sexta-feira, 29 de junho de 2012

CANETAS ON LINE - O QUE DEVEMOS FAZER. O QUE O POVO DEVE SABER!



*LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO – Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, já em plena vigência, com aplicabilidade constitucionalmente garantida. Do contrário, as penas da lei!

Vamos, ao longo da campanha política de 2012, discutir essa lei, com o objetivo de preparar a nossa gente, especialmente o (a) eleitor (a), os (as) próprios (as) candidatos (as) para exigir o cumprimento da mesma.

Através dessa lei, vamos querer saber quantos e quais os cargos comissionados na Prefeitura de Pesqueira. Quais os nomes dos seus ocupantes, ou seja, dos nomeados para esses cargos, o que fazem, onde estão lotados, quais os seus salários, se frequentam ou não o serviço.

Queremos saber tudo sobre as licitações da Prefeitura, secretaria por secretaria, departamento por departamento, especialmente sobre o Hospital Dr. Lídio Paraíba.

Queremos saber qual a frota de veículos de propriedade (patrimônio), do município, quanto custa a sua manutenção, especialmente a despesa com combustível.

Queremos saber sobre os carros agregados, quanto custa ao Município os gastos com esse procedimento. Queremos saber sobre a licitação desses carros e qual o critério. Queremos saber o nome dos proprietários desses veículos.

Queremos sobre o patrimônio do Município, especialmente sobre os imóveis. Queremos saber quantos imóveis urbanos e rurais, pertencem ao patrimônio do Município. Queremos saber quantos e o porquê de tantos imóveis alugados. Queremos saber o nome dos proprietários desses imóveis.

Queremos saber quem paga os honorários de tantos advogados para tantas defesas da prefeita atual e o ex-prefeito. Queremos saber quantos são os advogados do município. Qual o papel desses advogados, na defesa da gestora de hoje e do gestor de ontem, até porque o Municipio não deve pagar honorários advocatícios.

Fiquem certos todos! A história dessa lei está só começando. Não se enganem senhores gestores, gestoras, o povo pesqueirense está mais consciente. Prova disso é a sua efetiva participação nas rádios, nos blogs, nos jornais. Também, nas ruas, nos bancos das praças, nas mesas dos bares. Em todo lugar Pesqueira está sendo discutida.

Um dia, lá bem atrás, éramos apenas alguns “gatos” pingados. Lembro-me bem quando comecei o programa “PESQUEIRA EM DEBATE”, na Rádio Difusora de Pesqueira. Lembro-me que com Wiliam Porto e Jonas Brito como debatedores, batíamos nessa mesma tecla, criar a consciência coletiva do povo da nossa terra.

Depois vieram: o saudoso Geraldo Rolim (Faz falta? Sim, faz falta!); o nosso amigo Alaim Prudêncio; Depois outros mais a exemplo de Vandeck, Laurene Martins, padre Zé Maria, Severino Melo, Oton Almeida, professor Souza, no jornal ERA NOVA, nele assinei por longo período a coluna Canetadas. Depois vieram outros e outros. Veio a Marreta, de Vandeck. Mais...

Adiante, outros e outros e outros..., até chegar ao momento atual, quando o povo está se conscientizando do seu papel de cidadão. Aí, estão os jornais, as rádios, os blogs, a internet como o todo, inclusive o vai e vem de emails, as postagens no facebook.

Os tempos são outros! Outros tempos virão! Pesqueira está mudando, graças a Deus. O povo reagiu! Daqui pra frente não vai haver espaço para político FICHA SUJA, para político DESONESTO, para GAMBIARRAS DA VIDA!

Em homenagem a esse avanço, a essa conscientização do povo, vamos conjugar o pretérito perfeito do verbo REAGIR:

Eu reagi, tu reagiste, ele reagiu, nós reagimos, vós reagistes, ELES NÃO REAGIRAM (ELES VÃO PERDER, PORQUE CHEGOU A HORA!).

Vamos agora conjugar o presente do verbo REAGIR:

Eu reajo, tu reages, ele reage, nós reagimos, vós reagis, ELES NÃO REAGEM (ELES VÃO PERDER, PORQUE CHEGOU A HORA)

REAGE PESQUEIRA, REAGE! 

POR: Jurandir Carmelo (pesqueirense, jornalista e advogado)

5 comentários:

  1. Atenção!!!Cidadãos brasileiros,nordestinos pernambucanos e em especial triunfenses, mais um instrumento juridico disponível para que possamos ter acessoas informações das gestões públicas,seus gestores federal, estadual e municipal, todo o executivoe legislativo. Vamos fazer valer, mas não nos esqueçamos o nosso voto consciente e criterioso ainda é a nossa maior arma contra a corrupção e os corruptos.
    Luis Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Valeu a postagem do senhor Jurandir Carmelo...Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venho perguntar às autoridades, mais precisamente da cidade de Pesqueira, se existe uma Lei de Silêncio, pois a mesma não é respeitada na cidade, antes tão tranquila e aprazível.Existe atualmente uma proliferação de carros de som, motos e bicicletas fazendo todo tipo de anúncios, sem controle dos decibéis.Esperamos que alguém tome uma atitude para acabar com esse desrespeito na nossa cidade.

      Excluir
  3. Os comentários do pesqueirense são bons e divertidos.kkkk

    ResponderExcluir
  4. Os causos do Jurandir Carmelo retratam tão somente uma realidade do quadro político brasileiro atual dentro de uma ótica divertida, mas que deixa também o seu recado de alerta ao eleitorado imprudente e que visa somente se dar bem votando por qualquer vintém sem analisar a quem.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!