E viva São João!..."Olha pro céu meu amor..." |
Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.
O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.
A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.
Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.
No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.
Shows de artistas regionais e locais, além de quadrilhas e brincadeiras típicas do período, vão animar muitos arraiais montados na capital e no interior do Estado.É a festança garantida do litoral ao Sertão.
ResponderExcluirAcabaram o São João daqui.Não vai haver nada!!!!!!
ExcluirTenho saudade de não terem mantido a tradição do desfile matuto percorrendo as 17 h as ruas da cidade, seguindo até a praça do açude.
ExcluirChegou a hora dos triunfenses festejarem o evento mais esperado do ciclo junino.Este ano, o aniversário de São João Batista é no domingo, mas não foi por ausência de feriadão que os amantes da tradicional festa deixaram de comemorá-lo na cidade desde ontem, encontrei vários conterrâneos animados, entre eles Waldemar Jr, Diogo Fernando e Ranieri Timóteo.
ExcluirTodo município na região tem festa de São João, Serra Talhada , Santa Cruz da Baica Verde, Calumbi, Princesa Isabel, Manaíra, Flores, Carnaíba... só não o turístico Triunfo, nesta temporada?. Algo está muito errado!!!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirSÃO JOÃO DE TRIUNFO FOI ZERO = 0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
ExcluirNão adianta chorar...2012 SÓ DÁ NÓIS DE NOVO...vontade do povo.PR 22
ExcluirÉ louvar o santo e cair no forró.Véspera de São João espalha som de sanfona, calor de fogueira e sabor de comida de milho no ar de todo o Nordeste.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAviso que o São Soão da comunidade dos bairros Rosário e Encruzilhada será amanhã na rua do Bar Ave Verde de Bosquinho Granja.Terá quadrilha, forró, sorteio e muita animação.O evento é promovido pelos moradores.
ResponderExcluir