terça-feira, 29 de maio de 2012

PRODUTO TURISTICO JUNINO ESQUECIDO


Entre as delícias: pamonha, canjica, bolo de milho...

Em junho acontece a maior festa regional do Brasil: o São João, uma comemoração que movimenta todo o Estado. São 187 cidades em folguedos ao mesmo tempo, com muita comida típica, fogueiras, queima de fogos, concurso de quadrilhas, apresentações do forró, pé-de-serra aos grandes shows divulgados, alegrando as noitadas destinadas ao santo festeiro.

O ano passado aconteceu uma vergonhosa atitude que agora parece ter virado ato corriqueiro do Governo Municipal, revoltando moradores, visitantes e turistas,  que invadiram e lotaram a cidade – por conta também do feriadão do Corpus Christ – e simplesmente nada encontraram no período da tradicional festividade matuta, a não ser seguidos atropelos.

Todos os componentes dessa confusa administração (inclusive os apaniguados secretários, assessores, diretores e vereadores) sumiram para outros recantos deixando o badalado ponto turístico em situação de penúria, faltando o mínimo de infraestrutura física, sem bares e restaurantes suficientes para atender a demanda e até as luminárias das praças e do Lago João Barbosa todas apagadas.

Abandonaram  saúde,  turismo, segurança; esqueceram a contratação de artistas; evitaram as comemorações  juninas e ainda alegaram com total hipocrisia:  “a data nunca vigorou aqui ” e  “deixaremos para gastar na  Festa do Estudante"; exatamente  um mês depois.

 Imaginem que desculpa esfarrapada, mais ridícula daqueles que teimam enterrar Triunfo a todo custo. Temos aqui instalados verdadeiros malfeitores, com o hábito de esvaziar esses eventos em detrimento da vizinha cidade paraibana de Princesa Isabel. Isso é o que podemos chamar de compromisso administrativo  e representatividade popular. São assim as pseudo- autoridades.

Foi mais um produto turístico escanteado nesse paraíso com incontestável vocação festiva, antes assim procederam com: a Semana Santa, a Festa do Folclore, a Semana da Pátria todas desprezadas aos poucos e a oferecida Festa da Rapadura rejeitada, sendo logo muito bem adaptada em Santa Cruz da Baixa Verde.

Espera-se que nesse ano eleitoral desde antes o São João de Triunfo tenha sido providenciado, fugindo assim das improvisações  e evitando novo descontentamento aos triunfenses como da vez anterior. Que venham todos curtir as festas com muita paz, e alegria, aproveitando o clima e as atrações. Será o ritmo do forró ajudando a aumentar ainda mais, o ritmo da frequência espontânea a Triunfo.

13 comentários:

  1. Parabenizo a equipe do blog pela publicação integral desse importante e providencial relato. Lamentável um fato desse acontecer em nossa cidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofro com a situação de descaso imposta ao meu torrão natal, Triunfo merecia um tratamento mais digno.

      Excluir
    2. Queria como mulher, saber por que as cantoras Nádia Maia, Cristina Amaral, Maria da Paz,Irah Caldeira,Kelly Rosa,Walkiria, Bia Marinho, Mezinha Queiroga,Terezinha do Acordeon fazem sucesso pra caramba aqui em Recife e nunca são convidadas para cantar nas festas de Triunfo.

      Excluir
    3. ANA CLÁUDIA SIQUEIRA30 de maio de 2012 às 14:23

      A PRESERVAÇÃO DAS NOSSAS TRADIÇÕES SE FAZ NECESSÁRIA.NÃOPODEM E NEM DEVEM AGIR POR PECONCETUOSOS IMPULSOS.QUEREMOS O RETORNO DO SÃO JOÃO.

      Excluir
    4. Antes do Circuito do Frio, o ponto alto do nosso turismo foi, sem sombra de dúvida, a festa de São João, comandado por Dr. Eduardo e Dra. Lúcia.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Francisco Rodrigues29 de maio de 2012 às 20:17

    Faltando menos de 30 dias para as festividades juninas de Santo Antonio, São João e São Pedro, os moradores reclamam da demora para fechar a programação.Isso também prejudica o turismo e o comércio.

    ResponderExcluir
  3. Srs triunfenses, é lamentável dizer que as festas tradicionais desta cidade estão sendo esquecidas... E agora só nos resta pedir a Deus que olhe por nós, porque não temos administração, não temos prefeito, nada, nem ninguém.........

    ResponderExcluir
  4. tá tudo totalmente tomado tchau triunfo terminou teu trunfo tadinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Triunfo antes de mais nada necessita com urgência de uma administração que priorize a qualidade de vida da população, fazendo um planejamento eficaz para a cidade.

    ResponderExcluir
  6. Imagino que de agora por diante o São João em Triunfo ficará apenas como festividade do passado.Não existe o menor interesse resgatar o evento para concorrer com Princesa Isabel-PB, cidade originária da família prefeito que todos os anos se faz presente constando na relação dos patrocinadores que contribuem financeiramente.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!