domingo, 10 de junho de 2012

O ASSASSINATO DO PADRE HENRIQUE - ROGÉRIO MOTA




A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara,  que foi  constituída pelo governador Eduardo Campos por pessoas de grandes relevâncias  Jurídicas, Política e Social do nosso estado, deveria iniciar com um  esclarecimento  para todos os pernambucanos da morte trágica, violenta  e de uma  crueldade sem limite em 1969 do nosso querido Padre Henrique.

No dia em que o Padre Henrique  foi sequestrado  estávamos saindo de uma das muitas reuniões promovida por ele, o Encontro com Jovens.  Eram reuniões com um sentido de orientar os jovens da época em diversos aspectos e nunca nessas reuniões  se falou em política ou mesmo no regime em que estávamos vivenciando, a  ditadura militar.

Até hoje acredito, e  também pessoas que conviveram com o Padre Henrique, que todos tinham  por ele uma admiração pela sua inteligência e sua maneira muito evoluída e simples de transmitir suas mensagens e os seus  conselhos. O Padre Henrique era como se fosse não somente um excelente professor, mas, com o seu carisma e isso incomodava muitos intelectuais da época, um verdadeiro guru.

 Em todos os comentários que se faz sobre o seu assassinato falam que por ele ter sido da mesma linha ideológica  de Dom Hélder, os seus assassinos acharam que matando o padre Henrique intimidava Dom Hélder Câmara. Foi para nós jovens da época uma grande perda. Ficou um vazio em todos que tiveram o privilégio de participar das suas mensagens dos seus conselhos e de ser seu amigo.

Seria uma grande satisfação a toda sociedade pernambucana, seus familiares e seus amigos se  houvesse um esclarecimento melhor, mais convincente  pela Comissão da Memória e Verdade o porquê e quem fez está barbaridade tão desnecessária com um ser humano que só queria o bem e a felicidade de todos que com ele conviveram.

Rogério Mota

10 comentários:

  1. Espero que um dia essa crueldade promovida pelos agentes do DOPS-Recife vinculados à repressão da ditadura militar seja reparada com a apresentação dos responsáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, entregará ao governador Eduardo Campos a denúncia-crime do então procurador-geral Telga Araújo (1988) contra os mandantes do assassinato do padre Henrique e os documentos sobre a investigação do crime há 43 anos.Para ser entregue à Comissão da Verdade.

      Excluir
  2. COM ESSA COMISSÃO DA VERDADE, MUITA ÁGUA AINDA VAI ROLAR POR BAIXO DA PONTE....

    ResponderExcluir
  3. Uma barbaridade que merece ser punida seja quem for o responsável!

    ResponderExcluir
  4. A Comissão da Verdade já encara dificuldades com o ministro da Defesa na busca dos arquivos militares.

    ResponderExcluir
  5. Quanta covardia com o Padre Henrique! Crimes que aconteceram durante a Ditadura Militar me comovem muito, principalmente aqueles em que famílias até hoje procuram os restos mortais dos entes queridos.É muito duro.

    ResponderExcluir
  6. A comissão vai se deter nos casos ocorridos em Pernambuco ou vai investigar crimes contra pernambucanos cometidos fora, como o caso de Fernando Santa Cruz, por exemplo, desaparecido no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  7. O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, entrega dia 14.06., à Comissão da Verdade, as quatro caixas ( 13 volumes) com todo o processo sobre o assassinato do padre Henrique, em 1969.

    ResponderExcluir
  8. Tenho pouca confiança no resultado disso tudo.

    ResponderExcluir
  9. Quando uma pessoa é bem vista pela sociedade, isso provoca sentimentos de inveja, raiva, ciúme, mesmo sem saber porque, convivemos dia a dia com esse tipo de pessoas que se encontram intranhadas em meio as pessoas boas, dignas e de coração puro. Infelizmente é assim... os bons sempre são apedrejados.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!