SEU "NECO TENÓRIO”
Jornalista e advogado Jurandir Carmelo |
Isso nos faz lembrar uma campanha que “seu” Neco Tenório coordenou aqui em Pesqueira, quando o prefeito era Luiz Neves. Ferrenhos adversários (mas se tratavam com urbanidade, coisa difícil hoje em dia. Hoje não se tem adversário se tem inimigo. Ah, Pesqueira!). “Seu” Neco (ex-prefeito) queria que o seu candidato fosse o majoritário na Cidade. O candidato a deputado federal era o Joaquim Coutinho.
Passadas as eleições, eleito para a Câmara Federal, Joaquim Coutinho, manda avisar ao “seu” Neco que viria à Pesqueira para agradecer a votação. E assim foi!
“Seu” Neco mandou preparar um almoço (em sua casa) e convidou vereadores e outras lideranças que trabalharam na campanha. Sentados à mesa, “seu” Neco começa apresentar um a um, e o deputado pergunta a cada um deles. Como foi a campanha? Foi boa! Respondia os seus interlocutores: Muito trabalho. Meu trabalho foi grande, mas graças a Deus, recompensado, pois lhe arranjei 300 votos. Parabéns colocava o deputado!
E assim foi com cada um. “Seu Neco” sentado à cabeceira da mesa, com lápis e papel na mão, fazendo as anotações, 300, 150, 500, 200, 600, e por aí afora. O deputado olha para seu Neco, e pergunta: E voce Neco, quantos votos? Ao que “seu” Neco respondeu: “somei a conta dos votos que deu 1.650 votos - (aqui, números imaginários). Como a conta já passou dos votos que voce teve em Pesqueira, 1.220, não te dei nem meu voto”. Estou a dever!
Aqui em Pesqueira tem um bocado de história dessa espécie. E o candidato que se vire, arranje dinheiro seja lá aonde for, e como for. Uma verdadeira exploração! Um deboche! Talvez aí a importância dos “Carlinhos Cachoeiras” da vida! Aqui em Pesqueira temos os nossos “Carlinhos Cachoeiras”!
Já trabalhei com políticos que tinham dinheiro, outros que não tinham nenhum vintém. E em qualquer situação, tem que ter coragem, tem que levantar cedo, dormir tarde, e pé na estrada.
O governador tem razão!
Muito bem!! Ele vai continuar!! Gostei!!O JC é divertido em seus causos pesqueirenses.
ResponderExcluirParabéns Triunfo, pela natureza, ar puro, caretas, belas paisagens, pessoas bonitas, gentis e alegres por sua tradição e história!Enfim por existir, dando a oportunidade a todos de contemplar não só uma terra, mas esse grande paraíso de eterna magia.
ResponderExcluirMês de junho, mês de Santo Antonio, São João e São Pedro.Essa é a época do ano, além do natal, em que mais sinto falta de Triunfo.Do jeito de triunfense de viver.Falta das comidas típicas, das músicas e danças, da fogueira, dos fogos, do frio.Nenhuma canjica é gostosa como a de lá.O forró aqui não tem a mesma beleza. E a fogueira? Essa nem tem por aqui.Frio então, nem se fala. Sinto falta primeiramente dos meus amigos queridos, das minhas referências.Saudades de Triunfo!
ResponderExcluirNão adianta chorar...2012 SÓ DÁ NÓIS...vontade do povo. PR 22
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirACHO QUE O JORNALISTA JURANDIR CARMELO DE PESQUEIRA-PE NÃO É FEIO, MAS ESSA BARBA QUE USA ESTÁ HORRÍVEL, ENVELHECE MUITO.
ResponderExcluir