segunda-feira, 4 de junho de 2012

POLICIAMENTO DE TRIUNFO INSUFICIENTE



Embora confirmada a queda no índice de homicídios, segundo a propaganda oficial do Estado, o número de crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) cresceu nos primeiros cinco meses de 2012. Diante dessa constatação, o município de Triunfo, não se posicionou diferente e apareceu seguindo à risca com surpreendente aumento das modalidades criminosas. 


Com inegável potencial turístico que provoca um significativo aumento populacional nos períodos festivos e finais de semana ao receber pessoas das mais variadas localidades para usufruir dos pontos atrativos, a rotina na cidade não é mais a mesma. No balanço apresentado pela delegada titular Andreza Gregório Lima e o delegado substituto Washington Alves Monteiro, ficaram comprovados dados desfavoráveis para uma cidade de referência tranquila. 


Apesar dos mínimos registros constantes na 181ª Delegacia da Polícia Civil - devido ao receio e completo descrédito daqueles que receberam investidas, a unidade policial confirmou uma elevação visível nos números de roubos a transeuntes, estabelecimentos comerciais (mercadinhos, farmácias, etc.), residências, motos e furtos de veículos. 



Além disso, setores da população apavorados reclamam sobre conhecidos traficantes que atuam livremente em locais públicos e usuários de drogas que têm partido para assaltar, arrombar e furtar, nas mais diversas áreas de Triunfo. O aumento no número de crimes – seja nos horários diurnos ou noturnos - vem causando bastante apreensão aos moradores, visitantes e turistas, e por mais que sejam cobradas atitudes mais eficazes dos responsáveis pela Secretaria de Defesa Social – SDS, o policiamento é insuficiente e falta de estímulo profissional está longe do necessário para combater essa situação. 


Na verdade, enquanto a página da SDS na internet (www.sds.pe.gov.br) mostra melhorias, aqui na base municipal a coisa é outra. As providências anunciadas nunca chegam, e, embora tenha a criminalidade alterada com nossa ocupação populacional, todo o município (sede, bairros, sítios e distritos de Canaã e Jericó) fica refém de ridículo efetivo: três policiais militares na unidade móvel e um policial civil plantonista. Pode isso ser considerar um destacamento policial? No passado, quando eram mantidos a PM, o município contava com sargento, dois cabos e oito soldados. Já a PC: delegado, comissário, escrivão e três agentes no expediente. Afinal, onde será que evoluiu a segurança pública estadual e municipal? 

Tivemos neste semestre, inúmeras ações de bandidos em todos os setores da sociedade, uma coisa nunca vista nesta Estância Climática. A administração municipal não move uma palha, nada reivindica, faz vista grossa, tentando não se comprometer, como se a segurança pública também não fosse da sua alçada. Instalou uma Secretaria Municipal de Defesa Social, que até o presente momento não justificou a criação.

 Na esfera superior, o secretário Wilson Damásio (SDS) apenas assevera que os dados negativos de crimes contra o patrimônio serão revertidos com investimento em policiamento ostensivo, garantindo que recursos dos governos federal e estadual irão proporcionar maior mobilidade e presença da Polícia Militar e nada. Estamos entregues à própria sorte.

Sugerimos reforço triplicado do efetivo, a criação de Postos de Policiamento Ostensivo (PPO) e utilização de duas duplas motorizadas da Rocam para patrulhar o entorno da cidade fazendo incursões nos populosos bairros Encruzilhada-Rosário-Timbaúba; Liberdade-Saudade-Bom Jesus; Alto da Boa Vista-Cruzeiro-São Cristóvão, conveniado com a Prefeitura Municipal. A estratégia acabaria com a postura atual de os PMs não saírem da viatura e com a circulação pelo centro e redondeza, poderiam observar mais facilmente irregularidades, além de demorem menos para atender os chamados quando solicitados.

Os assaltos e arrombamentos são ocorrências que atingem mais de perto as comunidades e interferem diretamente na sensação de insegurança. Apesar da equipe da Polícia Civil local sofrer com as várias limitações, a mesma também desvenda delitos, prendendo os componentes e enviando temporariamente para o presídio de Salgueiro.

Nas últimas semanas, efetuaram operações conjuntas com os colegas policiais de Santa Cruz da Baixa Verde (Egnaldo e Edilanilton) e Flores (Ronaldão), obtendo sucesso ao capturar arrombadores e assaltantes. Esta semana 29.05, prenderam o proprietário da moto de cor preta, placa KJP 1264 - Santa Cruz da Baixa Verde-PE, acusado de emprestar o veículo e momentos antes um menor haver assaltado à mão armada e cara limpa às 16 h a Farmácia Santa Luzia, situada na Avenida Laurindo Diniz, Centro, propriedade de Ricardo Ferraz e Vera Nogueira.

Mesmo com esse cenário, o cartório da 181ª Delegacia da Polícia Civil chefiado pelo competente escrivão Waldson Santos Silva, “Bel”, encaminhou até a presente data 93 procedimentos à Justiça, entre inquéritos e tcos. Imagine havendo condições adequadas de trabalho. Esperamos um dia as carências citadas sejam sanadas pela secretaria responsável.

Para haver melhoramento, a população também deve contribuir registrando queixas quando sofrer qualquer tipo de constrangimento ou denunciando ao tomar conhecimento de irregularidades, através dos telefones: 87-3846-291287-3846-291387-3846-291487-3846-2915.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!