quinta-feira, 21 de junho de 2012

CHEGOU O NOSSO SÃO JOÃO - ROGERIO MOTA

A fogueira está queimando...em homenagem a São João....
                                                                   


Chegou o nosso São João, será sempre para todos nós nordestinos uma festa que tem tudo das nossas raízes; da cultura do nosso povo, das comidas regionais e das danças tradicionais.

Quem não se lembra quando nossas quadrilhas eram dançadas nos terraços das nossas casas? Faz um bocato de tempo..., ou às vezes na rua onde morávamos e com todos os dançarinos que se vestiam de matutos e matutas de uma forma bem diferente uns dos outros, não existiam roupas iguais.

Tinha aquele que "gritava" cantava à quadrilha que até tinha o casamento matuto onde o noivo e a noiva geralmente namoravam e, de vez enquanto, era prá valer depois das brincadeiras. Também tinha o padre e o delegado com encenações bem engraçadas.

A decoração era com muitas bandeirinhas coloridas, balões com velas acesas, palhas de coqueiros e muitas folhas de eucalipto pelo chão pra dar um cheiro do interior. Todos participavam; crianças, jovens, nossos pais e até nossos avós.

Na semana que antecedia o dia do São João, a gente armava as nossas rifas com um caixão de madeira onde enfeitávamos com papel de seda coloridos, colocávamos nossos fogos de todos os tipos; de bombinhas aos peidos de véia e na frente das nossas casas ficávamos à vender a quem quisesse comprar.

Todos em nossas ruas faziam sua fogueira e não haviam reclamações das fumaças à incomodar, tinha também os balões que iluminava o céu cheio de estrelas e um lindo luar. Vamos festejar o nosso São João com toda a tradição. Viva São João!

Rogério Mota

E-mail: rogeriomota60@hotmail.com

11 comentários:

  1. Enquanto o Estado inteiro se antecipa e vira grande arraial para festejar o Dia de São João, em Triunfo será igual ao ano passado, não houve investimento de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UM ANO DEPOIS AINDA ESTAMOS ESPERANDO UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA.CENA DE UMA CIDADE SEM ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO.EXATAMENTE COMO VCS COBRARAM ANTES.

      Excluir
  2. Gostaria de solicitar uma fiscalização por parte das autoridades e Secretaria Municipal do Meio Ambiente sobre o barulho em dia de festa que é infernal próximo da praça do açude e a PM não cumpre o seu papel quando é acionada.Além do transtorno causado pela poluição sonora, ainda há a falta de respeito dos motoristas que estacionam nas saídas das garagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta chorar...2012 SÓ DÁ NÓIS DE NOVO...vontade do povo.PR 22

      Excluir
    2. Destruir o São João é um flagrante desrespeito ao cidadão, ao visitante e todas diretrizes de uma cidade civilizada.Que administração!

      Excluir
    3. Quatros anos de completo abandono da cidade, vejam o insucesso que deu.Votem neles de novo!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Sem falso puritanismo, mas é preciso que as autoridades tomem alguma providência com relação às mulheres que se prostituem aqui na cidade e fazem vista grossa.Prostituição não é crime, mas ato obsceno, é capitulado no artigo 233 do Código Penal.As mulheres jovens não têm nenhum pudor, mostrando partes do corpo ao tirar e se oferecendo aos propensos ficantes ou potenciais clientes.

      Excluir
  3. Sou frequentadora das festas de Triunfo e verifico que as mesmas estão cada vez pior, devido ao despreparo ou incompetência da administração de agora que não tem o menor interesse na organização dos eventos.Aumenta a cada ano o número de amigos que desistir de sair de Serra Talhada para subir a serra, com o outro prefeito era muito melhor.

    ResponderExcluir
  4. Com um pouco mais de tempo essa gestão acaba todos eventos de Triunfo.Quero ver quando a prefeitura vai acabar com essa baderna.Deus proteja o povo triunfense que sofre pelo descaso administrativo.

    ResponderExcluir
  5. O argumento de que os custos são elevados para a manutenção do São João em Triunfo é uma afronta aos interesses do Município, deviam evitar gastos era em outras coisas particulares.Essa administração só tem causado transtornos.Esse senhor praticamente privatizou os eventos populares de tradição.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!