segunda-feira, 16 de julho de 2012

316ª FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO PADROEIRA DO RECIFE

Ficheiro:Nossa-senhora-do-carmo4-altar-mor.jpg



A 316ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do Recife, já acontece desde o último dia 5 de julho, mas, a partir deste sábado (14), as celebrações se intensificaram em frente à igreja dedicada à santa, no centro da capital pernambucana. Com previsão de várias missas e shows, os festejos só acabam na próxima segunda-feira (16), dia de Nossa Senhora do Carmo.

O tema da festa esse ano é "Maria, Estrela da Evangelização Sempre Renovada". Desde o início da manhã deste sábado, foram realizadas celebrações em frente à igreja, na Avenida Dantas Barreto. Os horários das missas são: 7h, 8h30, 10h, 12h e 15h. Às 18h, acontece a recitação do terço, acompanhado da acolhida solene da imagem da padroeira do Recife.

O novenário começa às 19h, com a pregação do Dom Frei Magnus Henrique Lopes, bispo diocesano de Salgueiro, no Sertão pernambucano, que vai tratar sobre o tema “O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Aquele que escuta também diga: Vem!...”. Os shows da noite deste sábado serão realizados a partir das 21h, com o cantor Frei Damião Silva e o Forró Culé de Xá.

A Festa de Nossa Senhora do Carmo só termina na segunda-feira, com a realização da tradicional procissão pelas ruas do centro do Recife, principalmente pelo bairro de Santo Antônio. A missa campal presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, acontece às 15h30, na segunda (16).

Nesta segunda-feira (16), sendo comemorado o dia de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do Recife. Como é feriado na capital pernambucana, quem resolver ficar na cidade durante a folga prolongada deve ficar atento ao funcionamento dos principais serviços. Órgãos e instituições públicas e estabelecimentos comerciais terão um horário especial para atender à população.
Fonte:G1/PE

HISTORICO

Os primeiros frades Carmelitas chegaram ao Brasil em 1580, vindos de Portugal. Em 1584, com a fundação de um convento em Olinda, o primeiro do país, realizou-se a primeira festividade brasileira em honra a Nossa Senhora do Carmo.

Em 1654 a Ordem do Carmo se estabeleceu no Recife. Em 1665, o Capitão Diogo Cavalcanti Vasconcelos deu início às obras de construção da Basílica mandando executar, às suas expensas, a capela-mor, sem a licença real que, requerida em 1674, só foi concedida em 8 de março de 1687. Neste mesmo ano o Palácio da Boa Vista, erguido por Maurício de Nassau, foi doado à Ordem para ser integrado ao complexo da Basílica e do Convento. O templo foi concluído quase cem anos mais tarde, em 1767.

A igreja é vizinha do Convento do Carmo, onde Frei Caneca fez seus votos religiosos e ordenou-se sacerdote, e onde, presume-se, está enterrado.

Em 1909 a Virgem do Carmo foi proclamada Padroeira do Recife, e no dia 21 de setembro de 1919 foi coroada. Em 1917, a igreja foi agregada à Basílica de São Pedro, no Vaticano, e em 1922, elevada à condição de Basílica.

A Basílica e o Convento do Carmo foram tombados em 5 de outubro de 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

4 comentários:

  1. Nossa Senhora me dê a mão, cuida do meu coração, da minha vida, do meu destino, cuida de mim....de minha terra Triunfo e do seu povo amigo. Faça que nada de mal nos aconteça. Salve Nossa Senhora do Carmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Nossa Senhora do Carmo rogai por nós, rezemos pedindo sua intercessão.
    Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais por nós...

    ResponderExcluir
  3. Hoje é dia de Nossa Senhor do Carmo, rogai por nós neste Dia Santo!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!