quarta-feira, 9 de maio de 2012

SÓ NO NORDESTE - YONE CASTILHO CAMPOS

Figura representativa nordestina

Esse relato é uma preciosidade, pois mostra (ou faz recordar)  alguns dos regionalismos da nossa linguagem nordestina e que enriquecem o vernáculo, sem dúvidas!

 É bom lembrar que a nossa maneira de falar,  para os de fora se torna em uma novidade! Interessante é que pessoas do sul – em suma, gente  de fora – nem sempre vêem a maneira como falamos, de uma  forma jocosa...

 As brincadeiras que ouvimos com a forma de falar são geralmente carinhosas! Como também se faz com os gaúchos, cariocas, paulistas, etc.  Morei nas regiões Sul e Leste, por mais de sete anos e sei que é assim.  É puro engano pensar que não somos simpáticos exatamente pela forma que falamos!

Muitos nordestinos sem personalidade, acreditando que é demérito falar com o nosso sotaque, dão um jeito de falar diferente, imitando, infelizmente, o pessoal do Sul ou do Leste! o resultado é que se perde a coisa melhor que todos nós temos que é a identidade!

 Nesse aspecto admiro o Dr. Jarbas Vasconcelos, bem como o Dr. Joaquim Francisco – só para falar de alguns – ambos ex-governadores de Pernambuco, e tantos outros homens honrados, que não são   "maria-vai-com-as-outras", que embora tenham morado no Sul , em Brasília-DF, etc. Fazem questão de não perder esse tesouro que é a nossa maneira especial  de falar.onde está o demérito? Não existe... Não mude, portanto! Isso tem o seu valor prático  impagável; o valor do diferencial!

Conheci muitos oficiais da Força Aérea Brasileira - FAB, oriundos das mais diversas regiões do Brasil,  que ao terminarem  o curso de formação da academia da força aérea, vinham para o Nordeste complementar a instrução básica recebida – uma espécie de "residência, como acontece com os médicos, naturalmente; geralmente os aspirantes vinham para  Natal - Rio Grande do Norte , aqui chegavam, logo se apaixonavam por meninas nordestinas e casavam; entre outras razões, muitas vezes pelo jeitinho especial como as "meninas do Nordeste" falavam! o "charm" das nordestinas é conhecido, entre outras razões, exatamente pela sua voz doce, arrastada, e principalmente pela utilização de palavras pouco usuais no português em geral...

É que, pelas dificuldades econômicas regionais que atravessamos  ao longo dos séculos, ficamos meio isolados e protegidos da miscigenação dos costumes,sofremos pouquíssima imigração e, portanto, pouca  agressão de línguas estrangeiras... 

Ficamos muito tempo quase isolados, cultivando costumes antigos e fora do circuito natural de renovação da língua, que ocorre pela imigração, pelo  turismo, pelo império das  redes de comunicação, etc. que transformam normalmente o mundo numa massa uniforme de valores costumes e sotaques... É a famosa "aldeia global", onde tudo tende a se uniformizar, ditados  pelos avanços cibernéticos e  que criaram a mídia  de tv, rádio e mais recentemente a internet.

Tudo isso permite a ressonância global e em tempo real de tudo que se faz e se diz e se entende em todas as partes do mundo... e ocorre ao mesmo tempo! então. Os tempos são outros e as culturas e particularidades dos povos são naturalmente agredidas, violadas, deturpadas, todos os dias e todas as horas. 

Esta tendência a unificação dos valores universais, se segue não é de hoje, é verdade, conforme já previa o filósofo (ou papa)  da comunicação, o americano,  Mac Loran (?), que já enxergava isso, ainda nos anos 60/70. Destarte, o fato de ficarmos por muito tempo  "of side" em relação às mudanças que acontecem no mundo, por não termos tanta expressão econômica;  algo que poderia ser mau, terminou sendo um bem e  vantajoso para a região: suas excentricidades culturais e lingüísticas foram conservadas mais do que em qualquer outro lugar do Brasil!

Nesse retardo natural do Nordeste, que não teve e não  tem qualquer  pressa para recepcionar  os valores de outras regiões do Brasil reside o nosso trunfo! apenas um exemplo para ilustrar o que falo: palavras como "aperrear" que usamos muito em Pernambuco, principalmente, não são excêntricas como muitos pensam...quando examinadas com profundidade vamos verificar que tem raízes no espanhol, língua irmã e  que nos passou muitos vocábulos e significados, em épocas históricas,  principalmente quando de 1580 a 1640,  Portugal e Espanha, por motivos de sucessão real,  fundiram-se em uma única nação.

Assim, não foi só o "Tratado de Tordesilhas" que sofreu um "by passe" em decorrência da fusão. houve outras inúmeras  conseqüências decorrentes da abertura de fronteiras castelhanas e luzas... voltando ao eixo, o termo  "aperrear", repito, muito nordestino, que significa angustiar, tratar mal, tirar a paciência,   dirigir-se ao outro com desumanidade,etc.

É originário de "perro" (?) - cachorro - no belo e rico idioma de Miguel Cervantes! "aperrear", portanto, é tratar alguém como se trata um cachorro e não um ser humano... Assim, vemos que tudo tem suas razões de ser. E que ninguém se sinta infeliz por ter sotaque nordestino! Se acontecer isso, o "fio de uma égua" não tem noção do que se chama identidade e personalidade... não merece ter nascido aqui! "vá se danar!"


Oxente!
É um verdadeiro dialeto.

Se é miúdo é pixototinho.Se é pequeno é cotôco.Se é alto é galalau.Se é franzino é xôxo.

Tudo que é bom é massa.Tudo que é ruim é peba.Rir dos outros é mangar.O bobo se chama leso.E o medroso chama frouxo.

Tá torto é tronxo.Vai sair diz vou chegar.
Dar a volta é arrodeio.
Se é longe é o fim do mundo.

Dinheiro é bufunfa.Caba sem dinheiro é liso.Pernilongo é muriçoca.Chicote se chama peia.

Quem entra sem licença emburaca.Sinal de espanto é - - vôte!!Se tá folgado tá foló.Quem tem sorte é cagado.

Quem dá furo é fulêro.
Sujeira de olho é remela ou argueiro.Gente insistente é pegajosa.Agonia é aperreio ou gastura.Meleca se chama catôta.
Gases se chamam bufa.

Catinga de suor é inhaca.
Mancha de pancada é roncha.Palhaçada é munganga.Desarrumado é malamanhado.Pessoa triste é borocoxô.E então é iapôis.Pois sim é não concordo.

Pois não é estou as ordens.
Correr atrás de alguém é dar carreira.
Passear é bater perna.
Fofoca é resenha.Estouro se chama pipôco.

Confusão é rolo.
Travessura é presepada.Gente complicada é nó cego.Paquerar é se inxerir.Distraído é aluado.  
Visse esse mininu? Nun é fácil!

16 comentários:

  1. Álvaro Pereira dos Santos9 de maio de 2012 às 12:03

    O senhor Yone Castilho Campos retrata na perfeita explanação a beleza de manutenção do sotaque regional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, prezado Álvaro, pelos seus comentários atenciosos. y.castilho.

      Excluir
  2. Ao longo da história recente, muita gente pesquisou em relação a essas diferenças regionais, com linguagens que proporcionam a referência das pessoas.Tenho vontade de estudar para entender melhor a motivação.

    ResponderExcluir
  3. Todos nós temos uma ligação com o trabalho de Luiz Gonzaga, o rei do baião, você não precisa ter escutado um disco dele para conhecer suas músicas.Sua obra tem um apelo muito forte, porque agradava do povão a intelectuais com seu linguajar natural nordestino do Sertão pernambucano.Estou solidário ao Campos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mateus, pelo seu amistoso e inteligente comentário! y.castilho.

      Excluir
  4. OUTRO CIDADÃO INTELECTUAL QUE MERECIA TER SIDO CONVOCADO PARA FAZER PARTE DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE TRIUNFO - ATLA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito lisonjeado com o seu elogio, prezado amigo! Espero nunca decepcionar você. Que Deus me ajude! Forte abraço! y.castilho

      Excluir
  5. PARA COLABORAR COM ESTAS PÉROLAS.

    -MATUTO É BEROSO.
    -COM MÊDO, ESTA ESPANTADO.
    -CÚ É FIFIOUCO.
    -BRIGUENTO É ARENGUEIRO.
    -BATIDA DE CARRO É BARROADA.
    -CABINE, É BOLEIA.
    -COMPRIMIDO, JÁ FOI CACHEETE.
    -PENDURADO EM UM CARRO, É MORCEGADO. E POR AI VAI...

    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  6. Criatividade aqui é o que não falta.Kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Orgulho de Ser Nordestino!!

    ResponderExcluir
  8. O cenário político em Triunfo seria cômico se não fosse trágico.Ainda não tive tempo suficiente para entender que união foram essas realizadas dos dois lados entre adversários, que passa longe da seriedade, acomodando pessoas que não comungam do mesmo propósito e apenas convivem como gato e rato.

    ResponderExcluir
  9. O prefeito aparentemente não está preocupado com as cobranças da oposição, sobretudo do ex-prefeito Maninho, que ele garante não vai poder se candidatar por ser ficha suja, mas espera-se que ele explique ao povo de Triunfo as razões do seu rompimento com ele que era tão afinado, depois de fazer jogo duplo com o outro candidato da época Eduardo, um adversário.
    Assessores confirmam que prioridade do Maninho no momento não é apenas derrotá-lo, mas colocá-lo atrás das grades, por mal uso do dinheiro público,e luta determinado para impedir sua candidatura tida também como ficha suja, devido condenações obtidas no colegiado e firmas fantasmas.
    Essa eleição promete muita confusão.
    ( Do Blog P-A-N-C-A-D-A )

    ResponderExcluir
  10. A privacidade das pessoas é mesmo um assunto que nunca esteve tão em evidência como agora, principalmente m se tratando desses dois senhores que infelizmente tivemos como prefeitos da nossa cidade, pelas costas atacam tudo e todos que não lhes forem favoráveis, mas pela frente dão de bonzinhos.Conhecemos essas duas coisas.

    ResponderExcluir
  11. o NE é terra de cabra da peste!!!

    ResponderExcluir
  12. Adoro o que ás vezes escreve no blog integrantes da família Castilho, pessoal com inteligência de sobra.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado ,Tina! Tudo decorre do teu coração bondoso...Deus te abençôe e aos teus, hoje e sempre! y. castilho

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!