identificassem pois vivemos num país democrático e podemos falar, pensar. Não estamos na ditadura. Entendo que o mêdo dos que não se apresentam quando não acatam as loucuras da administração atual é porque tem medo de serem perseguidos, mas, opositores a esse governo deveriam se apresetar e também aqueles que falam mentiras e tentam enganar o povo com inverdades. O que tenho comentado não há dúvidas de que existem provas, porém o que falam de mim precisam realmente provar e apresentarem-se se tiverem coragem para isso. A oposição está aí para isso. Desmascarar, denunciar, ajudar os desvalidos prestando assistência junto ao judiciário, ao Ministério Público mas tudo isso com provas robustas que com certeza serão responsabilizados os autores das aberrações que acontecem no Muncípio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este cara ta enxendo saco xô

      Excluir
    2. Há duas pedras no sapato do PR: a primeira é a audiência dia 07 de agosto sobre as firmas fantasmas com possibilidade de Ficha Suja que infelizmente corre o risco de não dar em nada; a segunda e o blog de vocês.Os triunfenses impedirão que esse jornal seja calado!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Admiro muito Dr. Williams Terto é um profissional excelente e exemplo de cidadão.Desejo que surja outros iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Louvável o esclarecimento do Williams Terto Carneiro sobre a tentativa farsesca de amordaçar a oposição - ou, no mínimo, aplicar-lhe cabrestos.Que o exemplo desse advogado arretado seja acompanhado pelos demais cidadãos locais.

      Excluir
  5. Tenho acompanhado pelos blogs e através de informações recebidas por parentes com veias oposicionistas que residem em Triunfo que até o presente momento as únicas vozes conscientes assumidas que ainda se levantam contra os desmandos dessa cidade são:
    Williams Terto,Carlos Ferraz,Paulo Itálo,Djaci Marques,José Paiva,Cesarnildo Santos,Francisco Vasconcelos, Renato Santos,Edilson Marques,José Avelar,Anelita Antas e Nilson Magalhães o resto se omite mesmo sabendode todas as trapaças; os comerciantes mesmo são umas desgraças, mostram-se inimigos número um do município, só vivsam se dar bem, podem tudo acabar que não estão ligando.Deve-se iniciar a campanha de comprar em Serra Talhada,Santa Cruz da Baixa Verde,Flores,para ver se esses interesseiros se emendam.Caso contrário, boicote geral.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço os posicionamentos sensatos do advogado Williams Terto Carneiro.A imprensa e a democracia estão ligados por uma recíproca dependência, são aliadas inseparáveis que se nutrem e se fortalecem mutuamente.Obrigado senhor!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!