domingo, 10 de junho de 2012

FESTAS JUNINAS SEMPRE ATRAÇÃO

A fogueira está queimando... em homenagem a S. João

Desde muito tempo o mês de junho em Triunfo sempre foi de muita alegria e virava um imenso arraial para festejar em alto estilo as tradicionais festividades: Santo Antonio, São João e São Pedro com quadrilhas em todo o recanto do município e na sede apresentando como atração chamativa grandes nomes da música regional e local.

Tão bom quanto aproveitar as festas era curtir os visitantes e turistas as atrações urbanas e da zona rural diurnas como: Cachoeira dos Pingas, Pico do Papagaio, Cacimba e João Neco, Furna da Laje, Pedra do Letreiro, Escorregador do Brocotó, Poço Dantas, Barragem do Brejinho, entre outros.

O ano passado tivemos a felicidade de assistir a cidade ser invadida por visitantes e turistas de todas as regiões de Pernambuco e outros Estados, lotando as mais de 20 pousadas existentes - devido ao feriadão de Corpus Christ - à procura de diversão e apresentando total animação no contato com moradores, mas não houve nada.


Improvisaram um pequeno arraial, organizado dias antes para a Caravana da Saudade, em uma subida, com piso de paralelepípedos ( impossibilitando dançar) frente aos restaurantes !O Rei do Caldo" e "Beto’s Bar e Restaurante" e depois se mandaram todos os vinculados   à administração atual para outros municípios, deixando os triunfenses revoltados com a tamanha falta de consideração.

Pior que tudo são as mais variadas justificativas sem sentido, dadas pelos defensores do setor: “Em Triunfo nunca houve tradição de São João” e “Melhor investir na Festa do Estudante" - que acontece um mês depois. Vejam que tamanha ironia: o São João sempre houve aqui e bastante frequentado. A Festa do Estudante, agora com 53 anos de existência , organizada pela UTE, nunca dependeu exclusivamente da Prefeitura Municipal.

Ainda há tempo de corrigir o inadmissível equívoco cometido em 2011, fato que nos deixou em situação vexatória, bastando utilizar criatividade para encantar aqueles que nos procuram motivados também pelas costumeiras variações naturais: beleza, cultura, arquitetura e tradição. 

Podem chegar. Nossa hospitalidade é comprovada.Esperamos todos de braços abertos.

13 comentários:

  1. No embalo do mês de julho, entra o Dia dos Namorados e festas juninas que aquecem o comércio em até 20%.O fluxo de turistas cresce 10% neste mês.Não sei porque tamanho descaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com uma administração ineficiente dessas o município fica sem clima para euforia.

      Excluir
    2. A crítica faz parte do processo.Sempre vai existir.Se for uma crítica construtiva, a representação política deve acolher e tentar corrigir o que estiver equivocado.Outros tipos de denúncia que sejam pessoais, porém, é passar adiante e seguir em frente.

      Excluir
    3. O São João triunfense em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga não promete acontecer, a desculpa vai ser a sêca.

      Excluir
  2. kd a programção do são João e São Pedro na cidade? como sempre fica tudo para última hora...trbm festa em Triunfo com tanto roubo faz até medo...lembrando que nessa época de festa na cidade poderia ter policimaneo nas principais entradas da cidade, onde acontece os assaltos na madrugada saida de Flores na Encruzilhada por exemplo onde vários jovens ja foram assaltados.

    ResponderExcluir
  3. Só teve festa de São João em Triunfo, quando era organizado por Dona Maria Lúcia Alves de Lima. esposa de Dr. Antonio Eduardo Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Centenas de pessoas dançando, fantasias, cortejo, casamento matuto,concurso de quadrilhas e até disputa da maior pamonha, marcavam o desfile do São João e São Pedro.

      Excluir
    2. A prefeitura de Triunfo dava a carga toda no São João, uma festa que era para ser levada a sério nesse lugar, mas acabaram de propósito.

      Excluir
    3. O São João no Nordeste enche as cidades de festividades e emoção, mas em Triunfo, não.Bela administração!!

      Excluir
    4. O panorama é de frustação, com essa administração não há ambiente favorável para discutir uma programação de São João satisfatória.Mais uma vez o nome de Triunfo vai entrar na cota do sacrifício em desfavor do turismo.

      Excluir
  4. Crescer de modo organizado talvez seja um dos principais desafios das pequenas cidades como Triunfo, principalmente daquelas que estão começando a despontar como destinos atrativos.Esquecer o São João não se recomenda não, traduz prejuízo.

    ResponderExcluir
  5. Quando uma cidade começa a ganhar mais espaço no mercados turístico, aumentando o número de clientes, também aumentam proporcionalmente as atividades operacionais, tanto as relacionadas no atendimento quanto as administrativas e financeiras, o que não estamos constatando na gestão do setor de turismo.

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que não passo São João e São Pedro em Triunfo, mas lembro que era muito animado.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!