domingo, 6 de maio de 2012

DISCURSO DO DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA


 
Discurso pronunciado pelo Deputado GONZAGA PATRIOTA – PSB/PE
Na Sessão do dia 02/05/2012.

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SALGUEIRO/PE

Ao completar 148 anos de emancipação política, o município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, presenteia a comunidade com inaugurações, ações sociais e eventos culturais e o Festival da Sanfona que estão sendo organizadas pela Prefeitura.

Historicamente, o município de Salgueiro começou a se originar no dia 21 de dezembro de 1835 pela manhã, o Coronel Manoel de Sá saiu para fazer a vistoria na sua fazenda como de costume e ao entardecer regressando a sua casa sentou-se na sua cadeira para descansar.

O pequeno Raimundo de Sá, nono filho do casal não apareceu como de costume para sentar-se ao lado do pai, o Coronel estranhando sua ausência, o procurou pela casa, nos arredores e não o encontrou.

Como já estava anoitecendo e havia muitos animais e índios na região, o Coronel e sua esposa Dª Quitéria começaram a ficar preocupados com o desaparecimento do pequeno Raimundo, ordenando a um de seus vaqueiros ir até a cidade de Belém e avisar o ocorrido, formando assim um grupo para ajudar a procurar o menino.

Dona Quitéria aflita com o ocorrido e pensando no que poderia acontecer com o garoto, fez uma promessa a Santo Antônio que caso encontrasse seu filho com vida, construiria uma capela em sua homenagem.

O Coronel Manoel de Sá, Senhor Presidente, juntamente com os vaqueiros e alguns escravos, se embrenharam na caatinga para procurar o pequeno Raimundo. Depois de dois dias e duas noites a procura do menino, exatamente no dia 23 de dezembro de 1835, um dos vaqueiros que integrava o grupo de busca organizado pelo Coronel, finalmente conseguiu encontrar o garoto são e salvo, brincando debaixo de um pé de Salgueiro ou, segundo outra versão sobre um formoso Umbuzeiro rodeado de Salgueiros, a aproximadamente 10 Km da sede da fazenda onde a família residia, fora dos limites da Boa Vista.
Após o acontecido, o Coronel Manoel de Sá tratou de adquirir as terras e como havia prometido sua esposa Dona Quitéria, construiu a primeira capela, onde hoje, está situada a Igreja Matriz de Santo Antônio. A primeira capela tinha sua estrutura em barro e era coberta de palha, no ano seguinte, foi substituída por uma com estrutura de tijolos coberta com telhas.

A história do desaparecimento e o fato do menino ter sido encontrado são e salvo, ainda a promessa feita por D. Quitéria, despertou a curiosidade dos moradores de toda a região atraindo assim um grande número de pessoas.

Muitas delas acabaram ficando e dando início a Vila de Santo Antônio do Salgueiro. Elevada à condição de freguesia no dia 12 de maio de 1843, sob o nome de Santo Antônio do Salgueiro integrante da freguesia de Cabrobó.

Principal município do Sertão Central, a 518 quilômetros do Recife, Salgueiro é hoje uma cidade cuja administração é reconhecida em todo Pernambuco. Isso graças a duas excelentes administrações da Prefeita Cleuza Pereira, e agora sob o comando do competente Prefeito Marcones Libório de Sá.
Para se ter uma ideia da seriedade das administrações citadas,Senhor Presidente, mais de 50% do orçamento municipal está direcionado à saúde, educação e assistência social. Cerca de 1.500 crianças e adolescentes são atendidas em programas sociais.

O programa para acabar com o trabalho infantil já ajudou mais de 1000 crianças, e tende a aumentar. O Programa Sentinela dá apoio psicossocial a crianças e jovens levando-os de volta à escola. Dezenas de escolas foram ampliadas e reformadas. Algumas delas aumentaram suas capacidades em mais de 10 vezes.

Isso sem falar em várias outras melhorias, como a merenda regionalizada, o investimento na formação continuada de professores e funcionários, e a instituição do transporte escolar para os estudantes da zona rural.

Na área de saúde, Senhor Presidente, hoje em Salgueiro, mais de 70% da população é atendida pelo Programa Médico da Família que conta até com assistência odontológica para a cidade e zona rural.

Houve um aumento de 100% no número de agentes comunitários de saúde, no trabalho de conscientização da população do município.

A prefeitura já cadastrou mais de 40 mil pessoas no SUS para agilizar o atendimento e descentralizou a entrega dos remédios, beneficiando toda a população da cidade.

Gostaria de encaminhar a todos os salgueirenses meus cumprimentos pelo aniversário de nossa querida Salgueiro. Em especial, a Ex-prefeita Cleuza Pereira, ao Prefeito Marcones Libório de Sá e a toda sua equipe de trabalho, pelo excelente desempenho à frente da Prefeitura. Nossa certeza de que Salgueiro continuará trilhando o caminho do desenvolvimento e do bem-estar de sua população.

 Deputado GONZAGA PATRIOTA
  PSB/PE

10 comentários:

  1. PENSE NUM DEPUTADO ATUANTE É GONZAGA PATRIOTA, NATURAL DE SERTÂNIA, ESTRUTURADO EM SALGUEIRO E MORADOR DE PATROLINA.MAIOR REPRESENTANTE DO SERTÃO.

    ResponderExcluir
  2. O deputado federal Gonzaga Patriota é o representante da Bancada Parlamentar do Nordeste, uma grande representatividade em Brasília-DF.

    ResponderExcluir
  3. Gonzaguinha é quente todo...O único que aparece por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Isso é política! Em ano de eleição todo mundo quer ser o salvador da pátria.

    ResponderExcluir
  5. ele carrega uma cobra jararaca no bolso pra num botar a mão...

    ResponderExcluir
  6. José Eliton Serra8 de maio de 2012 às 00:13

    Se todos os políticos do Nordeste tivessem a personalidade desse grande e honesto político não estaríamos na lama - Etinho Rufino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. MELHOR DO QUE AQUELE DE SERRA TALHADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. A alma parece que quer rezar.Engana que eu gosto.Ano de eleição todo mundo é bom,

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!