sábado, 5 de maio de 2012

OBRAS DA REFORMA DO HISTORICO CINE GUARANY



Um dos mais importantes monumentos de Pernambuco, o Cine Theatro Guarany, de Triunfo, está passando por uma minunciosa reforma, com a finalidade de melhorar toda a sua estrutura física, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe, obra calculada e R$ 135 mil, com previsão máxima de 150 dias.

A construção deste destacado prédio de estilo neo-clássico teve início em 1919, por decisão dos potentes comerciantes locais da época Manoel Siqueira Campos e Carolino Siqueira Campos que bancaram todos os serviços e comemoraram em pleno 1922 a sua conclusão com a apresentação  dramática "Cenas Mudas", que causou enorme sucesso de público presente.

Durante o decorrer dos anos o imóvel sofreu transformações na sua estrutura física, funcionando, bar, lanchonete, sorveteria e boate, descaracterizando um pouco o tradicional ambiente cultural, onde inúmeros filmes famosos, peças teatrais, shows musicais aconteceram no passado.

Em 1988, por iniciativa e empenho da União Triunfense dos Estudantes - UTE e algumas personagens progressistas triunfenses, depois de muita luta junto às autoridades estaduais,  onde destacamos o ex-Secretário de Cultura, Maximiano Campos,  Presidente da Fundarpe, Tarcisio Pereira e Diretor do Patrimônio Histórico, Alberto Cunha Melo.

Foi adquirido pelo Estado, tombado e recuperado, sendo homologado pelo governador Miguel Arraes, com o decreto n° 13.091, de 18.07.1988., recebendo ainda apoios importantes dos ex- deputados estaduais Artur Lima Cavalcanti e Clodoaldo Torres.



Atualmente o Theatro Guarany, promome temporadas anuais com apresentações renomadas como o Festival de Cinema de Pernambuco, premiando longas e curtas metragens nacionais das mais variadas regiões do Brasil.

20 comentários:

  1. Ainda bem...a obra não está sendo executada pelos espertinhos da prefeitura, o serviço está sendo eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moradores que guardam fotografias do Guarani na década de 30, 40,50,60,70,80,90, poderiam colaborar com a reforma emprestando-as para que sejam recolhidos detalhes.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. O Cine Teatro Guarani não está preparado nem para o dia nem para grandes eventos, porque a população não prestigia com sua presença, pode trazer para exibir Jesus Cristo ao vivo e gratuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fazia necessária essa reforma do prédio na parte externa e interna e depois de concluir determinar regras de preservação.

      Excluir
  3. Esse município que atingiu tal estágio de desenvolvimento negativo não sei como não destruiu ainda o teatro Guarani.

    ResponderExcluir
  4. O cinema deveria se uma das últimas opções a serem esquecidas por ter um grande valor para o turismo.

    ResponderExcluir
  5. O tema atual no Brasil e em especial em Triunfo é a CORRUPÇÃO.
    Quero parabenizar o blog de Carlos Ferraz, por está atualizado nesse tema e divulgando para que todos tenha conhecimento.
    NÃO PODEMOS DAR TREGUA A CORRUPÇÃO, quem quiser ter vida sossegada, seja honesto com o dinheiro público.
    Você com seu blog Carlos Ferraz faz a grande diferença, NÓS temos dois Triunfo: UM antes de seu blog e OUTRO depois de seu blog.

    - Enquanto centenas de pessoas tem vida boa com a corrupção, outras milhares de pessoas pagam pelas consequencias e a cidade vive no atraso:

    CADEIA PARA OS CORRUPTOS DE TRIUNFO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. O cinema estava precisa há muito de uma reforma, sua pintura desbotada prejudicava as fotos com cartão-postal.

    ResponderExcluir
  7. Hoje temos o guarany bem estruturado graças ao empenho de Dr. Eduardo Melo que conseguiu junto a Jarbas a reforma. Saudades do tempo de Dudu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi prefeito tão ruim como esse.Ave!!Sou mais Dudu!

      Excluir
  8. Deve-se explicar na rede de ensino local a importância do tombamento de prédios com destaque arquitetônico e como é feita a preservação.

    ResponderExcluir
  9. A cidade de Triunfo ainda tem jeito? É viável? A gente vê tanta gente empenhada na indicação para candidatar-se a prefeito.Será que todos esses pré-candidatos têm receitas eficazes para resolver problemas que se acumulam há décadas.Espero que não elejam os mesmos novamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. Saio depois do feriadão mais otimista sobre a política Triunfo do que eu achava quando cheguei, porque soube do esforço da oposição para realizar um debate político onde possa ser confrontadas as ações questionadas do prefeito.Senti um clima de disputa, mas de respeito mútuo.

    ResponderExcluir
  11. Ainda bem que o prédio está protegido por lei estadual, se fosse municipal, seria descaracterizado como os outros , dependendo os interesses eleitorais e nunca da cidade ou coletividade.É descaso por todo canto do município.

    ResponderExcluir
  12. tudo aí foi dr eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E foi bonito? Sei, ai, ai...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!