sábado, 9 de junho de 2012

AS MÚSICAS QUE RETRATAM SUAS REALIDADES


TRISTE REALIDADE
Uma análise da evolução da relação de conquista e do amor do homem para a mulher, através das músicas que marcaram época.

DÉCADA DE 30
Ele, de terno cinza e chapéu panamá, em frente à vila onde ela mora, canta:

"Tu és, divina e graciosa, estátua majestosa! Do amor por Deus esculturada.
És formada com o ardor da alma da mais linda flor, de mais ativo olor, na vida é a preferida pelo beija-flor..."

DÉCADA DE  40
Ele ajeita seu relógio Pateck Philip na algibeira,escreve para Rádio Nacional e, manda oferecer a ela uma linda música:

"A deusa da minha rua, tem os olhos onde a lua,costuma se embriagar. Nos seus olhos eu suponho, que o sol num dourado sonho, vai claridade buscar"

DÉCADA DE  50
Ele pede ao cantor da boate que ofereça a ela a interpretação de uma bela bossa:

"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça.
É ela a menina que vem e que passa, no doce balanço a caminho do mar.
Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema. O teu balançado é mais que um poema.
É a coisa mais linda que eu já vi passar."

DÉCADA DE  60
Ele aparece na casa dela com um compacto simples embaixo do braço, ajeita a calça Lee e coloca na vitrola uma música papo firme:

"Nem mesmo o céu, nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito não é maior que o meu amor, nem mais bonito. Me desespero a procurar alguma forma de lhe falar, como é grande o meu amor por você...."

DÉCADA DE  70
Ele chega em seu fusca, com roda tala larga, sacode o cabelão, abre porta pra mina entrar e bota uma melô jóia no toca-fitas:

"Foi assim, como ver o mar, a primeira vez que os meus olhos se viram no teu olhar....
Quando eu mergulhei no azul do mar, sabia que era amor e vinha pra ficar...."

DÉCADA DE 80
Ele telefona pra ela e deixa rolar um:

"Fonte de mel, nos olhos de gueixa, Kabuki, máscara. Choque entre o azul e o cacho de acácias, luz das acácias, você é mãe do sol. Linda...."

DÉCADA DE  90
Ele liga pra ela e deixa gravada uma música na secretária eletrônica:

"Bem que se quis, depois de tudo ainda ser feliz. Mas já não há caminhos pra voltar.
E o que é que a vida fez da nossa vida? O que é que a gente não faz por amor?"

EM 2001
Ele captura na internet um batidão legal e manda pra ela, por e-mail:

"Tchutchuca! Vem aqui com o teu Tigrão. Vou te jogar na cama e te dar muita pressão!
Eu vou passar cerol na mão, vou sim, vou sim! Eu vou te cortar na mão!
Vou sim, vou sim! Vou aparar pela rabiola! Vou sim, vou sim"!

EM 2002
Ele manda um e-mail oferecendo uma música:

"Só as cachorras! Hu Hu Hu Hu Hu!
As preparadas! Hu Hu Hu Hu!
As poposudas! Hu Hu Hu Hu Hu!"

EM 2003
Ele oferece uma música no baile:

"Pocotó pocotó pocotó...minha éguinha pocotó!

EM 2004
Ele a chama para dançar no meio da pista:

"Ah! Que isso? Elas estão descontroladas! Ah! Que isso? Elas Estão descontroladas!
Ela sobe, ela desce, ela da uma rodada, elas estão descontroladas!"

EM 2005
Ele resolve mandar um convite para ela, através da rádio:

"Hoje é festa lá no meu apê, pode aparecer, vai rolar bunda lele!"

EM 2006
Ele a convida para curtir um baile ao som da música mais pedida e tocada no país:

"Tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha!!!
Calma, calma foguetinha!!! Piriri Piriri Piriri, alguém ligou p/ mim!"

EM 2010
Ele encosta com seu carro com o porta-malas cheio de som e no máximo volume:

"Chapeuzinho pra onde você vai, diz aí menina que eu vou atrás.
Pra que você quer saber?
Eu sou o lobo mau, au, au
Eu sou o lobo mau, au, au
vou te comer,
Vou te comer, vou te comer, vou te comer,
Vou te comer, vou te comer, vou te comer"

DE 2011 ATÉ HOJE
Ele chega na balada, cabelo Neymar, louco pra "ficar", e começa:

"Nossa, nossa
Assim você me mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego
Delícia, delícia
Assim você me mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego

ONDE FOI QUE NÓS ERRAMOS?

SERÁ QUE AINDA É POSSÍVEL PIORAR???

10 comentários:

  1. Muito interessante a postagem que revela a realidade nua e crua da nossa musicalidade.Gostei!

    ResponderExcluir
  2. São desses estilos de publicações que a turma jovem precisa para melhor a estrutura cultural equivocada.

    ResponderExcluir
  3. CONSIDERO O RELATO PROVIDENCIAL E DIGNO DE ELOGIOS.PENA POUCOS TENHAM CAPACIDADE DE TECER COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir
  4. TB CONSIDERO O TEXTO DEMONSTRATIVO DAS DIFERENCIADAS SITUAÇÕES MODISTAS UM ACHADO HISTÓRICO MERECEDOR DE DISCUSSÕES NESTE ESPAÇO, PORÉM SINTO AUSÊNCIA DE BAGAGEM PARA TANTO, NOTA-SE PELOS POUCOS COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o retrato de nossa sociedade.

    -Antigamente o homem era obrigado a ser um cidadao correto, pois não passava de um dever... hoje quando ainda encontramos um cidadão correto é motivo de elogios.


    -Antigamente a juventude lutava por liberdade e justiça social... hoje temos uma juventude alienada que só pensa em tomar cachaça e usar drogas .

    -Antigamente nós tinhamos um JUDICIARIO que punia os que erravam... hoje temos uma justiça que favorece aqueles que estão no poder e nas camadas mais alta da sociedade.

    -Antigamente nós tinhamos vereadores que não ganhavam salarios e nem comprava votos.... hoje temos vereadores que compram seus mandatos e depois vão usar seus poderes para acobertar prefeitos ladroes.

    -Antigamente as cidades tinham prefeitos semi analfabetos mas que tinham vocação pra administrar uma cidade... hoje temos prefeitos doutores que tem a vocação pra ROUBAR.

    -ANTIGAMENTE em muitas cidades do interior tivemos a oportunidade de ver o mestre LUIZ GONZAGA ,cantar musica de qualidade, em cima de carroceria de caminhão a um custo quase zero, para o povo... hoje nós vermos bandas de forro cantando para o povo (musicas sem nenhuma qualidade), por preços caros as custa do dinheiro público tudo em nome da cultura.

    O QUE PODEMOS ESPERAR DE UM PAÍS COMO O BRASIL.

    ... VIVA A REVOLUÇÃO (ÉTICA, MORAL e CULTURAL).

    ResponderExcluir
  6. Parabenizo o blog por além de defender a comunidade insistir também na parte cultural.

    ResponderExcluir
  7. Luiz Gonzaga sim representa um aspecto positivo da música brasileira, merece a comemoração do seu centenário.

    ResponderExcluir
  8. Deve ser bastante trabalhoso confeccionar esse blog com tanta variedade de assuntos.Minha esposa fica admirada com as novidades engraçadas que surgem.

    ResponderExcluir
  9. Pare com essas comparações estúpidas, os estilos musicais que você escolheu não tem a minima semelhança. Eu ainda escuto música boa, antiga e nova. Você não precisa escutar esse tipo de coisa, pare com esse saudosismo idiota e não compare Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim com Michel Telo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!