sábado, 16 de junho de 2012

CANETADAS ON LINE - JURANDIR CARMELO/PESQUEIRA-PE

Jurandir Carmelo

Do Mural do Facebook do meu amigo e Diretor da Escola de referência de Pesqueira, Professor Danielzinho, extraio a seguinte nota:

O governador Eduardo Campos disse, dia desses, em evento no município de Sertânia, uma frase que merece destaque.

Dizia ele que já tinha visto candidato POBRE ganhar eleição; candidato RICO perder eleição. Mas o que nunca tinha visto era um frouxo ganhar eleição.

Que, pra vencer uma eleição é preciso muita coragem, disposição e muito trabalho. Nao se faz campanha sem dinheiro. Mas erra crucialmente quem acha que política é dinheiro.

É preciso estar sintonizado com o povo; compreender as dificuldades, saber ouvir. Exercer sua liderança com humildade, como um empregado do povo.
O maior líder da história tinha um jumento como transporte e uma coroa de espinhos como adereço.

Foi muito feliz o governador Eduardo, nos seus comentários sobre campanha política. Já participei de diversas campanhas, tanto a nível majoritário quanto a nível proporcional, tanto a nível estadual quanto a nível municipal. Nelas já vi de tudo!

O que mais me impressiona é que tem muita gente que só fala em dinheiro. E não é o povo que vai atrás do dinheiro. São os intermediários do voto, os que negociam o voto do eleitor, mas na verdade, muitos deles, ficam com o dinheiro, ou parte do dinheiro. Não vou dá nomes aos bois!

Tem mais! Muitos deles procuram vender o que não têm, ou seja, o voto. Para mim, mesmo com dinheiro, o voto se conquista não se compra, o que se compra são os cabos, sargentos, tenentes, majores, capitães e coronéis eleitorais. E esses são muitos, e todos cheios de direitos, cheios de votos. Muitas das vezes não conseguem voto nem mesmo em casa, junto à família. É uma vergonha!

Certa vez candidato a deputado estadual, para ajudar o hoje governador Eduardo Campos, aqui em Pesqueira, enquanto Deputado Federal, eleições de 2002, chega um desses coronéis (o termo reúne todos) à minha casa, e me disse: Dr. Jurandir tenho uns 350 votos para o senhor. Quantos? 350, respondeu ele. Ótimo! Vamos fazer o seguinte: Eu retiro a minha candidatura e apresento voce como candidato. Desconversei. Pura balela!

10 comentários:

  1. Gostei da recente novidade do blog com a participação do jornalista pesqueirense Jurandir Carmelo e sua interessante crônica política.Seria bom que houvesse uma sequência de causos.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM ESSE RAPAZ.AS CANETASAS SÃO DIVERTIDAS E POSSUEM UM APELO POPULAR DE GRANDE SIGNIFICADO.PARABÈNS AO BLOG E AO AUTOR.

    ResponderExcluir
  3. FERNANDO VASCONCELOS17 de junho de 2012 às 08:44

    A COLUNA DESTE BLOG "CANETAS ON LINE" SE PERMANECER VAI SER O MAIOR BARATO.VOU ME DIVERTIR MUITO COM AS TIRADAS CONTUNDENTES EXPRESSIVAS DO JORNALISTA HUMORISTA.

    ResponderExcluir
  4. FERNANDO VASCONCELOS17 de junho de 2012 às 09:31

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Estudei na Faculdade de Olinda, quando ainda funcionava próxima da Prefeitura da Cidade , e no vizinho bar "A Taberna", conheci Jurandir Carmelo que trabalhava na Assembléia Legislativa.

    ResponderExcluir
  6. Não adianta chorar...2012 SÓ DÁ NÓIS DE NOVO...vontade do povo.PR 22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega desse descabível comentário. Será que a Equipe desse blog não vai tomar a atitude de dá o prazer aos leitores na exclusão debochada desse anônimo? Providência!!!

      Excluir
  7. O jornalista vai continuar escrever pra o blog Opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. Será que alguém vota num candidato com esse deboche? E ainda tem um português meio devagar... Sou a favor de alguém mais letrado para entender das Leis e praticá-las.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!