sexta-feira, 8 de junho de 2012

O BOM HUMOR DE SEU LUNGA


Figuraço, esse "Seu Lunga"! Quando estive no Juazeiro do Padre Cícero -Ceará- faz uns cinco anos, em uma excursão, fui informado pelo nosso guia que Seu Lunga era de lá!

Nasceu e criou-se no "Juazeiro do meu Padim Cirço"! O guia mostrou-nos a casa de "Seu Lunga" e contou um montão de presepadas praticadas por ele ao longo da vida miserável! Até parentes de Seu Lunga ele apontou, passando na rua...

Na verdade os seus feitos são conhecidos por todo aquele sertão do Araripe e do Pajéu!  O povo do Juazeiro – e porque não dizer, do Sertão do Nordeste, inteiro – tem o maior respeito pela inteligência pronta desse "miserável", que deixava todo mundo constrangido – de salto alto – com suas respostas inteligentes e atrevidas quando lhe dirigiam a palavra.

Era uma peste de abusado! Merecia era umas "porradas"! Parece que todo dia de manhã entupia o "rabo" de pimenta malagueta e ficava curtindo a bicha o dia inteiro, destilando o veneno e distribuindo "pas-de-merda" a quem quer que falasse com ele...

Segundo o "mito" que se criou em torno de Seu Lunga, ele era rápido na resposta mau-criada e inteligente no conteúdo maldoso, cheio de veneno. Todo mundo tinha medo do desgraçado...

Pelo que ouvi no Juazeiro e pelo que continuo ouvindo até hoje pelo sertão afora, creio mesmo que esse Seu Lunga representava vários tipos engraçados, que realmente existiram, e agora fazem uma síntese no mito que é esse "Seu Lunga"... Assim, eles, os "Lungas" sempre existiram em todas as partes e em todas as épocas.

É como o famoso "Pedro Malazarte" que na verdade era uma síntese do inconsciente coletivo, que nos seus devaneios e frustrações, anseiam por ver pessoas inteligentes e que tenham respostas prontas e soluções brilhantes para tudo... Apenas um idealismo! Assim como Pedro Malazarte, penso que o "Seu Lunga", como é descrito pelo povão, nunca existiu!

Uma das estórias que se conta dele e que ao mesmo tempo em cada parte que se vai surge outro protagonista para encabeçar essa estória: "Seu Lunga estava jogando gamão com uns amigos – típico dos velhinhos do interior – debaixo de um pé de mangueira, tinha chovido e a calçada, na frente da mangueira estava escorregadia, uma moça "gostosona" vinha caminhando, muito elegante e faceira, mas sem olhar - nem de leve - para os velinhos.

Ora, eles não tinham mais qualquer atrativo para merecerem um olhar da moça... Não valia a pena! Nisso a donzela bonita escorrega e cai, cai violentamente, expondo todo o belo traseiro e mais alguma coisa... pior: ela estava sem calcinha e foi aquela bagaceira maravilhosa! Ao levantar-se, rapidamente, a jovem não perdeu a "fleugma" e para disfarçar, disse para o Seu Lunga: "viu a ligeireza, tio"? Ao que ele respondeu: "vi, minha filha, mas eu conhecia essa coisa por outro nome!"
Por: Yone Castilho Campos





Alguns de seus “causos”

Seu Lunga estava na sua casa com sede. E manda seu sobrinho lhe trazer um pouco de leite. Daí o pobre do garoto pergunta:
- No copo, Seu Lunga?
E seu Lunga responde:
- Não. Bota no chão vem empurrando com o rodo, fi de rapariga!!!

O funcionário do banco veio avisar:
- Seu Lunga, a promissória venceu.
- Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória...

Seu Lunga entrando em uma agropecuária.
-Tem veneno pra rato?
-Tem! Vai levar? – Pergunta o balconista.
- Não, vou trazer os ratos pra comer aqui!!! – responde seu Lunga.

Seu Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta:
- Tá doente, Seu Lunga?
- Quer dizer que seu fosse saindo do cemitério, eu tava morto???

Seu Lunga dava uma bela surra no filho e o menino gritava:
- Tá bom, pai! Tá bom, pai! Tá bom, pai!
- Tá bom? Quando tiver ruim, você me avisa, que eu paro.

O amigo de seu Lunga o cumprimenta:
- Olá, seu Lunga! Tá sumido! Por onde tem andado?
- Pelo chão, não aprendi a voar ainda…

Na década de 70, Seu Lunga chega num bar e fala pro atendente:
- Traz uma cerveja e bota o disco de Luiz Gonzaga pra eu ouvir!
- Desculpe seu Lunga, não posso botar música hoje…
- Mas por que??
- Meu avô morreu!
- E ele levou os discos, foi?

Durante a madrugada, a mulher do seu Lunga passa mal:
- Lunga! Ta me dando uma coisa..
- Receba!
- Mas é uma coisa ruim!
- Então devolva!!

O telefone toca. Seu Lunga:
- Alô!
- Bom dia! Mas quem está falando?
- Você!

5 comentários:

  1. Carlos Ferraz, não consigo mais ler o seu blog.Gostava tanto mas parece que está bloqueado.O q devo fazer p voltara ler?

    ResponderExcluir
  2. o humor do seu lunga parece com o do prefeito kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Seu Lunga morreu ou não? Uns dizem que sim, outros negam.

    ResponderExcluir
  4. TEM MUITO LUNGA ESPALHADO POR AÍ, DEMONSTRANDO IRRITAÇÃO E FALTA DE EDUCAÇÃO, SEM MERECER ESSE TRATAMENTO DESTACADO.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar desse cearense , mas sei muito pouco a seu respeito.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!